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 A TORRE DE BABEL

A TORRE DE BABEL

Todo o mundo falava a mesma língua. Ao emigrarem para o vale de Senaar, os homens decidiram construir uma cidade e uma torre que penetrasse o céu com o objetivo de manterem-se unidos e darem a si um nome. Porém, Deus, ao ver esta construção, os confundiu; eles não mais se entenderam, pois começaram a falar línguas diferentes, cessaram a construção da cidade e se dispersaram sobre a terra.

Babel significa a porta dos deuses. No Gênesis o nome hebraico balal (babel) significa confundir."Babel, capital do Império Babilônico, era uma cidade-estado extremamente rica e poderosa. Era um centro político, militar, cultural e econômico do mundo antigo. Tal e qual como cidades como Nova York e Paris, nos dias atuais, ela recebia um grande número de imigrantes de diversas nacionalidades, cada qual falando um idioma diferente"(MESTERS, 1995, p. 24). É aqui que acontece esta narrativa. Era também comum na Mesopotâmia a construção dos zigurates, grandes templos para os deuses se abrigarem ao vir ao encontro da humanidade.

Este mito apresenta uma situação de domínio e exploração. Os homens queriam ocupar o lugar de Deus, portanto cada um quer falar a sua própria linguagem egoística não compreendendo o outro (MESTERS, 1995). Também apresenta "a aspiração do homem de alcançar coisas altas demais, de seu desejo de ultrapassar a medida humana [...] descreve a passagem da humanidade de uma vida nômade para uma vida sedentária, querendo garantir sua unidade original pela fundação de uma cidade." (BORN, 1987, p. 1519)

Portanto, neste mito da Torre e, simultaneamente, da cidade de Babel, destaca-se o orgulho humano, a dominação e exploração sobre os outros, a emigração do campo para a cidade. Estes aspectos caracterizam o estilo de vida que desvaloriza o outro e, consequentemente, surgem os problemas da urbanização, sobretudo a pobreza e a marginalização, e é claro que esta situação é contrária ao projeto de Deus, por isso Ele intervém provocando confusão entre os construtores e, consequentemente, dispersão pela terra.

Hoje, poderíamos dizer que a Torre de Babel é a globalização, onde a pluralidade e a diversidade não contam; onde as multinacionais monopolizam o comércio, onde as bolsas de valores sofrem "sentimentos humanos" e determinam a vida econômica de um país. Países que se consideram Primeiro Mundo tentam manter e controlar os outros. Os grandes latifundiários e empresários são os que possuem os poderes econômicos, políticos e até judiciários. O poder e o ter, sinais de prestígio, são frutos de uma mentalidade globalizada e capitalista, onde o ser humano é reconhecido e posicionado pela posse e pelo poder. Por isso, talvez, a busca contínua da maioria das pessoas seja a conquista de poder em seus vários âmbitos: cognitivo/científico, eclesiástico/religioso, político, profissional, familiar e outros. Ter poder é uma forma de auto afirmar-se e ser reconhecido como ser existencial, sentir-se um semideus, alguém poderoso.

Nesta realidade atual, a vida religiosa, verdadeiramente profética, é o instrumento que Deus utiliza para confundir os poderosos e infundir esperança nos pobres e marginalizados. Religiosos conhecidos ou que viveram no anonimato, tais como: Madre Tereza de Calcutá, Ir. Dulce, Dom Luciano Mendes de Almeida, Pe. Bruno Konrad List, Ir. Rosa da Silveira Costa... pela sua vida despojada e vivida com simplicidade e alegria no serviço aos mais necessitados, pautada no ensinamento de Jesus: "Sabeis que aqueles que vemos governar as nações as dominam, e os seus grandes as tiranizam. Entre vós não será assim: ao contrário, aquele que quiser ser o grande, seja o vosso servidor, aquele que quiser ser o primeiro dentre vós, seja o servo de todos" (Mc 10, 42-44), lembram que o sentido da vida, a autoridade/poder e a comunhão com Deus residem no despojamento e no desapego. Lembro-me do Prof. Antônio Fonseca, reitor do Centro Universitário de Caratinga, em seu discurso no dia da bênção do Mosteiro São José e Nossa Senhora do Rosário em Caratinga: "Durante a construção do Mosteiro, vi a simplicidade e o contentamento das Irmãs com tão pouco, somente com o mínimo necessário para sobreviver. Elas nos ensinam a viver com simplicidade e a ter somente o necessário". O voto de pobreza assusta a muitos, mas quando bem vivido desperta nas pessoas admiração e reflexão, o mesmo vale para a obediência.

Obediência, que significa ouvir Deus, quebra o nosso orgulho de fazer o que desejamos e do nosso jeito. A obediência enquanto escuta, diálogo e partilha nos ajuda a viver na humilde e na entrega total à vontade de Deus. Isto contrapõe-se ao desejo de construção da Torre de Babel, a manifestação do poder e do querer igualar-se a Deus. O verdadeiro obediente não ousará construir uma torre para chegar a Deus e nem para deixar seu nome gravado. Acredito que os religiosos proféticos citados acima, jamais tiveram pretensão e ambição de deixar seus nomes eternizados, porém sua prática desinteressada os mantêm vivos em nossa consciência e admirados por cristãos e não-cristãos, e até despertam em outros a vivência de um carisma.

A Torre de Babel significa ter, poder, status, porém eles não satisfazem o ser humano; ele não encontra o sentido da vida, o estar verdadeiramente em comunhão com Deus. Considerar-se o menor e o dependente de Deus, o servidor de seus irmãos, o ajudará a encontrar o sentido profundo de sua vida.

 BORN, A. Van Den. Dicionário Enciclopédico da Bíblia. 4ed. Vozes, Petropólis, 1987.

MESTERS, Carlos. Curso Bíblico 1. Centro de Capacitação da Juventude, S.P.4ed, 1995.


Ir. Ediana de Souza Soares


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