Leitura orante da Palavra de Deus

Querido irmão e irmã convido a você colocar-se na presença de Deus e deixar que Ele fale ao seu coração através da sua palavra. Peça graça que você necessita nesse momento.

Invoque o Espirito santo.

Vinde Espirito Santo, enchei os corações de vossos fieis…

  1. Leitura – O que o texto diz?

Leia atentamente e com calma o texto bíblico.

Evangelho (Lc 13,22-30)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.

– Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 22 Jesus atravessava cidades e povoados, ensinando e prosseguindo o caminho para Jerusalém. 23 Alguém lhe perguntou: “Senhor, é verdade que são poucos os que se salvam?” Jesus respondeu: 24 “Fazei todo esforço possível para entrar pela porta estreita. Porque eu vos digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão. 25 Uma vez que o dono da casa se levantar e fechar a porta, vós, do lado de fora, começareis a bater, dizendo: ‘Senhor, abre-nos a porta!’ Ele responderá: ‘Não sei de onde sois.’ 26 Então começareis a dizer: ‘Nós comemos e bebemos diante de ti, e tu ensinaste em nossas praças!’ 27 Ele, porém, responderá: ‘Não sei de onde sois. Afastai-vos de mim todos vós que praticais a injustiça!’ 28 Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, Isaac e Jacó, junto com todos os profetas no Reino de Deus, e vós, porém, sendo lançados fora. 29 Virão homens do oriente e do ocidente, do norte e do sul, e tomarão lugar à mesa no Reino de Deus. 30 E assim há últimos que serão primeiros, e primeiros que serão últimos”. 

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Refletindo o texto

 A liturgia nos convida a conversão, a buscar sempre estar preparados. No evangelho de hoje Lucas mostra Jesus caminhando para Jerusalém e ao longo do caminho vai instruindo os discípulos e aqueles que estão a sua volta. Alguém do meio do povo questiona Jesus sobre o número daqueles que serão salvos. Jesus desloca a questão para o plano pessoal quando diz: esforçai-vos para entrar pela porta estreita. A porta estreita representa a entrada para o Reino dos céus. Estreita significa renúncia, esforço, exigência e fidelidade ao evangelho. Existem muitos caminhos onde as portas são largas e tudo se consegue com facilidade, mas não nos conduz a salvação, ao contrário nos levam a perdição.  Não basta a mera aparência religiosa de ter estado com Jesus ou de ter sentado à mesa com Ele. É necessário a conversão, coração sincero, aberto a graça de Deus, livre para amar e servir. Isto é algo que precisamos buscar constantemente todos os dias e que exige de nós esforço.  24 “Fazei todo esforço possível para entrar pela porta estreita…” É interessante que Jesus fala “todo esforço possível”. Jesus deixa claro que não exige algo além das nossas capacidades, mas algo que podemos fazer para alcançar a salvação. Jesus não nos pede o impossível, mas o possível. Existem muitos caminhos, mas nem todos nos levam ao céu, precisamos saber discernir o caminho certo. Não basta simplesmente frequentar a igreja, é preciso viver com fé, coerência, compaixão e compromisso.  É preciso ser testemunha de Jesus Cristo. A salvação não nos é dada por merecimento, mas pela graça de Deus por meio de Jesus Cristo, mas exige de nós fé e conversão. O Reino dos céus está à disposição de todos, mas é necessário querer fazer parte deste Reino e corresponder ao amor incondicional de Deus por nós.

Releia o texto e procure imaginar a cena. Observar os personagens…

  • Meditação –  O que o texto me diz?

O que Deus está me dizendo por meio desta Palavra?

O que mais me chamou atenção neste evangelho?

O que Jesus me pede?

Quais caminhos tenho buscado em minha vida?

  • Oração – o que digo a Deus?

Faça sua oração de forma livre e espontânea. Você pode rezar um Salmo ou até mesmo repetir alguma frase que lhe chamou mais atenção.

  • Contemplação

No silencio permaneça na presença de Deus e saboreie a Palavra. Imagina-se na cena bíblica. Contemple Jesus, seus gestos e palavras. Deixe que paz e a serenidade de Deus te envolva.

  • O que a Palavra me impulsiona a fazer?

Que atitude concreta posso tomar a partir desta Palavra?

Há algo que eu preciso mudar?

Encerra pedindo a benção do Senhor e recitando o salmo 116,1.2

 Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.

-Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.

– Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Zeli Garcia Dutra, mnsg