Home >> Artigos
Prevenção - O melhor remédio

Prevenção - O melhor remédio

Estamos em época de adaptação e conhecimento de um novo fenômeno de pandemia, com potencialidade nunca antes experimentada. Contudo, a ciência sempre nos auxilia na superação destes momentos tão avassaladores; digo momentos, pois já lidamos com outros períodos epidemiológicos/pandemia. Sim, não querendo amenizar a realidade; mas ao direcionar o olhar para a história encontramos tempos cruciais não muito distantes, como:

ü    25 de abril de 2009 - pandemia de H1N1.

ü    5 de maio de 2014 - disseminação internacional de poliovírus

ü    8 agosto de 2014 - surto de Ebola na África Ocidental

ü    1 de fevereiro de 2016 - vírus zika e aumento de casos de microcefalia e outras malformações congênitas

ü    18 maio de 2018 - surto de ebola na República Democrática do Congo.

Estes eventos apesar de serem controlados hoje, e já se ter incorporado à cultura das pessoas a prevenção, não desapareceram da face da terra, ainda se manifestam e contagiam.

Bem da nossa realidade Brasileira, está a Dengue. Esta, desde o início dos anos 70, a Organização Mundial da Saúde (OMS) está envolvida, de maneira bastante ativa, no desenvolvimento e na promoção de estratégias de tratamento e controle da doença. E ainda assim, milhares de pessoas perdem a vida por esta moléstia infecciosa.

Na atualidade temos a COVID-19, que tem ceifado muitas vidas, em nível mundial. Há sete Coronavírus humanos (HCoVs) conhecidos, entre eles o SARS-COV (que causa síndrome respiratória aguda grave), o MERS-COV (síndrome respiratória do Oriente Médio) e o SARS-CoV-2 (vírus que causa a doença COVID-19). O que está acontecendo é algo novo, mas o combate, as estratégias de superação e luzes de como procedermos já "conhecemos", se chama prevenção. Daqui uns dias, meses ou anos, quando chegarmos a conclusão do protocolo correto de combate, ainda assim vai ser preciso se prevenir, como todos os outros Vírus que já apareceram e que não foram radicalizados, mas controlados. Se referindo ao novo Coronavírus também não será diferente, queira Deus que seja encontrado, o mais rápido possível, o meio de imunização contra ele.

 Quando mencionado que a prevenção é o melhor meio de defesa, rememora-se, por exemplo, que qualquer atitude de erradicação de uma epidemia/pandemia depende da já antiga "lei da ação de massas³". O que quer dizer isto? "risco representado por exposição". Uma nação inteira, o universo todo com um só objetivo combater as ameaças à saúde da população.  Por exemplo, quem se previne contra a dengue? Só uma ação individual basta? A resposta é rápida e direta: "Não!" Para atingir o objetivo de minimizar o impacto, todos precisam dar as mãos, no sentido literal, a saber: dar as mãos, tirar água parada da sua propriedade, não deixar entulho amontoados, entre outros. Então, se cada um fizesse sua parte quase não existiriam mais casos de dengue. No entanto, muitos ainda morrem por esta infectação, mesmo não faltando informação de como se prevenir, que denuncia a famosa acomodação: "deixa pra lá!"

Enfatizamos que, como já foi citado anteriormente, passamos por situações complicadas e, na atualidade, ainda temos registro de casos graves em decorrência do H1N1. Na época, foi difícil encontrar uma solução, por fim foi obtida a vacinação. Hoje, todos acessam este método de prevenção? Outra vez, resposta direta e objetiva: "Não!". Sabedores de que, mesmo tendo meios de controle, a situação se repete, e por quê? "Falta prevenção!" Já nesta época se estipulavam o uso de máscaras, o isolamento domiciliar, o evitar tocar olhos, o nariz ou a boca; e lavar as mãos frequentemente com sabão e água, especialmente, depois de tossir ou espirrar, manter o ambiente ventilado, devido ao risco de transmissão por contato. Como pode-se perceber, não se trata de algo distante, estas orientações são de 2009. Hoje, muitos estão apavorados com estas recomendações, mas como assim? Já devíamos ter aprendido a lição! E se não aprendemos, ainda temos tempo para aprender a lição simples arraigada na prevenção: "cuidar da minha e da vida do outro". Com estas argumentações e provocações vou fechando a síntese do nosso tema, com o desejo de suscitar em cada um o espírito colaborativo, para que a "massa", isto é, o povo, a população em geral, invista na prevenção do que aterroriza a humanidade no momento: a COVID-19.   E, por ser uma doença que acomete o sistema respiratório, deixo a dica de dois exercícios que você possa realizar, além das orientações de higiene do Ministério da Saúde, para se prevenir de possíveis de complicações do trato respiratório e melhorar a função pulmonar.

Ø  Inspiração Sustentada Máxima - Faça uma inspiração profunda até a capacidade inspiratória máxima, seguida de uma pausa inspiratória, e em seguida, a expiração bucal. Estes exercícios podem ser associados à elevação dos membros superiores. (Isto é, os braços erguidos paralelos as orelhas). Por seis vezes (6x), pausa por 1 min. E repita 6x.

saude.png

http://www.facafisioterapia.net/2018/01/exercicio-respiratorio-diafragmatico.html

Ø  Encher uma garrafa pet ou de água mineral de 1L até ao meio. Sentado na cadeira na posição corrigida ou de pé, inspire ao máximo e com um canudo longo dentro da garrafa, sopre (de maneira que o ar passe só pelo canudo) fazendo bolhas com a agua. Por 6x pausa por 2min e repita mais 6x.

Observação: Deve-se realizar esta sequência por pelo menos três vezes (3x), por semana.

REFERÊNCIAS 

 BRAGA, Ima Aparecida; VALLE, Denise. Aedes aegypti: histórico do controle no Brasil. Epidemiol. Serv. Saúde, Brasília, v. 16, n. 2, p. 113-118, jun.  2007.   Disponível em<http://scielo.iec.gov.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679>. acessos em 12 maio 2020. 

HOSPITAL DE CLÍNICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO/ Ebserh.  Procedimento Operacional Padrão. Técnicas de Fisioterapia Respiratória em pacientes adultos. 2015, disponível em: http://www2.ebserh.gov.br/. Acesso em 11 mai de 2020

MACHADO, Alcyone Artioli. Infecção pelo vírus Influenza A (H1N1) de origem suína: como reconhecer, diagnosticar e prevenir. J. bras. pneumol. São Paulo, v. 35, n. 5, p. 464-469, May 2009.   Available fom <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-37132009000500013&lng=en&nrm=iso>. access on 12 May 2020.  

 RICARDO, José de Carvalho Mesquita Ayres. Epidemiologia, promoção da saúde e o paradoxo do risco. Rev. Bras. Epidemiol. Vol. 5, supl. 1, 2002, disponível em https://www.scielosp.org/article/rbepid/2002.v5suppl1/28-42/#ModalArticles acesso:12/05/2020

 https://www.hospitalsiriolibanes.org.br/coronavirus/Paginas/coronavirus.aspx. Acesso em 11/05/2020

 https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6101:covid19&Itemid=875. Acesso em 11/05/2020

 

       

 

 

Irmã Maria das Graças Souza, mnsg


Todos os Artigos

"A vida é missão"

"A vida é missão"

Temos a missão iluminar, abençoar, vivificar, levantar, curar, libertar (Papa Francisco).

leia mais
Deixar-se Plasmar pela força da Palavra de Jesus

Deixar-se Plasmar pela força da Palavra de Jesus

Somos conscientes de que existe dentro de nós, um clamor, uma sede, uma fome de algo muito maior e profundo, que é a presença de Deus.

leia mais
Tempo de Reinventar

Tempo de Reinventar

Não se trata de inventar um novo caminho e, sim, diante do cenário atual, compreender que é tempo de reinventar um novo jeito de caminhar.

leia mais
Vocação Religiosa Graciana

Vocação Religiosa Graciana

Vocação é um chamado de Deus e uma resposta pessoal.

leia mais
Desafios, expectativas e mudanças na educação em tempo de pandemia

Desafios, expectativas e mudanças na educação em tempo de pandemia

"O papel da escola é o da aprendizagem, a educação é papel dos pais"(Mario Cortella)

leia mais
Ser amigo é partilhar sonhos e esperanças

Ser amigo é partilhar sonhos e esperanças

A todos os amigos de nosso Instituto saudações e preces.

leia mais
A CURA

A CURA

" Existe cuidado sem cura, mas não existe cura sem cuidado."

leia mais
CONVERSÃO PASTORAL COMO REVITALIZAÇÃO DA FÉ CRISTÃ E O DESPERTAR PARA A MISSÃO.

CONVERSÃO PASTORAL COMO REVITALIZAÇÃO DA FÉ CRISTÃ E O DESPERTAR PARA A MISSÃO.

"Nenhuma comunidade se basta a si mesma."

leia mais
A mística do cotidiano, uma experiência autêntica de Deus

A mística do cotidiano, uma experiência autêntica de Deus

É na experiência humana, da vida do cotidiano que se encontra com Deus.

leia mais
Espiritualidade Cristã e a busca de sentido existencial em tempos de pandemia

Espiritualidade Cristã e a busca de sentido existencial em tempos de pandemia

Somos convidados a ressignificar, reinventar, e, mesmo que o sofrimento seja grande, ainda que confrontados com situações limites, é possível encontrar o significado para cada experiência.

leia mais
A Palavra que nos traz esperança

A Palavra que nos traz esperança

A meditação é um excelente caminho que nos ajuda a olhar pra dentro de nós mesmos.

leia mais
Em meio à aparente fraqueza surge a força maior, o Espírito Santo

Em meio à aparente fraqueza surge a força maior, o Espírito Santo

O Espírito Santo não tira os desafios da missão, Ele permanece sustentando e impulsionando nos.

leia mais
 Maria, Mãe e Mulher na história da humanidade de todos os tempos

Maria, Mãe e Mulher na história da humanidade de todos os tempos

Voltar o olhar para a Virgem Maria é contemplar a beleza do Ser Mulher e da graça do Ser Mãe.

leia mais
Prevenção - O melhor remédio

Prevenção - O melhor remédio

Invista na prevenção do que aterroriza a humanidade no momento: a COVID-19.

leia mais
Nenhuma pandemia vem de Deus

Nenhuma pandemia vem de Deus

Deus, em seu amor onipotente, não provoca, nem "permite", nem pode parar uma pandemia com um "passe de mágica".

leia mais
A Igreja e a pessoa integral

A Igreja e a pessoa integral

A Igreja e a pessoa integral em tempos de pandemia, missão da Igreja o cuidado social da pessoa que está inserida no meio social.

leia mais
O fechamento das Igrejas

O fechamento das Igrejas

Nos dias de vírus, para encontrar Deus não são necessárias igrejas e celebrações: o convite do biblista Maggi.

leia mais
Catequese de acordo com as idades

Catequese de acordo com as idades

A catequese é o processo de educação na fé para todas as idades.

leia mais
Caminhando

Caminhando

Estamos em constante caminhada. Alguns com passos lentos outros rápidos.

leia mais
Um encontro que transforma

Um encontro que transforma

"Deus nos pede tudo, mas nos dá Tudo", bastar abrir os olhos e acolher o coração para esta experiência que transforma.

leia mais
Solenidade do Sagrado Coração de Jesus - 8 de Junho

Solenidade do Sagrado Coração de Jesus - 8 de Junho

No Sagrado Coração de Jesus, contemplamos a expressão de todo o amor de Deus derramado sobre nós em seu Filho, Jesus.

leia mais
Seguimento

Seguimento

Hoje fala-se muito do seguimento de Jesus, mas em que este consiste?

leia mais
São Pedro e São Paulo, mensageiros do Evangelho no mundo inteiro.

São Pedro e São Paulo, mensageiros do Evangelho no mundo inteiro.

São Pedro e São Paulo são considerados os principais líderes da Igreja Cristã Primitiva.

leia mais
Padre Bruno, o amado Fundador

Padre Bruno, o amado Fundador

Conhecendo Pe. Bruno O Fundador das Irmãs Gracianas

leia mais
Salmo das Mães

Salmo das Mães

Neste dia Senhor, em teu altar coloco a minha vida e de todas as mães do mundo, que no cotidiano faz um Salmo de louvor a Ti.

leia mais
"O caminho de volta"

"O caminho de volta"

"Banhados em Cristo, somos uma nova criatura...

leia mais
Dançando para a Vida

Dançando para a Vida

A vocação se traduz em colocar nossos passos em conformidade com os passos do divino Mestre.

leia mais
Medalha Milagrosa de Nossa Senhora das Graças

Medalha Milagrosa de Nossa Senhora das Graças

Porque usamos a Medalha?

leia mais
O dia de finados

O dia de finados

Dia de rezarmos pelos nossos entes queridos.

leia mais
A missão de ser presença acolhedora onde Deus nos colocou

A missão de ser presença acolhedora onde Deus nos colocou

Missão Graciana em Costa Marques - Rondônia

leia mais
   Revelação: Palavra, Gestos e Sinais

Revelação: Palavra, Gestos e Sinais

A revelação como palavra, como encontro, como presença, como testemunho, como voz.

leia mais
 Mês da Bíblia 2017

Mês da Bíblia 2017

Estudo da 1ª Tessalonicenses- Anunciar o Evangelho e doar a própria vida! (cf. 1Ts 2,8).

leia mais
Família, braço amoroso de Deus

Família, braço amoroso de Deus

A família é um espaço sagrado de convivência, crescimento humano.

leia mais
QUEM? EU?

QUEM? EU?

Todos nós somos chamados a sermos santos e santas, essa é nossa principal vocação.

leia mais
Criação do universo e do ser humano

Criação do universo e do ser humano

Análise Bíblica acerca dos conteúdos da criação - Gênesis - capítulos 1-11.

leia mais
Aceitar Jesus

Aceitar Jesus

Aceitar Jesus seria apenas mudar de religião? Veja esta resposta?

leia mais
Irmãs Gracianas e Leigos(as) em Missão

Irmãs Gracianas e Leigos(as) em Missão

As Irmãs Gracianas de Ipanema juntamente com leigos(as) realizaram Visita Missionária.

leia mais
Compaixão Missionária

Compaixão Missionária

Poder falar da missão é realmente expressar algo muito próximo de nós.

leia mais
"RETIRE AS SANDALIAS"

"RETIRE AS SANDALIAS"

Uma leitura teológica do gesto de retirar as sandálias tão comum na cultura rondoniense.

leia mais
Fé

Questões referentes às consequências de uma fé que não é pautada no essencial.

leia mais
 História da Campanha da Fraternidade

História da Campanha da Fraternidade

Neste ano o tema é: " Fraternidade, biomas brasileiros e defesa da vida"

leia mais
 A TORRE DE BABEL

A TORRE DE BABEL

Entenda de que realmente fala o texto bíblico da Torre de Babel.

leia mais
 Graça na saudação Paulina

Graça na saudação Paulina

Compreenda qual é o sentido que Paulo dá à "graça" quando ele a usa em suas saudações.

leia mais
Encarnação

Encarnação

A visita divina no Novo Testamento acontece de forma mais intensa e pessoal, em uma criança frágil.

leia mais
A Fé

A Fé

Questões referentes á uma fé que não é pautada no que é essencial.

leia mais
Medianeira de todas as Graças

Medianeira de todas as Graças

Conheça um pouco da devoção a Nossa Senhora das Graças.

leia mais
Todos os Santos

Todos os Santos

Em comunhão com nossos irmãos que já partiram e deixaram exemplos de vida Cristã.

leia mais
Deus  e a  humanidade

Deus e a humanidade

Entre Deus e a humanidade, existe uma relação de amizade.

leia mais
O evangelizador itinerante ou adormecido

O evangelizador itinerante ou adormecido

Devemos fazer de nossos ambientes um espaço para o anúncio do evangelho.

leia mais
O ARCO-ÍRIS ENFEITIÇADOR

O ARCO-ÍRIS ENFEITIÇADOR

Não era um simples arco-íris como os outros. Este era diferente, encantador, exuberante.

leia mais
Conjugar o verbo AMAR: eis o desafio!

Conjugar o verbo AMAR: eis o desafio!

É no amar e no ser amado, que vamos nos encantando pelo amor e no amor;

leia mais
Bíblia, biblioteca de Deus e da humanidade:

Bíblia, biblioteca de Deus e da humanidade:

Bíblia, vem de uma palavra grega e significa "Livros".

leia mais
Oração e Vocação

Oração e Vocação

Assumir a vocação é um grande desafio.

leia mais
Animação Vocacional

Animação Vocacional

O Serviço de animação Vocacional existe para animar e promover as vocações na Igreja.

leia mais
Nossa Senhora das Graças da Medalha Milagrosa

Nossa Senhora das Graças da Medalha Milagrosa

A Virgem Maria desde a sua concepção é a cheia de graça.

leia mais
Importância da Vivência em Comunidade

Importância da Vivência em Comunidade

Refletir a atuação da comunidade na vida do educando.

leia mais
Um tempo litúrgico a nos preparar para as Alegrias Pascais..Quaresma

Um tempo litúrgico a nos preparar para as Alegrias Pascais..Quaresma

A quaresma é um tempo forte para nossa conversão:

leia mais
Porque você demorou

Porque você demorou

Demoramos a entender que nascemos para amar.

leia mais
São José

São José

A Bíblia pouco nos fala dele, mas é certo que José sempre esteve ao lado de Maria e de Jesus.

leia mais
Maria, mãe da Misericórdia

Maria, mãe da Misericórdia

Papa Francisco nos pede que aumente o nosso amor e confiança à Mãe de misericórdia.

leia mais
Vocação Missionária

Vocação Missionária

A Vocação Missionária tem suas raízes no próprio Batismo.

leia mais
Maria na Vida da Igreja

Maria na Vida da Igreja

Reconhece-se em Maria a Mãe de Jesus, a mãe da Igreja, a toda santa ....

leia mais
Missão ontem e hoje

Missão ontem e hoje

O horizonte da missão é imenso e requer muita audácia e coragem para abraçá-lo.

leia mais
Ser pobre junto aos pobres

Ser pobre junto aos pobres

A missão é exigente, mas é muito gratificante....

leia mais

Instituto Nossa Senhora das Graças

Irmãs Gracianas

Por Maria tudo ao Salvador!

FAÇA SEU PEDIDO DE ORAÇÃO

Copyrights © MMXVI Irmãs Gracianas | Produzido e Hospedado por Actio Comunicação | Template by W3layouts | Acessar webmail