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 Graça na saudação Paulina

Graça na saudação Paulina

 A expressão graça, traduzida do grego cháris, fundamenta e solidifica todos os escritos paulinos. Do começo ao fim das cartas paulinas, supõe-se que ela é usada com sentidos diferentes, tais como: ação escatológica de Deus em Jesus Cristo; Deus que age de acordo com seu próprio caráter e sua própria existência; sinônimo do poder de Deus; resposta humana de gratidão a Deus. Porém procuro compreender qual é o sentido que Paulo dá à "graça" quando ele a usa em suas saudações.

Inicialmente, convém lembrar que cháris (graça) pode significar graciosidade, amabilidade, favor, graças, gratidão, beleza, agradecimento, deleite, bondade, serviço prestado, benefício. A raiz grega, char, indica coisas que produzem bem-estar. Cháris é usada para designar a atitude dos deuses e também a dos seres humanos. Sendo um termo da cultura grega, expressa esses conceitos gregos, e também as causas físicas da dádiva benevolente, o encanto e a atração, como são apresentadas na mitologia, em que Cháris é a esposa, belíssima, de Heféstion.

Normalmente à "graça" Paulo acrescenta "paz", que no contexto hebraico significa shalom, que também está relacionada a bem-estar. Alguns estudiosos concordam que Paulo, usa de propósito as expressões das saudações grega e hebraica, daí subtendendo-se o reconhecimento sobre o caráter misto da Igreja nascente, seguidora de Jesus Cristo, que na concepção paulina é inclusiva, acolhe a todos. Porém, parece que Paulo substitui a saudação usual grega chairein (saudações) por cháris (graça) que é rica em significado teológico, talvez já manifestando a característica própria de sua missão que é a evangelização dos gentios. Pode significar também, a unidade e comunhão de todos que acreditam no único Pai e no único Senhor.

Na teologia paulina, cháris busca conciliar os conceitos hebraicos hen (favor) e heset (fidelidade, compromisso duradouro) presentes no Antigo Testamento, mas sempre deixando evidente que recebemos de Deus a "graça" de forma superabundante, plena, supérflua e nunca podemos retribuir, podemos apenas agradecer e deixar a cháris recebida manifestar-se em charisma (carisma), que é um presente para a comunidade, que é colocada a serviço do bem comum. Este sentido básico de favor e não de merecimento, caracteriza a relação unilateral entre Deus e o ser humano. A graça é compreendida como salvação e, também, como construção da comunidade.

A partir dessa ideia, podemos aceitar que o sentido de graça proposto por Paulo em suas saudações é o mesmo presente em todos os seus escritos. Ao empregar o termo graça nas saudações iniciais (Rm 1, 7; 1Cor 1, 3; 2Cor 1, 2; Gl 1, 3; Fl 1, 2; 1Ts 1, 1; Fm 3) e finais (Rm 15, 33; 1Cor 16, 23; 2Cor 13, 13; Gl 6, 18; Fl 4, 23; 1Ts 5, 28; Fm 25) de suas cartas, supõe-se que Paulo tinha a pretensão de que seus escritos fossem considerados, do começo ao fim, dentro da perspectiva da graça divina. Paulo, além de apresentar a graça como um desejo de boa vontade a respeito da salvação, a utiliza como nomeação da graça de Cristo.

Poderíamos dizer que, procurando interpretar o entendimento de Paulo, concluímos que para ele a graça prometida e já concedida tende para um aperfeiçoamento, ou seja, para a nova relação e os frutos trazidos por ela que são objeto de um desejo, por isso em suas saudações ele o formula acrescentando ao desejo judeu shalom, este desejo grego cháris, que ao mesmo tempo está carregado de conotações cristãs.

Tanto cháris e shalom se referem a coisas boas, a bem-estar. Estes termos gregos e hebraicos expressam o conteúdo de uma saudação cristã, que é usada não só por Paulo, mas também por outros membros das comunidades cristãs como atestam outras cartas não-paulinas da comunidade primitiva, mas que provavelmente são das comunidades de herança paulina (1Pd 1, 2; 2Pd 1, 2; 2Jo 3). Graça e paz são também consideradas votos litúrgicos.

Cháris, a partir da teologia cristã refere-se ao processo de salvação, que é iniciativa de Deus. Está ligada à ágape. Graça é o próprio Deus ou Cristo. A graça é uma ação totalmente generosa de Deus e não merecida pelo ser humano. É a essência do ato salvífico de Deus realizado em Jesus Cristo ou as bênçãos messiânicas concedidas em Cristo.

 

BIBLIOGRAFIAS CONSULTADAS

BERGANTE, Dianne, CSA; KARRIS, Robert J., OFM (org.) Comentário Bíblico. Vol. III. São Paulo, Brasil, Edições Loyola, 1999. 6ª edição: junho de 2012.

 

BÍBLIA. Português. Bíblia Jerusalém. 4ª impressão. São Paulo, Paulus, 2006

 

DUNN, James D. G. A Teologia do Apóstolo Paulo. Tradução Edwino Royer. São Paulo, Paulus, 2003.

 

ESSER, H. Dicionário Internacional de Teologia do Novo Testamento. Vol. II. São Paulo, SP, Sociedade Religiosa Edições Nova Vida, 1989.

 

HAWWTHORNE, Geral F.; MARTIN, Ralph P.; REID, Daniel G. Dicionário de Paulo e suas cartas. São Paulo, Brasil, Edições Loyola, 2008.

 

MCKENZIE, John L. Dicionário Bíblico. Tradução Álvaro da Cunha. São Paulo, Ed. Paulinas, 1983. Paulus, 4ª Ed, 1984.

 

MONLOUBOU, L; BUIT, F. M. Du. Dicionário Bíblico Universal. Petrópolis, RJ, Vozes; Aparecida, SP, Editora Santuário, 1996.

 


Ir. Ediana de Souza Soares


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