LEITURA ORANTE DIA 05 DE OUTUBRO DE 2025

27º Domingo Do Tempo Comum – Lucas 17,5-10

Preparando o ambiente: Vela acesa, Bíblia, procure um ambiente calmo que favoreça o silêncio e a interiorização. Coloque-se numa postura confortável que possibilite a oração.

Reze ou cante o refrão: Chama viva da minha esperança. Esse canto suba para Ti. Seio eterno de infinita vida. No caminho eu confio em Ti.

Em nome do Pai do Filho e do Espirito Santo

Invocação ao Espírito Santo (Papa Francisco)

“Espírito Santo, memória de Deus, reavivai em nós a lembrança do dom recebido. Libertai-nos das paralisias do egoísmo e acendei em nós o desejo de servir, de fazer bem. Porque pior do que esta crise, só o drama de a desperdiçar fechando-nos em nós mesmos.

Vinde, Espírito Santo! Vós que sois harmonia, tornai-nos construtores de unidade; Vós que sempre Vos doais, dai-nos a coragem de sair de nós mesmos, de nos amar e ajudar, para nos tornarmos uma única família. Amém”.

1º PASSO: LEITURA: O que diz o texto? 

Ler o texto de Lucas17,5-10

Naquele tempo, os apóstolos disseram ao Senhor: “Aumenta a nossa fé!” O Senhor respondeu: “Se vós tivésseis fé, mesmo pequena como um grão de mostarda, poderíeis dizer a esta amoreira: ‘Arranca-te daqui e planta-te no mar’, e ela vos obedeceria. Se algum de vós tem um empregado que trabalha a terra ou cuida dos animais, por acaso vai dizer-lhe, quando ele volta do campo: ‘Vem depressa para a mesa?’ Pelo contrário, não vai dizer ao empregado: ‘Prepara-me o jantar, cinge-te e serve-me, enquanto eu como e bebo; depois disso tu poderás comer e beber?’ Será que vai agradecer ao empregado, porque fez o que lhe havia mandado? Assim também vós: quando tiverdes feito tudo o que vos mandaram, dizei: ‘Somos servos inúteis; fizemos o que devíamos fazer’”.— Palavra da Salvação. — Glória a vós, Senhor.

2º PASSO MEDITAÇÃO: O que o texto diz para mim, hoje?

“Senhor, aumenta a nossa fé!” Estamos iniciando o mês de outubro, dedicado às Missões. Em comunhão com o Ano Santo da Esperança, temos como tema: “Missionários da Esperança entre os povos” e o lema: “A esperança não decepciona” (Rm 5,5). E nesse primeiro domingo somos convidados a manter a chama viva da fé diante de qualquer obstáculo que apareça em nossa realidade, com os ouvidos atentos para escutar a voz de Jesus, permanecendo confiantes, e, como batizados, sermos capazes de nos colocar a serviço dos irmãos com muita simplicidade e humildade.

A fé nos faz enxergarmos um horizonte muito além do que vemos, nos faz confiantes e esperançosos de que dias melhores virão, nos dá coragem e confiança para lançarmos na missão, nos dá a certeza de que Jesus é o Senhor Ressuscitado, que caminha conosco em qualquer circunstância de nossa vida. A fé nos faz caminhar mesmo não vendo possibilidades nenhuma. Nos faz acreditar e lutar para que a nossa “amoreira” (tudo o que nos causa obstáculos…) possa ser arrancada de nossa vida.

Jesus sempre usa de comparações concretas para explicar e ensinar algo profundo sobre a vida humana e divina. O grão de mostarda é um grão quase invisível, mas, se você tiver uma pequena fé, já é o bastante para poder fazer grandes prodígios, como mesmo, ser capaz de olhar para o seu interior e remover “árvores” de raízes profundas e ser capaz de transportá-las para o “mar” (lugar do precipício) onde jamais voltarão, para nos definhar.

A fé é obediência (escutar / realizar) à Palavra de Deus. E uma vez que eu escuto, sou também revestido desse poder de Deus. Fazer o que precisa ser feito.

No batismo recebemos o dom da fé que nos faz servos e filhos de Deus. Por isso, com o batismo, somos chamados e enviados a cuidar e zelar pela expansão do Reino de Deus, servir o Nosso Senhor, na família, na comunidade eclesial, na sociedade, e, sobretudo, nos irmãos mais necessitados.

Servir e participar da missão da Igreja não é um favor que eu faço ao padre, ou, à coordenação da comunidade, nem é status, é a realização da minha vocação batismal. Sou membro vivo e atuante do corpo místico de Jesus Cristo. Faço parte desta comunidade. E com alegria e realização posso dizer: “Sou servo simples e humilde. Cumpri com o meu dever. Estou em paz”.

3º PASSO ORAÇÃO: O que o texto me leva a dizer a Deus?

Fale com Deus o que a Palavra despertou em você. Agradeça-o e entregue-se a Ele.  A oração pode incluir pedidos de perdão por não viver intensamente a fé e a luta por aquilo que nos atrasa na caminhada espiritual e humana. Também pode elevar a Deus louvores e agradecimentos pelo dom da fé, da esperança e do amor. Pelo batismo e a participação na vida da Igreja. Elevar preces por todos que passam por momentos difíceis, para que possam superar todo tipo de obstáculos. Agradecer pela adesão a Jesus Cristo e que possamos crescer cada vez mais nesse AMOR.

Oração do Mês Missionário

Deus Pai, Filho e Espírito Santo, fonte da esperança que não decepciona, fortaleça o espírito missionário em todos os cristãos, para que o Evangelho chegue a todos os lugares do mundo, nossa Casa Comum.

Que a graça do Ano Jubilar renove em nós, peregrinos da esperança, o desejo de buscar os bens eternos e o empenho em promover um mundo mais humano e fraterno.

Maria, Estrela da Evangelização, interceda por nós, junto a Jesus Cristo, o Missionário do Pai, para sermos Igreja sinodal em missão, testemunhando o Reino de Deus até os confins do mundo, rumo à plenitude. Amém.

4º PASSO CONTEMPLAÇÃO: O que a Palavra me leva a experimentar?

O texto do Evangelho desse domingo me leva a experimentar o poder e a ação da fé. Acreditar na ação de Deus que toca o meu ser e leva-me a atitudes concretas de conversão e engajamento na comunidade eclesial e nas relações humanas e evangélicas. A fé me faz acreditar em algo que já experimentamos e que ainda solta de nossas mãos. A fé nos faz participar e lutar por um mundo melhor.

5º PASSO AÇÃO: O que a Palavra me inspira a fazer?

Me comprometo a seguir com mais firmeza e fidelidade, com fé e esperança o meu batismo, o meu seguimento a Jesus Cristo, abrindo-me para acolhê-lo em todas as pessoas, e que eu possa ajudar outras pessoas a si entusiasmar pela causa do Reino de Deus.

BÊNÇÃO

O Senhor nos abençoe e nos guarde. Amém.

O Senhor mostre para nós a sua face. Amém.

O Senhor nos dê a sua paz. Amém.

Abençoe-nos Deus bondoso e misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.