No ano Jubilar a palavra peregrinação conforme indica a bula do Jubileu 2025 representa um elemento fundamental de todo o evento jubilar. Pôr-se a caminho é típico de quem anda à procura do sentido da vida. A vida cristã é um caminho, que precisa também de momentos fortes para nutrir e robustecer a esperança, insubstituível companheira que permite vislumbrar a meta: o encontro com o Senhor Jesus. 

A peregrinação é uma ação sagrada e não é apenas um caminhar, ou uma simples viagem. Nesta jornada terrena, que nós fazemos em direção a Deus, é Jesus que vem fazer conosco esta travessia, nos guiando rumo à casa do Pai.

Em nossa Paróquia São Francisco de Assis, Diocese de Gujará-Mirim, estamos vivenciando um momento especial de alegria e unidade em nossas comunidades com a peregrinação do ícone. As celebrações deste ano jubilar estão sendo edificantes, repletas de entusiasmo, através da comunhão, partilha e experiência alegre de ver as capelas lotadas, muitas comunidades precisando celebrar dos barracões devido o número grande de peregrinos, e também as carreatas que vem em clima de festa pelas estradas com as buzinas, anunciando com júbilo a chegada dos fiéis. A acolhida calorosa de cada comunidade, as celebrações iluminadas, as ornamentações, os lanches preparados com tanto carinho e o testemunho de fé de cada um demonstram a força viva da nossa Igreja. Que o Jubileu seja, para todos nós, ocasião propícia  para reacender a chama viva da fé e da esperança para irmos espalhando a luz, a paz e a alegria por onde andarmos, até chegarmos a Deus, o verdadeiro destino da nossa vida.