Leitura orante do 4º domingo do advento 2025

“José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo”. (v20)

Refrão: Aleluia, Aleluia, Aleluia!

Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. Chamar-se-á Emanuel que significa: Deus conosco.

Iniciemos nosso momento orante invocando a Santíssima Trindade!

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Coloquemo-nos sob a luz do Espírito Santo de Deus, para que nos ajude a meditar melhor a Palavra de Deus.

Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis, acendei neles o fogo do Vosso Amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra. Oremos: Ó Deus que instruístes os corações dos vossos fiéis, com a luz do Vosso Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre de sua consolação. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.

1º – Leitura

O que o texto diz? (Leia o texto várias vezes e procure compreender o que ele está dizendo).

Leio e releio o texto Mt1,18-24

A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. José, seu marido, era justo e, não querendo denuncia-la, resolveu abandonar Maria, em segredo. Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: “José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, e tu darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”. Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o senhor havia dito pelo profeta: “Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco”. Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado, e aceitou sua esposa. Palavra da Salvação!

Meditação: O que Deus está me falando? O que esta Palavra está dizendo hoje?

Às portas do Natal, a liturgia deste domingo se concentra em torno de uma grande e Boa Notícia: Deus está conosco! Deus vem até nós, com seu dom e sua graça para nos trazer a salvação definitiva e verdadeira. Para operar a salvação. Deus usa da cooperação da pessoa humana- no caso de José- para tornar possível a sua realização.

José é chamado de “homem justo”. Sua justiça não se baseava na lei, mas na misericórdia. Ele acolhe humildemente o mistério que está além de sua compreensão. Provavelmente pode ter passado por um momento de crise diante da evidência da gravidez de Maria, mas age sempre buscando o bem, inspirado por Deus. Aceita ser o pai adotivo de Jesus Cristo, acolhe Maria como sua esposa.

Que a exemplo de José, que soube ouvir o que Deus lhe falava, possamos ouvir os apelos de Deus para que busquemos a paz, a harmonia, a justiça construindo um Reino onde o amor possa reinar.

Oração: Deus nos falou na meditação. Agora fale com Deus através da oração pessoal.

Senhor, que a exemplo de Maria e José, saibamos discernir e escutar a voz de Deus em nossos corações com fé, mesmo quando não entendemos completamente seus caminhos,  para acolher o Emanuel, o Deus conosco.

Contemplação: A partir desta Palavra de Deus, o que faço de concreto em favor da vida, da justiça e paz?

Benção:

O Deus onipotente e misericordioso vos santifique com o esplendor do advento do seu Filho, em cuja vinda credes e cuja volta esperais, e derrame sobre vós as suas bençãos. Amém.

Durante esta vida, Deus vos torne firmes na fé, alegres na esperança e solícitos na caridade. Amém

Abençoe Deus todo-poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.