Home >> Quem Somos
Nossos Fundadores - Pe. Bruno

Nossos Fundadores - Pe. Bruno

Pe. Bruno Konrad List

Padre Bruno Konrado List nasceu em Wolfsberg no Schwarzantyal-Steimark, na Áustria aos 05 de abril de 1912. Seu nome de registro civil era Marcos Konrad  List. Era o 4º filho de João List e Maria Platzer. Família religiosa que ele considerava abençoada. Razão que explica o seu ser extremamente piedoso, e um verdadeiro adorador de Jesus sacramentado onde bem retrata em seu poema: "O PRISIONEIRO DE AMOR" Tão só meu Senhor desconhecido, busca-lo de manhã na eucaristia e a tarde no sacrário, vai meu coração, a cada instante, em cada pulsação dizer-lhe que  é constante pelos  que lhes não são.

Em 1924, já com seus 12 anos,  foi admitido no seminário diocesano em Graz, e aos 17 anos ingressou-se na Sociedade do Divino Salvador, popularmente conhecida como "Salvatorianos", uma congregação religiosa, fundada em Roma em 1881, pelo Padre Francisco Maria da Cruz Jordan. Estudou filosofia e teologia na Alemanha. Aos 26 anos ordenou-se sacerdote., aos 17 de julho de 1938.

 Sua Inteligência era singular. Era um poliglota. Dominava o francês, alemão, português e espanhol. Adquiriu o título de Doutor em Direito canônico e teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Dentre as várias atividades exercidas nos dois primeiros anos de sacerdote,  atividades de curto prazo, destaca-se a função de capelão da Basílica Vaticana e deixou registrado, também o período em que se instaurou a II Guerra Mundial. Neste período exerceu seu ministério muitas vezes entre a vida e a morte como capelão militar. Em meio a muito sofrimento tudo venceu, porém com grandes problemas de saúde.

Em 1940 foi enviado em missão no Brasil, São Paulo, residindo em Indianópolis, onde atuou como professor de Direito Canônico, Sociologias, História da Arte, Exegese do Antigo Testamento, Hebraico e Teologia Moral, no Seminário Salvatoriano. A vida e a missão de Padre Bruno Konrad List foi uma dádiva para a Igreja. Era um missionário destemido e alegria constante, contagiava a todos que dele se aproximasse. Chegou a receber o apelido de Padre Coragem.

Deus serviu deste homem para iniciar uma obra humilde e pobre, e de grande valor. Assumiu com ousadia e coragem o risco e a responsabilidade de fundar o Instituto das Missionárias de Nossa Senhora das Graças, para acudir a carência da cultura religiosa.

É muito gratificante analisar, pesar a experiência da Fé, da Coragem e da Caridade de Padre Bruno. No curto espaço de tempo, 07 anos de fundador, foi uma Igreja em saída, deixando uma família religiosa, com um carisma que se faz serviço, se faz entrega e doação na Evangelização e na Catequese, que se coloca à disposição de estar  junto ao povo de Deus em constante missão, projetando com o testemunho de vida o Evangelho.

É bom reconhecer que na primeira fase da historia de vida de nosso fundador, com que audácia enfrentou os desafios daquele tempo sofrido, ofereceu ao Instituto um testemunho coerente de verdadeira santidade nas mais diversas condições de missão, de trabalho, habitação e inserção na vida do povo, nos mais frágeis e sofredores.

Era um apaixonado por Maria, usava sempre em suas pregações o belo pensamento: "Semeia Maria e Cristo florescerá". Assim viveu e amparado por Jesus e Maria,  fez sua páscoa no dia 07 de dezembro de 1977. "A luz que ilumina o rebanho é a chama que devora o pastor"  (São Gregório Magno)



Mais sobre as Irmãs Gracianas

Nossos Fundadores - Ir. Rosa

Nossos Fundadores - Ir. Rosa

Irmã Rosa da Silveira Costa

Irmã Rosa da Silveira Costa é a cofundadora e primeira superiora geral do Instituto das Missionárias de Nossa Senhora das Graças. Simples e afável com todas, estava sempre disponível para escutar, aconselhar, orientar e acompanhar. Vivia a mística de Santa Terezinha sob um sorriso ocultava os dissabores.

Leia Mais

Nossos Fundadores - Pe. Bruno

Nossos Fundadores - Pe. Bruno

Pe. Bruno Konrad List

Sacerdote austríaco,da Congregação dos Irmãos Salvatoriano veio para o Brasil em Missão e Deus serviu deste homem para iniciar, Instituto das Missionárias de Nossa Senhora das Graças, para acudir a carência da cultura religiosa. Assumiu com ousadia e coragem esta missão.

Leia Mais

Nossa História

Nossa História

UMA BREVE TRAJETÓRIA HISTÓRICA

Instituto das Irmãs Gracianas, nasceu em Minas Gerais, numa pequena cidade - São Francisco do Glória - no ano de 1947. Um Instituto de vida consagrada, com a missão de Evangelizar e Catequizar.

Leia Mais

Nosso Carisma

Nosso Carisma

CARISMA, MISSÃO E ESPIRITUALIDADE

Nós Irmãs Missionárias de Nossa Senhora das Graças, conhecidas por Irmãs Gracianas, fomos chamadas a seguir Jesus Cristo, a partir do carisma deixado por Padre Bruno, que é: Evangelizar, Catequizar e divulgar a devoção à Nossa Senhora das Graças da Medalha Milagrosa.

Leia Mais


Instituto Nossa Senhora das Graças

Irmãs Gracianas

Por Maria tudo ao Salvador!

FAÇA SEU PEDIDO DE ORAÇÃO

Copyrights © MMXVI Irmãs Gracianas | Produzido e Hospedado por Actio Comunicação | Template by W3layouts | Acessar webmail