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Espiritualidade Cristã e a busca de sentido existencial em tempos de pandemia

Espiritualidade Cristã e a busca de sentido existencial em tempos de pandemia

"No fundo do nosso ser há um desejo tão insaciável que não pode

referir-se a outra coisa senão a Deus" (Viktor Frankl).

 

Vivemos numa época onde cada vez mais as pessoas se perguntam pelo sentido da vida. Segundo Victor Frankl[1], a vontade de sentido é motivação primária do ser humano. O problema é quando essa vontade se frustra e o ser humano acaba se entregando ao desanimo e cai no vazio existencial. Uma das grandes características da pós-modernidade tem sido a perda dessa vontade de sentido, trazendo consequências drásticas para o ser humano, desde as neuroses aos vários distúrbios emocionais e psicológicos, causados pelo vazio existencial. Diante da problemática atual de uma pandemia, acontecem mudanças significativas e profundas para a vida humana em todos os seus aspectos e a nível mundial. O medo, o isolamento, a ansiedade e a própria doença tem amedrontado a muitos. Não se trata de um problema que afeta apenas alguns indivíduos, mas, sim, de um traço característico de nosso tempo, adquirindo proporções inimagináveis com repercussões no comportamento cultural. Onde encontrar o verdadeiro sentido, aquele que plenifica o ser humano? Qual a possibilidade de encontrar, mesmo em meio ao sofrimento e angústias humanas uma razão existencial? Diante de tantos desafios que ameaçam a vida, o ser humano é chamado a dar uma resposta à existência através da resiliência, da coragem e sobretudo da fé.

Maria Clara Bingemer afirma que "apesar dos avanços científicos, as novas descobertas não ajudaram o ser humano a entender a causa, o motivo de sua existência. A ciência não conseguiu apagar o desejo de Deus do coração humano".[2] A Espiritualidade cristã possibilita perceber a ação de Deus, que trabalha e cuida da transformação do ser humano, tornando sua vida plena de sentido, a partir da realidade onde se encontra, não, porém, sem a sua colaboração. A Espiritualidade deve conduzir o ser humano ao comprometimento responsável, assumindo de forma concreta a singular existência com tudo o que lhe é proporcionado. A espiritualidade toca em profundidade a vida e a experiência humana. Cristo é o sentido revelado e encarnado na história. Na espiritualidade cristã, a experiência de Deus se dá plenamente pela escuta da Palavra, daqueles que testemunharam o mistério da presença de Deus encarnado em Jesus de Nazaré. Quem vê Jesus, vê o Pai, proclama a comunidade dos cristãos. Ele é luz do mundo porque revela o Mistério Santo diante do qual estamos. A afirmação mais rica, talvez, que designa Cristo como sentido da vida é, sem dúvida, essa: "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida" (Jo 14,6). Assim, pode-se compreender, perpassando as Escrituras, nas suas atitudes diante daqueles que o encontraram, a revelação de um Deus que é capaz de devolver a Vida em plenitude.

 A espiritualidade Cristã deve ser um modo de pautar a vida pelo caminho da Boa Nova, no seguimento de Jesus Cristo, evento que foi capaz de virar uma página decisiva da história, e até hoje continua plasmando vidas, curando, conferindo sentido a tantas pessoas que estão abertas ao mistério.  Cuidar uns dos outros tem sido uma das palavras entre as mais ouvidas ultimamente. Num tempo marcado pela indiferença, a experiência da gratuidade e do amor a Deus conduz à dimensão do cuidado, repetindo a atitude do próprio Cristo.

Portanto, à luz da fé, somos convidados a ressignificar, reinventar, e, mesmo que o sofrimento seja grande, ainda que confrontados com situações limites, é possível encontrar o significado para cada experiência, não que o sofrimento seja necessário, mas apesar dele. "E em cada situação a pessoa é chamada a assumir outra atitude. Em dado momento, sua situação concreta exige dela que ela aja, ou seja, que ela procure configurar ativamente o seu destino".[3] Por isso, pensar a existência humana a partir do um referencial da fé cristã possibilita suportar com menos ansiedade as contrariedades da vida.

O desafio que nos cabe, nesses tempos conturbados, é sermos presença que faça a diferença, atentos às interpelações do Espírito que continua chamando cada pessoa a descobrir a novidade de Deus numa "experiência mística" que conduz ao mais profundo dessa mesma realidade, deixando-se impactar pelos acontecimentos e, no discernimento, assumir decisões mais ousadas e criativas se colocando numa atitude responsável diante de si e dos outros, e, principalmente diante do Outro, e assim consiga captar a presença do Mistério, dimensão capaz de plenificar a vida de sentido.

 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 BINGEMER, Maria Clara. O Mistério e o Mundo. Paixão por Deus em tempos de descrença. Rio de Janeiro: Rocco, 2013

 FRANKL, Victor E. Em Busca de Sentido. Tradução de Walter O. Schlupp e Carlos C. Aveline. 43ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes,


[1] Viktor Emil frankl (1905-1997) nasceu em Viena, na Áustria, foi médico neurologista e psiquiatra, fundador da Logoterapia também chamada de terceira escola Vienense de psicoterapia (as outras duas escolas são a da Psicanálise de Freud e da Psicologia individual de Adler). Com a perseguição nazista, Frankl viveu a experiência nos campos de concentração por três anos, onde pode analisar o comportamento e as frustrações das pessoas em relação ao sentido da vida.

[2] BINGEMER, 2013, p. 20

[3] FRANKL, 2018, p 102

Irmã Maria de Lourdes Altera, mnsg


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