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   Revelação: Palavra, Gestos e Sinais

Revelação: Palavra, Gestos e Sinais

Núcleo central: revelação como palavra, como encontro, como presença, como testemunho, como voz.

Revelação como palavra: A palavra torna-se uma categoria fundamental para expressar a Revelação de Deus. O falar de Deus é um falar pessoal. O Deus da Bíblia é um Deus que fala e a fé bíblica é a fé nesta palavra de Deus. O homem de fé é alguém que escuta. O povo deve obediência de fé a esta palavra. Ela inspira e dirige os passos do povo. Segundo Fisichella: "a própria Torah é pensada e interpretada como "palavras" que vem da Aliança; mais ainda, toda a lei será denominada como a "palavra"". Cristo é o Verbo de Deus sob a forma humana. A palavra de Jesus Cristo não é uma ideia sobre Deus, mas é "a palavra que o próprio Deus anunciou por Cristo. O Evangelho é palavra de salvação e redenção anunciada pelo próprio Cristo" (SCHILLEBEECKX, 1968). Revelação é palavra e também testemunho. Jesus alerta para essas duas dimensões quando fala que às palavras devem corresponder ações que permite discriminar quais são os verdadeiros discípulos.

Revelação como testemunho: o cristão é uma testemunha da verdade. O testemunho torna-se um conceito fundamental para o conhecimento. Cada ser humano que busca a verdade, no fundo, é uma testemunha. O diálogo é algo fundamental para que o homem possa encontrar a verdade. Deus ao revelar-se não só fala, mas realiza o que fala. O dinamismo de relação entre palavra e gesto constitui a essência da fé cristã. "O importante é o que Deus, faz, fez e fará segundo suas promessas. Promessa e realização constituem o dinamismo desse tempo de tríplice dimensão" (Latourelle (1981).

Revelação como encontro: A dinâmica comunicativa supõe sempre que haja uma pessoa que fala e um tu que escuta e acolhe a palavra proveniente do outro. O encontro se dá na relação de respeito, reciprocidade e intimidade. Os encontros narrados nos evangelhos são paradigmáticos porque neles podemos intuir quem é o Deus revelado em Jesus. Ali, sobretudo, aparece a melhor definição de Deus que é misericórdia e amor.

Revelação como presença: revelação como Presença humana realizada na história e na carne é o cumprimento da realidade professada pelo povo de Israel em Dt. 26,5-9. Essa presença de Deus se dá em diferentes etapas da história da Salvação. Segundo a Dei Verbum, a compreensão da Revelação divina como presença de Deus de modo pessoal se realiza de forma absoluta e plena  pela morte e ressurreição gloriosa de Jesus. O Senhor ressuscitado ficará conosco até o fim dos tempos conforme o texto de Mt 28,20. "Ao dar-nos, como o fez, seu Filho que é sua única Palavra - pois não há em absoluto outra -, ele nos disse e revelou todas as coisas numa única vez por essa Palavra única e nada mais tem a falar" (Ap 21,3).

Revelação como voz: mistério de Deus dentro do movimento da vida. De acordo com os teólogos Lorizio (1999) e Gaburro (2005) no evento da revelação tal voz permite ao homem viver constantemente aberto ao mistério que o interpela e o chama a responder partindo da experiência. Na experiência do povo de Israel a voz de Deus interpela e espera um ouvido que acolha. É na escuta que Deus e o homem se encontram. De um lado encontra-se Deus, ele aparece prestando atenção e ouvindo o clamor do povo. E, da outra parte, o homem. A escuta do ser humano em relação a Deus se reflete na recusa em adorar outros deuses ou seguir a voz de outros ídolos. Para entender o livro - a Palavra de Deus - é necessário entender a Voz que ali fala. A Bíblia não é apenas um livro para ser lido, mas é um livro para ser escutado. Segundo a perspectiva da voz até o silêncio deve ser considerado. Segundo Gaburro (2005, p. 356) a revelação é autêntica se é sustentada pelo silêncio, porque Deus ao fazer-se carne em Jesus entra no silêncio do homem e, assim, lhe dá voz.

A noção da revelação como auto- manifestação de um ser, e de um ser livre e original, somos conduzidos a pensar na relação existente entre o dado revelado e a fé. Pois a realidade
que se manifesta dessa maneira, só pode ser conhecida por meio de sinais. O sinal é uma realidade sensível, material que se torna um ponto de referência que nos remete aquela realidade misteriosa que é toda a pessoa humana.

Na revelação estão presentes três . A criação - o mundo é sinal de algo maiorA existência humana é sinal. Os sinais cristãos históricos como: a existência humana de Cristo; e a existência do povo de Deus: a Igreja. A revelação nos faz pensar. A revelação só pode acontecer na medida da gratuidade do homem. Elementos essenciais da revelação: fenômeno religioso da palavra - escrita e oral (o texto sagrado); Atenção aos gestos que nos remetem ao evento histórico; Dimensão do sinal como realidade concreta que nos conduz a um significado, mostrando assim a dinâmica do escondido-desvelado. Jesus é a Palavra (lógos-sárx). Ele mesmo é o gesto supremo da bondade de Deus. Ele é o canal, "o mediador" da revelação no Novo Testamento. Ele manifesta que foi enviado pelo Pai por meio de sinais, milagres e, de modo especial, Jesus mesmo torna-se o sinal ao ser colocado no lenho da cruz.

 

Referência:

FERNANDES, M. L. Teologia da Revelação. Batatais: Claretiano, 2013.

 

 


Ir. Zeli


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