LEITURA ORANTE DA PALAVRA DE DEUS

Tu és Pedro e sobre esta pedra eu irei construir a minha Igreja; e as portas do inferno não irão derrotá-la.

Preparo-me para um novo encontro com Ele, o Mestre e Senhor! Disponho-me a deixar-me conduzir por seu Espírito, para que liberte e transforme meu coração, assim como fez com o coração de Pedro.

Refrão Orante

Deixa a luz do céu entrar, deixa a luz do céu entrar. Abre bem as portas do teu coração, e deixa a luz do céu entrar.

Vinde sobre mim, Santo Espírito de Deus. Ilumine as profundezas de meu ser. Purifica e esvazia minha mente, para que seja toda a sua presença a atuar em mim. Amém.

Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo, Amém.

1º PASSO: (LEITURA)O QUE O TEXTO DIZ?

Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 16,13-19

Naquele tempo, 13 Jesus foi à região de Cesareia de Filipe e ali perguntou aos seus discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?” 14 Eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; Outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas”. 15 Então Jesus lhes perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” 16 Simão Pedro respondeu: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”. 17 Respondendo, Jesus lhe disse: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. 18 Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. 19 Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus”. Palavra da Salvação.  Glória a vós, Senhor.

Pedro e Paulo são colunas da Igreja. Duas figuras importantes que fizeram uma rica e profunda experiência com o Senhor. Pedro nos recorda mais a Instituição e Paulo, o carisma pastoral. Ambos exercem atividades diferentes em ambientes diferentes. Mesmo se divergindo nos pontos de vistas e na maneira de olhar o mundo, o Amor de Cristo os une na força do testemunho e na vida do martírio.

No evangelho, vemos Pedro, aquele a quem Jesus declara feliz, porque a revelação dada a Ele veio de Deus. “…não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai…” Pedro é o homem da Igreja, da missão, Simão é o homem do lago, da pesca. Mesmo Jesus tendo mudado o nome de Simão para Pedro, o velho Simão, em situações diversas, aparecia não compreendendo Jesus e as vezes querendo desviá-lo dos seus planos e projetos.

Continua vivo o Simão que deseja o triunfalismo, um Messias glorioso, que tende a competir com os outros, covarde, cheio de medo e que nega Jesus na sua paixão.

Através da confissão de fé de Pedro Jesus deixa desvelar sua identidade, Ele é o Messias, o Filho de Deus vivo. Jesus desvela a identidade de Pedro, “Tu és Pedro e sobre esta rocha edificarei a minha Igreja”.

2º PASSO: (MEDITAÇÃO) O QUE O TEXTO ME DIZ?

 Posso meditar o que toca meu coração. Reconheço e testemunho Jesus como o Messias e Filho de Deus? Quem é Jesus para mim?

No encontro com Jesus, minha identidade também se desvela. No seguimento como discípula missionária, minha condição humana permanece, minha herança genética, minha personalidade, meu mundo afetivo, minha história cultural e social, me acompanham. Quem sou eu para Jesus e para mim mesma? Sei distinguir quando é o velho Simão e quando é Pedro que está falando dentro de mim? O que prevalece nas minhas relações cotidianas: Simão/Saulo ou Pedro/Paulo?

3º PASSO: (ORAÇÃO) O QUE O TEXTO ME LEVA A DIZER A DEUS?

Posso conversar agora com Ele, revelar-lhe meu coração e pedir:

Senhor, dá-me tua graça, para caminhar e progredir no caminho da ascese, da comunhão e do desprendimento do velho “eu”. Que a exemplo de Pedro que se desprende do Simão de antes e que, como Paulo que abre mão do Saulo de antes, eu também, me despeça do eu antigo, incrédulo, medroso, inseguro, tendencioso a fugir do Senhor. Dá-me sabedoria para assumir minha nova identidade, configurada a ti. Dá-me cultivar a interioridade, que é uma rocha firme, sobre a qual posso viver com maior profundidade, sempre descendo para dentro de mim mesma, te encontrando lá e me deixando plasmar por tua Presença Sagrada que me habita. Amém.

4º PASSO: O QUE O TEXTO ME FAZ EXPERIMENTAR: Pare, contemple e sinta.

Silencie seu coração diante de Deus, sinta-se amado por Jesus como Pedro e Paulo. Firme sua convicção da eleição de Deus para sua vida. Deus te escolheu e te chamou, enviou ao mundo para testemunhar com ardor, amor e alegria. Deixe a Graça de Deus atuar na tua vida, pois, onde ela atua na liberdade, afloram o Novo Pedro e Novo Paulo. Vou deixar o Espírito dar amplitude a minha vida, abrir-me ao novo.

5º PASSO: O QUE O TEXTO ME LEVA A VIVER?

Viver uma travessia onde minha vida esteja centrada em Cristo e onde minha identidade profunda esteja a serviço de Deus e do seu Reino.

Deixar o novo ser em mim tomar atitudes e a agir.

Benção Final

Peço ao Senhor que esteja a minha frente para me mostrar o caminho certo. Esteja ao meu lado para me abraçar e proteger. Esteja atrás de mim para me livrar das ciladas. Esteja junto de mim, para me amparar. Amém.

Em Nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Ir. Valdinéia Aparecida dos Santos,MNSG