São Pedro e São Paulo, mensageiros do Evangelho no mundo inteiro.
São Pedro e São Paulo, mensageiros do Evangelho no mundo inteiro.
São Pedro e São Paulo são considerados os cabeças dos apóstolos por terem sido os principais líderes da Igreja Cristã Primitiva, tanto por uma fé e pregação, como pelo ardor e zelo missionário. Depois da Virgem Santíssima e de São João Batista, Pedro e Paulo são os santos que tem mais datas comemorativas no ano litúrgico. Além do tradicional 29 de Junho, há 25 de Janeiro, se celebra a conversão de Paulo; 22 de Fevereiro, festa da Cátedra de São Pedro; e 18 de Novembro, dedicação das basílicas de São Pedro e São Paulo.
Conhecendo um pouco de suas histórias:
São Pedro era de Betsaida, na Galileia, seu nome original não era Pedro, mas Simão; Jesus Cristo muda seu nome para Cefas, que em aramaico significa "pedra", "rocha".Na interpretação da Igreja Católica a razão par Jesus ter mudado o nome do apóstolo bem como seu significado na citação bíblica: "Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e o poder da morte nunca poderá vencê-la (Mt 16,18). Jesus estava comparando Simão a uma rocha. Desta maneira, Cristo seria o fundador da Igreja Católica e Pedro seria considerado o `Príncipe dos Apóstolos´.
Pedro era um homem extrovertido, simples, falava sem pensar, mas era acostumado com as dificuldades do dia a dia de sua profissão. Após três anos seguindo Jesus e ter recebido o Espírito Santo em Pentecoste, Pedro se torna um grande líder, um apóstolo, era um evangelizador por todos os lugares que passava, ele assumiu as chaves da Igreja e seus sucessores, os Papas, são continuadores de sua autoridade e de sua missão dada pelo próprio Jesus Cristo.
São Paulo era natural de Tarso, seu nome antes da conversão era Saulo ou Saul. Era severo perseguidor dos cristãos; aprovou o martírio de Santo Estevão, mas se converteu quando o próprio Jesus Cristo lhe apareceu na estrada de Jerusalém para Damasco.
Tornou-se um grande missionário e doutrinador, fundando muitas comunidades. De perseguidor passou a ser perseguido, sofreu muito pela fé e foi coroado com o martírio, foi decapitado. Escreveu treze Epístolas e ficou conhecido como o "Apóstolo dos Gentios". Sigamos os exemplos desses dois grandes apóstolos de Jesus Cristo.
Oração de São Pedro:
Glorioso São Pedro, creio que vós sois o fundamento da Igreja, o pastor universal de todos os fiéis, o depositário das chaves do céu, o verdadeiro vigário de Jesus Cristo, eu me glorio de ser vossa ovelha, vosso súdito e filho. Uma graça vos peço com toda a minha alma; guardai-me sempre unido a vós e fazei que antes me seja arrancado do peito meu coração do que o amor e a plena submissão que vos devo nos vossos sucessores, os pontífices romanos. Viva e morra como filho vosso e filho da Santa Igreja Católica Apostólica Romana. Assim seja.
Ó glorioso São Pedro, rogai por nós que recorremos a vós. Amém.
Ir. Consolação Padovani, mnsg