
“Recebei o Espírito Santo”.
Nesta solenidade de Pentecostes, coloquemo-nos inteiramente na presença de Deus Trino. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, Amém.
Abramo-nos ao Espírito Paráclito, aquele que consola, conforta, encoraja, reanima, reaviva e intercede por nós como nosso defensor.
Rezemos:
Oh vinde, Espírito Criador, as nossas almas visitai e enchei os nossos corações com vossos dons celestiais. Vós sois chamado o Intercessor, do Deus excelso o dom sem par, a fonte viva, o fogo, o amor, a unção divina e salutar. Sois doador dos sete dons, e sois poder na mão do Pai, por ele prometido a nós, por nós seus feitos proclamais. A nossa mente iluminai, os corações enchei de amor, nossa fraqueza encorajai, qual força eterna e protetor. Nosso inimigo repeli, e concedei-nos vossa paz; se pela graça nos guiais, o mal deixamos para trás. Ao Pai e ao Filho Salvador por vós possamos conhecer. Que procedeis do seu amor fazei-nos sempre firmes crer.
1º Passo: (Leitura)- O que o texto diz:
Texto Bíblico Jo 20, 19-23
19 Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas, por medo dos judeus, as portas do lugar onde os discípulos se encontravam, Jesus entrou e, pondo-se no meio deles, disse: “A paz esteja convosco”. 20 Depois dessas palavras, mostrou-lhes as mãos e o lado. Então os discípulos se alegraram por verem o Senhor. 21 Novamente, Jesus disse: “A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, também eu vos envio”. 22 E, depois de ter dito isso, soprou sobre eles e disse: “Recebei o Espírito Santo. 23 A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados; a quem não os perdoardes, eles lhes serão retidos”.
— Palavra da Salvação — Glória a vós, Senhor.
2º Passo: (Meditação)- O que o texto diz para mim?
Esta celebração de Pentecostes marca profundamente a vida da comunidade de fé, pois, tendo Jesus subido para o céu e seus discípulos ficado “sozinhos”, como que órfãos, Jesus envia o Paráclito, o seu Espírito sobre eles. Este Espírito quebra as correntes que aprisionam no medo, que nos fecham dentro de nossas casas, igrejas, templos ou em nosso mundinho. O medo é paralisante, impede a missão de avançar e de fluir. Nos faz viver uma vida de alienação, covardia e omissão.
Jesus atravessa as barreiras e entra onde as portas estavam fechadas, rompe os muros, traz a Paz, a segurança a fé e a confiança.
Quais são os medos tem paralisado a minha vida?
Quais barreiras precisam ser atravessadas por Jesus, por mim mesmo?
Quais apelos o Espírito da Verdade me faz?
Jesus desde o início, formou os seus discípulos em seu Espírito, aquele que revela toda a Verdade. É o Espírito que nos dá a conhecer, a fazer memória das palavras e ensinamentos de Jesus, tornando-as gestos concretos, atitudes amorosas.
3º Passo: (Oração)- O que o texto me leva a dizer a Deus?
A partir da Palavra, peça ao Espírito de Deus que lhe dê os seus dons e os frutos de que mais necessitas.
Reze:
Espírito Santo, concede-me o dom da sabedoria, para que eu aprenda a apreciar as coisas de Deus e a amá-las.
Abrase o meu coração, para que sinta a verdadeira alegria da união com Jesus e com meus irmãos mais necessitados.
Concede-me o entendimento para que eu seja iluminada por vossa graça, e assim possa a outros ajudar.
Concede-me o conselho para que eu sempre faça as escolhas certas em todas as áreas da vida.
Concede-me a fortaleza, para que eu renuncie a todo mal e pratique as boas virtudes.
Concede-me a ciência, para que eu conheça minhas misérias e fraquezas e também a beleza e valor de minha alma.
Concede-me a piedade, para que minha vida de oração e de intimidade convosco se torne cada vez mais cheia de sabor e alegria.
Concede-me o sublime temor, para que sempre reverencie e respeite vossa divina presença.
4º Passo: Contemplação- O que vou assumir como compromisso de vida?
Contemplando esta Palavra, identifico um apelo e uma interpelação para minha vida que, me leva a assumir algo como resposta de amor e gratidão a Deus.
Renunciar minhas ambições pessoais e identificar-me com Jesus e abraçar o seu projeto de amor e evangelização.
Confiar na ação do Espírito de Deus e me entregar inteiramente, sem reservas a Ele e ao seu Reino.
Qual sinal darei as pessoas para que vejam a Deus através de minha vida?
Agradeça, despeça-se dizendo até logo!
Peça a benção e a acolha.
O Senhor nos abençoe e nos guarde. Amém.
Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
(Nm 6, 24-27)
Ir Valdinéia Aparecida dos Santos,MNSG
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Ops...
Você precisa estar autenticado para enviar comentários.