Home >> Quem Somos
Nossos Fundadores - Ir. Rosa

Nossos Fundadores - Ir. Rosa

Irmã Rosa da Silveira Costa

Irmã Rosa da Silveira Costa é a cofundadora e primeira superiora geral do Instituto das Missionárias de Nossa Senhora das Graças. Foi a primeira dos 13 filhos de Luiz Dias Costa e Maria da Conceição Silveira Martins, família santa e piedosa. Nasceu em 18 de janeiro de 1923 em São Francisco do Glória e faleceu no dia 28 de abril de 1991, em Caratinga (MG).
Chama-nos atenção a entrega generosa de sua vida a Deus para dedicá-la aos irmãos.  O Senhor aceitou a oferta e a tomou para si. Apesar de mostrar, desde muito cedo, vocação para a vida consagrada, só aos 24 anos de idade, em 1947 iniciou sua formação religiosa e 18 de janeiro de 1950 emitiu os votos perpétuos. 
Era de uma personalidade marcante: inteligente, religiosa de comprovadas virtudes. Em todo o percurso de sua vida consagrada, ela evangelizou por meio de seus trabalhos e testemunho de vida.
Na casa onde residia juntamente com mais seis companheiras funcionava uma escola paroquial. E ela desempenhava com todo carinho a missão de educadora. Ela soube tornar-se amiga, confidente e mãe de seus  alunos.
Tudo que fazia era por causa de seu ser consagrada, portanto, era tudo muito perfeito. Quando ensinava, quando catequizava, quando estava com o povo e quando estava com a comunidade, Irmã Rosa não era simplesmente professora, catequista existia nela Algo Mais.. sua identidade de religiosa consagrada.Todos percebiam que se tratava de uma pessoa totalmente entregue a Deus, pois, cultivava bondade e sabia espalhar paz e alegria ao redor de si. Era uma pessoa orante, testada pelo bom relacionamento com as pessoas com as quais convivia.

Exerceu a função de superiora geral do Instituto das Missionárias de Nossa Senhora das Graças, por 44 anos. Sempre atenta às necessidades de cada Irmã. Simples e afável com todas, estava sempre disponível para escutar, aconselhar, orientar e acompanhar. Vivia a mística de Santa Terezinha sob um sorriso ocultava os dissabores. Suas palavras impunha respeito e veneração e, através de sua atitude, sua convicção, as irmãs sentiam-se orientadas e revigoradas na caminhada vocacional. Foi uma religiosa que cultivou a bela virtude da caridade e a vida de oração, tinha grande amor a Eucaristia. Observou com rigor os  Conselhos Evangélico assumidos por causa do Reino. Tinha muito amor ao Instituto, havia muita preocupação com a formação permanente das Irmãs para que respondessem melhor às exigências da missão. Preocupava-se com a formação a todos os níveis: humana, espiritual e acadêmica. Estimulava as Irmãs a prosseguirem na caminhada, através da vivência do compromisso com a Consagração Religiosa e Missão.
Era bastante enérgica e, ao mesmo tempo muito caridosa. Durante os 44 anos governou o Instituto, com muita habilidade. Ela fez o Instituto crescer pelo amor numa doação total. Transmitia às Irmãs a riqueza interior de sua fé, testemunhava com seu modo de ser, pura e transparente, a presença de Deus.

Em 1987, Irmã Rosa adoece gravemente e carrega a cruz do sofrimento. Foram quatro anos de intenso sofrimento. Aceitou tudo com paciência, no silêncio e na oblação. Dizia que: "diante do amor de Deus para conosco e da brevidade da vida, o sofrimento unido a Cristo, contribui para a redenção do mundo". Na madrugada do dia 28 de abril de 1991, eternizou sua vida em Deus. Sua vida foi um livro aberto de virtude, de amor a Deus e à igreja de Jesus Cristo.



Mais sobre as Irmãs Gracianas

Nossos Fundadores - Ir. Rosa

Nossos Fundadores - Ir. Rosa

Irmã Rosa da Silveira Costa

Irmã Rosa da Silveira Costa é a cofundadora e primeira superiora geral do Instituto das Missionárias de Nossa Senhora das Graças. Simples e afável com todas, estava sempre disponível para escutar, aconselhar, orientar e acompanhar. Vivia a mística de Santa Terezinha sob um sorriso ocultava os dissabores.

Leia Mais

Nossos Fundadores - Pe. Bruno

Nossos Fundadores - Pe. Bruno

Pe. Bruno Konrad List

Sacerdote austríaco,da Congregação dos Irmãos Salvatoriano veio para o Brasil em Missão e Deus serviu deste homem para iniciar, Instituto das Missionárias de Nossa Senhora das Graças, para acudir a carência da cultura religiosa. Assumiu com ousadia e coragem esta missão.

Leia Mais

Nossa História

Nossa História

UMA BREVE TRAJETÓRIA HISTÓRICA

Instituto das Irmãs Gracianas, nasceu em Minas Gerais, numa pequena cidade - São Francisco do Glória - no ano de 1947. Um Instituto de vida consagrada, com a missão de Evangelizar e Catequizar.

Leia Mais

Nosso Carisma

Nosso Carisma

CARISMA, MISSÃO E ESPIRITUALIDADE

Nós Irmãs Missionárias de Nossa Senhora das Graças, conhecidas por Irmãs Gracianas, fomos chamadas a seguir Jesus Cristo, a partir do carisma deixado por Padre Bruno, que é: Evangelizar, Catequizar e divulgar a devoção à Nossa Senhora das Graças da Medalha Milagrosa.

Leia Mais


Instituto Nossa Senhora das Graças

Irmãs Gracianas

Por Maria tudo ao Salvador!

FAÇA SEU PEDIDO DE ORAÇÃO

Copyrights © MMXVI Irmãs Gracianas | Produzido e Hospedado por Actio Comunicação | Template by W3layouts | Acessar webmail