Leitura orante da palavra de Deus – Setembro 2025

É chegado o momento de meditar sobre a palavra de Deus. Abrir o coração e deixar que seus ensinamentos nos preencha e conduza aos entendimentos necessários para bem viver.

Quais são as graças que você necessita neste momento? Para quem gostaria de pedir ou agradecer?

Iniciemos em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo. Amém.

 Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da Terra.
Oremos:
Ó Deus, que instruístes os corações dos Vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas, segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre de Suas consolações, por Cristo, Senhor Nosso. Amém. 

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 14,25-33

25Naquele tempo: Grandes multidões acompanhavam Jesus. Voltando-se, ele lhes disse: 26’Se alguém vem a mim, mas não se desapega de seu pai e sua mãe, sua mulher e seus filhos, seus irmãos e suas irmãs e até da sua própria vida, não pode ser meu discípulo. 27Quem não carrega sua cruz e não caminha atrás de mim, não pode ser meu discípulo. 28Com efeito: qual de vós, querendo construir uma torre, não se senta primeiro e calcula os gastos, para ver se tem o suficiente para terminar?29 Caso contrário, ele vai lançar o alicerce e não será capaz de acabar. E todos os que virem isso começarão a caçoar, dizendo: 30’Este homem começou a construir e não foi capaz de acabar!’31 Ou ainda: Qual o rei que ao sair para guerrear com outro, não se senta primeiro e examina bem se com dez mil homens poderá enfrentar o outro que marcha contra ele com vinte mil?32 Se ele vê que não pode, enquanto o outro rei ainda está longe, envia mensageiros para negociar as condições de paz.33 Do mesmo modo, portanto, qualquer um de vós, se não renunciar a tudo o que tem, não pode ser meu discípulo!’

Palavra da Salvação.

Leia novamente, bem devagar. Imagine a cena, as pessoas.

Em que cena deste texto eu me vejo?

Para profundar:

Jesus nos convida a vivermos o dom da liberdade, a nos livrarmos de todas as ataduras que nos escravizam. A família é, as vezes, um convite para nos mantermos sempre crianças, a sermos um a mais do rebanho, a fazermos não aquilo que devemos fazer, mas o que os outros esperam que façamos. Seguir Jesus é deixar essa “casa”, lugar em que sentimos seguros e temos resposta para tudo. Carregar nossa cruz significa aceitar nossas feridas e limitações, nossos erros do passado. Não negá-los, mas assumir que fazem parte de nossa história, de nosso ser. É caminhar com os olhos erguidos, confiando que Deus irá curá-las todas as nossas feridas, que o dom da liberdade, do encontro alegre com o irmão e com Deus compensará amplamente tudo aquilo que tenhamos deixado para trás.

Ser cristão e seguir a Jesus tem muito a ver com aprender a ser livre e, em liberdade, descobrir que somos filhos de Deus e irmãos de todos. Jesus nos mostra o caminho e nos ensina que somente deixando as amarras encontraremos a vida e a felicidade.

Meditação

-Quando tomei decisões importantes na minha vida, deixei-me levar pelas opiniões dos outros?

-Perguntei-me o que teria feito Jesus numa situação semelhante?

Oração

Creio que, se tivesse agido como Jesus, teria sido mais feliz.

Agradeça, faça seu pedido, converse com Deus.

Contemplação

Se coloque em posição favorável e sinta Deus vindo ao seu encontro. Sinta seu abraço de Pai. Aconchegue em seus braços.

Levar para a vida

Como tudo isso pode me ajudar a viver melhor meu compromisso de vida?

Que desafios encontrei para me aperfeiçoar como discípulo(a) de Jesus?

Despedida

Deixando tudo aos pés de Jesus faça sua oração espontânea.

O Senhor nos abençoe, nos livra de todo o mal e nos conduza a vida eterna. Amém.

Em nome do Pai, do Filho e do espírito Santo. Amém.

Ir. Maria Inês, MNSG

Evangelho do Dia: A renúncia (Lc 14,25-33) – Oratório São Luiz – 120 Anos