
SANTÍSSIMA TRINDADE
Celebramos neste domingo a solenidade da Santíssima Trindade. Somos convidados a deixar-nos envolver pelo Mistério de amor do Pai e do Filho e do Espírito Santo. O Mistério de um só Deus em três pessoas distintas.
Rezemos:
Trindade Santíssima Pai, Filho e Espírito Santo. Presente e atuante na Igreja e na profundidade do meu ser! Eu vos adoro, amo e agradeço. E pelas mãos de minha Mãe Santíssima, ofereço-me, entrego-me e consagro-me inteiramente a vós nesta vida e na eternidade. Pai Celeste a vós me ofereço, entrego e consagro como “templo vivo”, para ser santificado. Maria, mãe da Igreja e minha Mãe, vós que estais em íntima união com a Santíssima Trindade, ensinai-me a viver em comunhão com as três Pessoas Divinas, a fim de que a minha vida inteira seja um hino de glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Amém. (Pe. Tiago Alberione)
1º Passo: (Leitura)- O que o texto diz:
Evangelho Jo 16,12-15
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 12 “Tenho ainda muitas coisas a dizer-vos, mas não sois capazes de as compreender agora. 13 Quando, porém, vier o Espírito da Verdade, ele vos conduzirá à plena verdade. Pois ele não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido; e até as coisas futuras vos anunciará. 14 Ele me glorificará, porque receberá do que é meu e vo-lo anunciará. 15 Tudo o que o Pai possui é meu. Por isso, disse que o que ele receberá e vos anunciará, é meu”.
Palavra da Salvação.
O texto nos mostra que a missão do Espírito é nos ensinar toda a verdade. Que tudo o que pertence ao Pai é de Jesus também. Que Jesus e o Pai tem em comum a glória, o amor e o Espírito. Entre Jesus e o Pai existe uma perfeita união, comunhão, e partilha do ser e do agir, a ponto de Jesus afirmar: “O Pai e eu somos um”. De fato, Jesus deu a conhecer tudo o que ouviu do Pai. Antes de entregar a vida por amor, deixou os discípulos a par de tudo o que o Pai realizava por meio dele. O Espírito por sua vez, não age sozinho de modo isolado e separado do Pai e do Filho. A Santíssima Trindade é a melhor comunidade, onde reina comunhão, escuta, partilha, união, amor e doação.
Que tipo de comunidade nós somos? O que tem reinado dentro de nossas casas e comunidades? Qual o Espírito que está nos conduzindo?
2º Passo: (Meditação)- O que o texto diz para mim?
Como cristã, sou chamada a dar permissão ao Espírito da verdade para que, me conduza nos caminhos da vida até à verdade completa. Devo deixar que, o Espírito de Deus me faça compreender o que é a verdade e a bem vive-la, entendendo o que significa andar na verdade e realizar as obras ainda maiores, as quais Jesus disse que poderíamos fazer.
É preciso que eu fique bem atenta ás moções do Espírito Santo. Que como discípula eu me coloque em atitude orante de escuta da Palavra de Deus, reservando-lhe tempo necessário para estar com Ele, pois, se eu conhecer a Jesus, conhecerei também o Pai.
3º Passo: (Oração)- O que o texto me leva a dizer a Deus?
Trindade Santa, mostra-me o rosto amoroso do Pai. Ensina-me a viver em comunidade, a não me fechar em mim mesma, a não me isolar da convivência com meus irmãos e irmãs. Ensina-me a viver em comunhão, a desenvolver atitudes de escuta atenta, de amor dado gratuitamente, de partilha com os outros. Ensina-me a sair de mim, para ir até aqueles que precisam e a quem posso ajudar.
Senhor e Criador que és nosso Deus/Vem inspirar estes filhos teus/Em nossos corações derrama tua paz/E um povo renovado ao mundo mostrarás/ Sentimos que tu és a nossa luz / Fonte do amor, fogo abrasador/ Por isso é que ao rezar em nome de Jesus/ Pedimos nesta hora, os dons do teu amor/Se temos algum bem, virtude ou dom/Não vem de nós, vem do teu favor/ Pois que sem ti ninguém/ Ninguém pode ser bom/Só tu podes criar a vida interior/ Infunde, pois agora em todos nós/Que como irmãos vamos refletir/A luz do teu saber e a força do querer/A fim de que possamos juntos construir/ E juntos cantaremos sem cessar / Cantos de amor para te exaltar/ És Pai, és Filho e és Espírito de paz/ Por isso em nossa mente tu sempre reinarás. Amém, aleluia
4º Passo: Contemplação- O que vou assumir como compromisso de vida?
Com os olhos ávidos, coloco me agora em profundo silêncio. Experimento em minh’ Alma o abraço da Trindade que me ama, me acalenta e me impulsiona a buscar praticar o que Jesus ensinou.
Anoto em meu diário Espiritual esta experiência e o meu compromisso, ou seja, aquilo que vou fazer para melhorar, para que a minha vida se transforme em reflexos da Trindade que me habita.
Despeço-me e acolho a bênção Trinitária: Em Nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, Amém.
Ir. Valdineia Aparecida dos Santos, MNSG
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Ops...
Você precisa estar autenticado para enviar comentários.