Leitura Orante

Segundo Domingo do Advento 2025

“Preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas”. (V 3)

Iniciemos este momento na presença da Santíssima Trindade:

Em nome do Pai, do Filho e do espírito Santo.

Amém!

Com as luzes do Espírito Santo, abra seu coração e mente para acolher a Palavra de Deus. Que o Espirito Santo te ilumine:

 Vinde, Espírito Santo! Enchei os corações dos Vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai o Vosso Espírito, e tudo será criado. E renovareis a face da Terra. Oremos: Deus, que instruístes os corações dos Vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da Sua consolação. Por Cristo, Senhor Nosso. Amém

Lei o texto de forma lenta e com atenção:

Proclamação do evangelho segundo Mateus 3,1-12

Naqueles dias, apareceu João Batista, pregando no deserto da Judeia: “Convertei-vos, porque o Reino dos Céus está próximo”. João foi anunciado pelo profeta Isaías, que disse: “Esta é a voz daquele que grita no deserto: preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas!” João usava uma roupa feita de pelos de camelo e um centurião de couro em torno dos rins; comia gafanhotos e mel do campo. Os moradores de Jerusalém, de toda Judeia e de todos os lugares em volta do rio Jordão. Quando viu muitos fariseus e saduceus vindo para o batismo, João disse-lhes: “Raça de cobras venenosas, que vos ensinou a fugir da ira que vai chegar? Produzi frutos que provem a vossa conversão. Não penseis que basta dizer: ‘Abraão é nosso pai’, porque eu vos digo: até mesmo destas pedras Deus pode fazer nascer filhos de Abraão. O machado já está na raiz das arvores, e toda árvore que não der bom fruto será cortada e jogada no fogo. Eu vos batizo com água para a conversão, mas aquele que vem depois de mim é mais forte do que eu. Eu nem sou digno de carregar suas sandálias. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com o fogo. Ele está com a pá na mão; ele vai limpar sua eira e recolher seu trigo no celeiro; mas a palha ele a queimará no fogo que não se apaga”. Palavra de Salvação.

 Meditando a Palavra de Deus. O que o texto me diz:

O Advento é um tempo que nos proporciona oportunidade de firmeza na fé, perseverança no caminho e termos a vigilância espiritual. “Preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas”. Com essas palavras João Batista nos recorda da necessidade de conversão, de mudança de vida preparando o caminho para a chegada do Messias.

A maneira como João Batista se vestia, o que comia, nos remete a pensarmos se estamos dando mais valor as coisas materiais, ao luxo que muitas vezes nos atrapalha a enxergarmos o nosso irmão que sofre e está á beira do caminho precisando de ajuda. João Batista anuncia com seu modo de viver, o novo que está para chegar na pessoa de Jesus Cristo, aquele que irá inaugurar a justiça do Reino.

A conversão é aderir ao Deus que veio e continua vindo ao nosso meio na pessoa de Jesus Cristo, que se encarnou e se fez um de nós. Converter-se é encarnar como Jesus Cristo, na realidade do povo, com suas lutas pela justiça e um mundo melhor. Procuremos a cada dia preparar os caminhos do Senhor.

 Oração:

O que o texto me leva a dizer a Deus?

Senhor, dai-me a graça de estar sempre vigilante, com o coração aberto para acolher a conversão, cumprindo a tarefa a mim confiada aguardando a nova vinda do Senhor, o Deus conosco Emanuel.

Contemplação:

Escolha uma frase para ser vivida ao longo do dia, qual o compromisso que assumirei.

Benção final

O Senhor nos abençoe e nos guarde. Amém.

O Senhor mostre para nós a sua face. Amém.

O Senhor nos dê a sua paz. Amém.

Abençoe-nos Deus todo poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.