Home >> Noticias

Escuta da Vida Consagrada na Amazônia

A Igreja está se preparando para o Sínodo da Amazônia e este Sínodo aponta para diversas inquietações, necessidades, gritos de socorro da vida humana e planetária. Este grito deve ser ouvido por toda Igreja presente na Amazônia, nos nove países da Pan-Amazônica e no mundo.

A vida religiosa consagrada da Amazônia legal composta por nove Estados brasileiros, a saber, Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, parte dos Estados de Mato Grosso, Tocantins e Maranhão, esteve reunida em Manaus nos dias 16 a 18 de novembro 2018, para ouvir os missionários de incontáveis congregações e institutos que doam suas vidas nesta arriscada e gratificante missão.

"A Igreja aponta para Amazônia", já dizia S. João Paulo II em seu ministério papal. São milhares de vidas humanas, entre elas, Indígenas, Quilombolas, Ribeirinhas, Caboclas, etc, que estão por este chão sendo vitimados por um sistema opressor, que em nome do capitalismo roubam sua dignidade e esperança. Além do povo nativo, existe o povo que migrou de outros Estados brasileiros para o Norte em busca de maior qualidade de vida. Este é um dos grandes desafios de Rondônia quando o Estado foi criado e as terras demarcadas. No meio desses e outros incontáveis desafios está a VRC, sinal profético do amor de Deus.

Em comunhão com os 40 religiosos provindos de toda Amazônia brasileira, nosso encontro brilhante, partilhamos esperanças, desafios, sonhos, dores e também lágrimas de consagrados que são ameaçados, intimados a calar, mas em nome da vida, em nome da Igreja apontam novos caminhos para uma missão com rosto amazônico. Várias vezes nos vimos emocionados ouvindo testemunho de missionários corajosos, audazes, resiliente que lutam pela vida incansavelmente. 

Vimos um testemunho de uma consagrada de 95 anos que está na Amazônia, firme e perseverante, que ainda atua em algumas visitas, e não deixa a missão por sentir na veia o desejo de ver vida nova e surgimento de novas vocações missionárias

Alguns desafios foram relevantes; falta de vocações jovens corajosas e perseverantes para esta região; dificuldades financeiras, difícil acesso a muitas comunidades, distância geográfica, falta de políticas públicas, exploração sexual de menores, tráfico de drogas, tráfico humano, prostituição, grandes desafios na educação, falta de saneamento, ascensão do protestantismo, ribeirinhos e quilombolas sem assistência da Igreja católica,  falta de preparação dos missionários (dificuldade com as línguas indígenas, fronteiriças, estrangeiras). Enfim estes e muitos outros desafios foram partilhados e enriqueceram-nos fortemente.

Um aspecto que muito me encantou foi a presença alegre e contagiante dos missionários, padres e religiosos, numa só comunhão; defender a vida em todas as dimensões. Ainda não mencionei aqui os desafios ecológicos que foram e são causas de morte de muitos religiosos. Enquanto a Igreja está pensando na Evangelização, na vida como um todo, o exército e outras organizações lucrativas estão monitorando a vida desses missionários que aqui atuam.

Esta assembleia de Escuta da Vida Religiosa Consagrada foi promovido pela REPAM e pela CRB e afirmo que foi uma riqueza imensurável, voltei mais contagiada pela energia da VRC que se une pelo mesmo ideal; Deus e os irmãos, sou imensamente grata ao Criador por esse carisma congregacional e pessoal.

A preparação para o Sínodo é um grito da Igreja, olhem, cuidem, evangelizem nossos irmãos da Amazônia, devolva a vida, a dignidade e a esperança. Muitos irmãos nossos não conhecem a Missa, os sacramentos. Qualquer missionário apaixonado pela VRC pelo seu carisma derrama lágrimas frente aos povos sofridos, esquecidos das Florestas e das cidades Amazônicas.   Termino agradecendo a Deus pela coragem profética de nosso Papa Francisco pela audácia de olhar por esta Igreja presente na Amazônia. Nossa Senhora da Amazônia, rogai por nós.

 

Ir Luciana Márcia da Silva, MNSG

São Francisco do Guaporé RO

 

 

 

 

 

 



Mais notícias




Instituto Nossa Senhora das Graças

Irmãs Gracianas

Por Maria tudo ao Salvador!

FAÇA SEU PEDIDO DE ORAÇÃO

Copyrights © MMXVI Irmãs Gracianas | Produzido e Hospedado por Actio Comunicação | Template by W3layouts | Acessar webmail