Leitura orante da palavra de Deus – Setembro 2025

14 de Setembro – Exaltação da Santa Cruz

Estamos no segundo domingo de Setembro. Será muito bom para nosso entendimento se pudermos ler todo o capítulo 3 do Evangelho de São João.

Quais são as graças que você necessita neste momento? Para quem gostaria de pedir ou agradecer?

Iniciemos em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai o Vosso espírito e tudo será criado, e renovareis a face da Terra.

Oremos:

O Deus, que instruístes os corações dos Vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas, segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre de Suas consolações. Por cristo Senhor nosso. Amém.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 3,13-17

Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos: 13 “Ninguém subiu ao céu, a não ser aquele que desceu do céu, o Filho do Homem. 14 Do mesmo modo como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que o Filho do Homem seja levantado, 15 para que todos os que nele crerem tenham a vida eterna. 16 Pois Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna. 17 De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele”.

Palavra da Salvação: Glória a Vós Senhor.

Se coloque em uma posição confortável. Imagine os fatos. Veja a cena de Moisés levantando a serpente e o filho do Homem, Jesus, sendo levantado na cruz. Compare os dois fatos.

Qual é a minha reação? Quais sentimentos são gerados em mim?

Para profundar:

No versículo 16, “Porque Deus amou tanto o mundo que de o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna”. Jesus nos revela o profundo amor de Deus pela humanidade. A Cruz não é apenas um instrumento de sofrimento, mas o lugar onde Deus manifestou seu amor supremo, entregando se Filho para morrer por nossos pecados. A Cruz é a expressão máxima do sacrifício redentor de Jesus. Através dela, somos libertos do poder da morte. Somos convidados a viver uma vida nova em Cristo crucificado. Para que ele tenha esse poder de atração, só uma coisa é necessária: seu amor incrível a todos. O amor é invisível, podemos captá-lo nos gestos, nos sinais e na entrega de quem nos quer bem. Por isso em Jesus crucificado em sua vida entregue até a morte podemos perceber o amor insondável de Deus. Na realidade só começamos a ser cristãos quando nos sentimos atraídos por Jesus. Só começamos a entender algo da fé quando nos sentimos amados por Deus.

Meditação

-O que a Santa Cruz me inspira? O que fazer para viver como discípulo autêntico de Cristo?

-Tenho consciência que através da Cruz de Cristo, encontro a plenitude em Deus?

Oração

Que a Cruz de Cristo seja minha companheira de caminhada e inspiração em todos os momentos.

Quais são minhas inquietações? Reze, peça e agradeça.

Contemplação

Veja o rosto de Cristo. Contemple seu olhar. Peça a graça de sua presença constante na sua vida e em seu afazeres.

Levar para a vida

A Cruz nos desafia a renunciar ao egoísmo e ao pecado, abraçando uma vida de amor, compaixão e serviço aos outros. 

Despedida

O Senhor nos abençoe, nos livra de todo o mal e nos conduza a vida eterna. Amém.

Em nome do Pai, do Filho e do espírito Santo. Amém.

Ir. Maria Inês, MNSG