Leitura orante da Festa da Sagrada Família de Jesus, Maria e José 2025

“Levanta-te, pega o menino e sua mãe e foge para o Egito!” (v13)

Refrão: Nasceu-nos hoje um menino e um Filho nos foi dado, grande é este Pequenino, Rei da Paz será chamado, aleluia, aleluia, aleluia, aleluia! (bis)

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo! Amém.

O Deus da esperança, que nos cumula de toda alegria e paz em nossa fé, pala ação do espírito santo, esteja convosco.

Bendito seja Deus, que nos reuniu no amor de Cristo.

Invoquemos a presença do Espírito Santo para bem rezarmos este momento!

  Vinde, Espírito Santo! Enchei os corações dos Vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai o Vosso Espírito, e tudo será criado. E renovareis a face da Terra. Oremos: Deus, que instruístes os corações dos Vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da Sua consolação. Por Cristo, Senhor Nosso. Amém

Leitura: O que o texto diz? Leia e releia o texto conhecendo bem o que está escrito.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus. (Mt 2,13-15.19-23)

Depois que os magos partiram, o Anjo do senhor apareceu em sonho a José e lhe disse: “Levanta-te, pega o menino e sua mãe e foge para o Egito! Fica lá até que eu te avise! Porque Herodes vai procurar o menino para mata-lo”. José levantou-se de noite, pegou o menino e sua mãe, e partiu para o Egito. Ali ficou até a morte de Herodes, para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: “Do Egito chamei o meu Filho”. Quando Herodes morreu, o anjo do Senhor apareceu em sonho a José, no Egito, e lhe disse: “Levanta-te, pega o menino e sua mãe, e volta para a terra de Israel; pois aqueles que procuravam matar o menino já estão mortos”. José levantou-se, pegou o menino e sua mãe, e entrou na terra de Israel. Mas, quando soube que Arquelau reinava na Judéia, no lugar de seu pai Herodes, teve medo de ir para lá. Por isso, depois de receber um aviso em sonho, José retirou-se para a região da Galileia, e foi morar numa cidade chamada Nazaré. Isso aconteceu para se cumprir o que foi dito pelos profetas: Ele será chamado Nazareno”. Palavra da Salvação.

Meditação: O que o texto me diz? O que Deus está me falando?

Contemplamos hoje a festa da Sagrada Família de Nazaré- Jesus, Maria e José- um Deus que nasce no seio de uma família humilde, que se faz pobre junto com os pobres. O trecho nos mostra José atento à voz de Deus, obediente ao Senhor. Ele é orientado em sonho pelo Anjo do Senhor que fosse para o Egito. A fuga da Sagrada família para o Egito recorda a migração do povo da antiga aliança, recorda também hoje tantos refugiados que ainda fogem dos países onde a injustiça reina. Uma família de migrantes e refugiados políticos se torna o berço de onde Jesus começa o êxodo para a liberdade e a vida de todos.

Olhar a Sagrada família é contemplar tantas famílias que ainda vivem a sua fuga em busca de um lugar melhor para se viver, a presença de Jesus transforma o mundo. Ele veio restaurar a paz, derrubar os muros e curar as feridas da humanidade dividida.

Encerrando mais um ano de caminhada, agradecemos a Deus a alegria das esperanças realizadas. E tenhamos a expectativa que brilhe no horizonte o êxodo definitivo ao qual Deus nos conduz, para nossas comunidades e famílias que ainda não sentiram o brilho da liberdade.

Oração: Minha resposta à Palavra de Deus.

Senhor, que as famílias de hoje vivam espelhando na Sagrada Família, que mesmo diante dos desafios encontrados, renovem suas forças na escuta da Palavra e na Oração.

Contemplação: A partir da Palavra de deus, como devo olhar as famílias de hoje na comunidade, na sociedade? O que fazer de concreto?

Benção: (Benção das Famílias)

Nos vos bendizemos, Senhor nosso Deus, pois quiseste que o vosso Filho feito homem participasse da família humana e crescesse em estreita intimidade familiar, para conhecer as aflições e provar as alegrias de uma família. Senhor, nós vos rogamos humildemente por esta família; protegei-a e guardai-a, para que, confortada como dom de vossa graça, goze prosperidade, paz e harmonia, e dê no mundo testemunho de vossa glória, comportando-se como verdadeira Igreja doméstica. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

E a benção de Deus todo-poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo, desça sobre vós e permaneça para sempre. Amém.