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Maria na Vida da Igreja

Maria na Vida da Igreja

Maria na vida da Igreja

Diante de tantas reflexões teológicas feitas na Igreja desde à época dos primeiros cristãos até o Concílio Vaticano II, reconheceu-se  em Maria a Mãe de Jesus, a mãe da Igreja, a toda santa, a medianeira, a intercessora, a rainha, a senhora nossa, a advogada, etc. Infelizmente, muitas vezes, de forma equivocada, atribuiu-se a ela poderes divinos. Nas reflexões do Concílio Vaticano II, ela foi reconhecida em seu devido lugar na vida da Igreja e na devoção dos fiéis, embora ainda hoje, muitos não compreendam de fato quem é Maria e como devemos cultuá-la.

A Constituição Dogmática do Concílio Vaticano II, Lumen Gentium (Luz dos Povos) que trata sobre a natureza e a constituição da Igreja, apresenta Maria dentro do mistério da própria Igreja. Por isso o que este Concílio apresenta sobre Maria se encontra no capítulo VIII desta constituição. Isto nos ajuda a compreender que Maria faz parte da Igreja, é reconhecida como Mãe, pois caminha conosco no seguimento de Jesus. Ela faz parte do povo de Deus, foi escolhida para ser a mãe de Jesus, mas não é deusa. É próxima de Deus, é sua serva, escuta sua palavra com atenção, tem grande importância por participar da encarnação e da vida de Jesus, mas continua plenamente humana.

O objetivo do Concílio é nos oferecer um pressuposto para compreendermos de fato quem é Maria e qual a sua missão. No nº 54, encontramos a proposta do Concílio em relação a Maria: "Por isso, o sagrado Concílio, ao expor a doutrina acerca da Igreja, na qual o divino Redentor realiza a salvação, pretende esclarecer cuidadosamente não só o papel da Virgem Santíssima no mistério do Verbo encarnado e do Corpo místico, mas também os deveres dos homens resgatados para com a Mãe de Deus, Mãe de Cristo e Mãe dos homens, sobretudo dos fiéis."

Portanto ela é reconhecida como a Virgem Mãe de Jesus Cristo, a Mãe de todos seres humanos e a Mãe da Igreja, porém ela um membro singular na Igreja, constitui a Igreja de Cristo conosco, é também companheira de caminhada. O nº 53 afirma: "É, por esta razão, saudada como membro eminente e inteiramente singular da Igreja, seu tipo e exemplar perfeitíssimo na fé e na caridade; e a Igreja católica, ensinada pelo Espírito Santo, consagra-lhe, como a mãe amantíssima, filial afeto de piedade."

Nesta condição, o lugar que Maria ocupa na Igreja é de cooperadora na obra salvadora de Jesus. Os atributos de salvador, de intercessor, de mediador são exclusivos de Jesus. Por isso ela é venerada com um culto especial, diferente do culto de adoração prestado a Deus. A ela manifestamos nossa reverência e piedade filial. O nº 66 descreve qual deve ser o nosso culto à Virgem Maria: "Este culto, tal como sempre existiu na Igreja, embora inteiramente singular, difere essencialmente do culto de adoração, que se presta por igual ao Verbo encarnado, ao Pai e ao Espírito Santo, e favorece-o poderosamente. Na verdade, as várias formas de piedade para com a Mãe de Deus, aprovadas pela Igreja, dentro dos limites de sã e reta doutrina, segundo os diversos tempos e lugares e de acordo com a índole e modo de ser dos fiéis, têm a virtude de fazer com que, honrando a mãe, melhor se conheça, ame e glorifique o Filho, por quem tudo existe (cfr. Col. 1, 15-16) e no qual «aprouve a Deus que residisse toda a plenitude» (Col. 1,19), e também melhor se cumpram os seus mandamentos."

Com carinho e devoção, acolhamos sempre Maria como nossa Mãe, nosso modelo de discipulado, de escuta da Palavra de Deus.

Santa Maria, rogai por nós!

 

Ir. Ediana Soares, mnsg


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