Home >> Noticias

Corpus Christi: presença real de Cristo na Eucaristia

A festa de Corpus Christi tem por objetivo celebrar solenemente o mistério da Eucaristia - o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo. Esta solenidade, celebrada na quinta-feira depois do domingo da Santíssima Trindade, nasceu a partir do despertar da devoção eucarística, a qual se desenvolveu do século 12 em diante, acentuando particularmente a presença real de Cristo no sacramento - portanto, sua adoração. No ano de 1264, o Papa Urbano IV estendeu esta solenidade para toda a Igreja. Neste mesmo período surgiu também a procissão com o ostensório (que carrega o Corpo de Cristo), por ruas enfeitadas nas cidades e aldeias. Os tapetes confeccionados expressam a fé e o amor do povo cristão por Jesus que caminha  pelas ruas das cidades e lugarejos.

A procissão solene constitui o testemunho público da piedade do povo cristão para com o Santíssimo Sacramento. Neste dia, o Senhor toma posse das nossas ruas e praças, atapetadas em muitos lugares com flores e ramos que simbolizam também a expressão de uma gratidão profunda pela presença real de Jesus na Eucaristia.

Todo católico deve participar dessa procissão por ser a mais importante de todas que acontece durante o ano. Neste ano será dia 15 de Junho.

                (Material de estudos: Ano litúrgico e liturgia das horas - Claretianos)

 

                                 Ir Maria da Consolação Padovani - mnsg



Mais notícias




Instituto Nossa Senhora das Graças

Irmãs Gracianas

Por Maria tudo ao Salvador!

FAÇA SEU PEDIDO DE ORAÇÃO

Copyrights © MMXVI Irmãs Gracianas | Produzido e Hospedado por Actio Comunicação | Template by W3layouts | Acessar webmail