Home >> Artigos
Em meio à aparente fraqueza surge a força maior, o Espírito Santo

Em meio à aparente fraqueza surge a força maior, o Espírito Santo

"Envia teu Espírito, Senhor, e renova a face da terra" (Sl 104,30). Como é grandioso e louvável depararmos com a fé e a esperança que brotam dos corações confiantes na presença da força divina. Esse tempo da novena ao Espírito Santo é um momento todo particular de oração, invocação, súplicas, força, presença... E este ano de 2020 tem algo muito próprio do momento em que estamos vivenciando com essa pandemia onde muitos gostariam de ir até à igreja para fazer a sua novena. E como é bonito vermos o empenho dos cristãos (Leigos, Padres, Religiosas (os)...) nos meios de comunicação testemunhando e alimentando essa presença forte, atual e atuante do Espírito Santo em nosso meio.

Dizemos que o Espírito Santo é o santificador, é aquele que nos conduz, é força impulsionadora e transformadora, é a comunhão e o amor entre o Pai e o Filho, a segunda pessoa da santíssima Trindade. Age com o Pai e o Filho, desde a criação do mundo (Gn 1,26; CIC 685 e 686). Nos assiste constantemente. O que se renova é a nossa abertura, a nossa acolhida. Como disse São João Paulo II, na homilia do dia 25 de maio de 1980: "Cada lugar onde se reúnem os discípulos do Senhor é um prolongamento do primitivo cenáculo". E os cristãos iniciaram suas celebrações, liturgias nas casas. E hoje, com esse vírus da pandemia, é tão emocionante e revigoroso ver as famílias reunidas, em torno de um altarzinho em suas casas nesse fervor, celebrando o que é de mais belo e encantador em nossa religião: Deus que se aproxima do ser humano, vem até nós, que se faz presente, atual e atuante em nosso meio, em nossa vida, no nosso interior (Mt 28,20; 18,20; Jo 1,14).

O Espírito Santo veio para nós sem rosto humano, se manifestou mediante símbolos. Evitando apresentar-se com semblante humano, o Espírito Santo nos ajuda a compreender que Deus está muito acima de todos os aspectos possíveis para nossa imaginação. Então, superando todas as aparências humanas, nos introduz na profundidade de Deus. Deus é muito mais, maior e melhor do que imaginamos, falamos, ouvimos e lemos. Os símbolos nos ajudam muito na assimilação sobre o Espírito Santo:

Ø  Sopro: o próprio nome já indica, "pneuma", "Ruah": sopro, vento, ar. Gn 1,2; Ez 37,9; Jo 3,8; 20,22; At 2,2. Tal como o vento, o Espírito atua imprevisível e invisivelmente, porém, são percebidos seus efeitos. Mexe com os apóstolos e conosco, hoje. O vento tira tudo do lugar, espalha... O Espírito Santo `espalhou´ os apóstolos e cristãos para toda parte da terra. O Espírito Santo os desinstalou, encorajando e sustentando-os na expansão da missão de Jesus Cristo. É uma experiência profética e missionária. É uma experiência que eu participo, sinto dentro de mim. É invisível, não dá para ver, mas não sou capaz de viver sem ele. Está dentro de mim, me envolve, e faz a vida em mim.

 

Ø  Água: é o significativo da ação do Espírito Santo no Batismo, sinal da vida nova. Em João 3,5-8, Jesus fala com Nicodemos do novo nascimento da água e do Espírito. A gente não vê, mas, algo acontece: o Espírito mora em nós.

E, assim, por diante, temos uma imensidade de símbolos que não cabe contemplá-los todos nesse momento.

É o Espírito Santo que encorajou os apóstolos e os primeiros cristãos a sair de si mesmos e dar o verdadeiro testemunho (martírio, entrega total) de Jesus Cristo, o verdadeiro "caminho, verdade e vida" (Lc 24,49; Jo 14,6; At 1,8; 2,1-4). Hoje, sobretudo, nesse momento de pandemia, é o mesmo Espírito Santo que nos desinstala novamente a "sairmos", não de nossas casas, mas, de nosso jeito de ver e conceber o que está se passando em nosso meio, em nossa realidade de Brasil, Estado e mundo... os interesses e jogo político que está por trás de todas as pandemias, principalmente, do coronavírus. Que no meio de tantas vidas ceifadas, dores, doenças, desafios, decepções, sofrimentos... possamos experimentar a força, a presença e a ação maior que nos sustenta e nos encoraja (At 19,1-6; 5,41; Jo 14,16-26).

O Espírito Santo não tira os desafios da missão, mas, Ele permanece sustentando e impulsionando os cristãos (At 5,32-33). Como disse o papa Francisco: "Não se trata de uma fórmula mágica, que faça desaparecer os problemas, que salta por cima do sofrimento e da morte, mas atravessa-os abrindo uma estrada no abismo, transformando o mal em bem: marca exclusiva do poder de Deus" (Mensagem Urbi e orbi, 12/04/2020). Como irmãos e irmãs, que somos, imploremos juntos ao nosso Pai celestial: "Enviai o vosso Espírito e renovai a face da terra" (Sl 104,30).

E o papa Francisco ainda nos convida a voltar o nosso olhar a Maria: "Olhar para Maria, Saúde do Povo e Estrela do Mar Tempestuoso e pedir-lhe que nos ensine a dizer Sim todos os dias e estar disponível, de forma concreta e generosa".

E o Catecismo da Igreja Católica nos indica essa relação profunda e íntima do Espírito Santo e Maria na vida da Igreja e do povo. Maria foi capaz de deixar-se plasmar pelo Espírito Santo abrindo-se totalmente à sua ação. "Por Maria o Espírito Santo começa a pôr em comunhão com Cristo os homens, objetos do amor benevolente de Deus, e os humildes são sempre os primeiros a recebê-lo" (CIC 722. 725). Maria foi presença na vida de Jesus e também dos apóstolos, acompanhando e alimentando com sua ternura e tenacidade de Mãe. E o domingo de Pentecostes, desse ano de 2020, será no dia 31 de maio, dia da Visitação de Maria a Isabel e encerramento do "mês de Maria". Para cada família, festejar o Espírito Santo e Maria em sua casa (encerrando a novena ao Espírito Santo e o mês de maio), proponho aqui, um canto para coroarmos Maria com a melodia do canto ao Espírito Santo, para comunhão, adaptado por Joana, de Conceição de Ipanema.

01.  Senhor, vem dar-nos, Sabedoria pra igual Maria doar a vida. Ao nosso irmão necessitado, que ao nosso lado quer acolhida.

Refrão: Dai-nos, Senhor, esses dons, essa luz./ Pra igual Maria servirmos Jesus (Bis).

02.  Senhor, vem dar-nos, Entendimento pra igual Maria o Sim responder./ No dia a dia de nossa vida, com o Evangelho comprometer.

03.  Senhor, vem dar-nos divina Ciência, pra igual Maria acreditar./ Na Palavra de Deus, que se fez carne. Desceu do céu pra nos salvar.

04.  Senhor, vem dar-nos, o teu Conselho pra igual Maria saber guardar./ No coração o próprio Cristo, que de Deus Pai quer nos falar.

05.  Senhor, vem dar-nos, a Fortaleza pra igual Maria seguir Jesus./ Desde o seu seio, na adolescência e o acompanhaste até a cruz.

06.  Senhor, vem dar-nos, filial Piedade pra igual Maria servir e amar./ Quando às pressas subiu montanhas, pra Isabel ir visitar.

07.   Senhor, vem dar-nos, Temor Sublime pra igual Maria amar a Deus./ Quando ao anjo ela pergunta: `Como serei mãe de Jesus´?

 

 

Irmã Raquel Fialho, mnsg


Todos os Artigos

Em meio à aparente fraqueza surge a força maior, o Espírito Santo

Em meio à aparente fraqueza surge a força maior, o Espírito Santo

O Espírito Santo não tira os desafios da missão, Ele permanece sustentando e impulsionando nos.

leia mais
 Maria, Mãe e Mulher na história da humanidade de todos os tempos

Maria, Mãe e Mulher na história da humanidade de todos os tempos

Voltar o olhar para a Virgem Maria é contemplar a beleza do Ser Mulher e da graça do Ser Mãe.

leia mais
Prevenção - O melhor remédio

Prevenção - O melhor remédio

Invista na prevenção do que aterroriza a humanidade no momento: a COVID-19.

leia mais
Nenhuma pandemia vem de Deus

Nenhuma pandemia vem de Deus

Deus, em seu amor onipotente, não provoca, nem "permite", nem pode parar uma pandemia com um "passe de mágica".

leia mais
A Igreja e a pessoa integral

A Igreja e a pessoa integral

A Igreja e a pessoa integral em tempos de pandemia, missão da Igreja o cuidado social da pessoa que está inserida no meio social.

leia mais
O fechamento das Igrejas

O fechamento das Igrejas

Nos dias de vírus, para encontrar Deus não são necessárias igrejas e celebrações: o convite do biblista Maggi.

leia mais
Catequese de acordo com as idades

Catequese de acordo com as idades

A catequese é o processo de educação na fé para todas as idades.

leia mais
Caminhando

Caminhando

Estamos em constante caminhada. Alguns com passos lentos outros rápidos.

leia mais
Um encontro que transforma

Um encontro que transforma

"Deus nos pede tudo, mas nos dá Tudo", bastar abrir os olhos e acolher o coração para esta experiência que transforma.

leia mais
Solenidade do Sagrado Coração de Jesus - 8 de Junho

Solenidade do Sagrado Coração de Jesus - 8 de Junho

No Sagrado Coração de Jesus, contemplamos a expressão de todo o amor de Deus derramado sobre nós em seu Filho, Jesus.

leia mais
Seguimento

Seguimento

Hoje fala-se muito do seguimento de Jesus, mas em que este consiste?

leia mais
São Pedro e São Paulo, mensageiros do Evangelho no mundo inteiro.

São Pedro e São Paulo, mensageiros do Evangelho no mundo inteiro.

São Pedro e São Paulo são considerados os principais líderes da Igreja Cristã Primitiva.

leia mais
Padre Bruno, o amado Fundador

Padre Bruno, o amado Fundador

Conhecendo Pe. Bruno O Fundador das Irmãs Gracianas

leia mais
Salmo das Mães

Salmo das Mães

Neste dia Senhor, em teu altar coloco a minha vida e de todas as mães do mundo, que no cotidiano faz um Salmo de louvor a Ti.

leia mais
"O caminho de volta"

"O caminho de volta"

"Banhados em Cristo, somos uma nova criatura...

leia mais
Dançando para a Vida

Dançando para a Vida

A vocação se traduz em colocar nossos passos em conformidade com os passos do divino Mestre.

leia mais
Medalha Milagrosa de Nossa Senhora das Graças

Medalha Milagrosa de Nossa Senhora das Graças

Porque usamos a Medalha?

leia mais
O dia de finados

O dia de finados

Dia de rezarmos pelos nossos entes queridos.

leia mais
A missão de ser presença acolhedora onde Deus nos colocou

A missão de ser presença acolhedora onde Deus nos colocou

Missão Graciana em Costa Marques - Rondônia

leia mais
   Revelação: Palavra, Gestos e Sinais

Revelação: Palavra, Gestos e Sinais

A revelação como palavra, como encontro, como presença, como testemunho, como voz.

leia mais
 Mês da Bíblia 2017

Mês da Bíblia 2017

Estudo da 1ª Tessalonicenses- Anunciar o Evangelho e doar a própria vida! (cf. 1Ts 2,8).

leia mais
Família, braço amoroso de Deus

Família, braço amoroso de Deus

A família é um espaço sagrado de convivência, crescimento humano.

leia mais
QUEM? EU?

QUEM? EU?

Todos nós somos chamados a sermos santos e santas, essa é nossa principal vocação.

leia mais
Criação do universo e do ser humano

Criação do universo e do ser humano

Análise Bíblica acerca dos conteúdos da criação - Gênesis - capítulos 1-11.

leia mais
Aceitar Jesus

Aceitar Jesus

Aceitar Jesus seria apenas mudar de religião? Veja esta resposta?

leia mais
Irmãs Gracianas e Leigos(as) em Missão

Irmãs Gracianas e Leigos(as) em Missão

As Irmãs Gracianas de Ipanema juntamente com leigos(as) realizaram Visita Missionária.

leia mais
Compaixão Missionária

Compaixão Missionária

Poder falar da missão é realmente expressar algo muito próximo de nós.

leia mais
"RETIRE AS SANDALIAS"

"RETIRE AS SANDALIAS"

Uma leitura teológica do gesto de retirar as sandálias tão comum na cultura rondoniense.

leia mais
Fé

Questões referentes às consequências de uma fé que não é pautada no essencial.

leia mais
 História da Campanha da Fraternidade

História da Campanha da Fraternidade

Neste ano o tema é: " Fraternidade, biomas brasileiros e defesa da vida"

leia mais
 A TORRE DE BABEL

A TORRE DE BABEL

Entenda de que realmente fala o texto bíblico da Torre de Babel.

leia mais
 Graça na saudação Paulina

Graça na saudação Paulina

Compreenda qual é o sentido que Paulo dá à "graça" quando ele a usa em suas saudações.

leia mais
Encarnação

Encarnação

A visita divina no Novo Testamento acontece de forma mais intensa e pessoal, em uma criança frágil.

leia mais
A Fé

A Fé

Questões referentes á uma fé que não é pautada no que é essencial.

leia mais
Medianeira de todas as Graças

Medianeira de todas as Graças

Conheça um pouco da devoção a Nossa Senhora das Graças.

leia mais
Todos os Santos

Todos os Santos

Em comunhão com nossos irmãos que já partiram e deixaram exemplos de vida Cristã.

leia mais
Deus  e a  humanidade

Deus e a humanidade

Entre Deus e a humanidade, existe uma relação de amizade.

leia mais
O evangelizador itinerante ou adormecido

O evangelizador itinerante ou adormecido

Devemos fazer de nossos ambientes um espaço para o anúncio do evangelho.

leia mais
O ARCO-ÍRIS ENFEITIÇADOR

O ARCO-ÍRIS ENFEITIÇADOR

Não era um simples arco-íris como os outros. Este era diferente, encantador, exuberante.

leia mais
Conjugar o verbo AMAR: eis o desafio!

Conjugar o verbo AMAR: eis o desafio!

É no amar e no ser amado, que vamos nos encantando pelo amor e no amor;

leia mais
Bíblia, biblioteca de Deus e da humanidade:

Bíblia, biblioteca de Deus e da humanidade:

Bíblia, vem de uma palavra grega e significa "Livros".

leia mais
Oração e Vocação

Oração e Vocação

Assumir a vocação é um grande desafio.

leia mais
Animação Vocacional

Animação Vocacional

O Serviço de animação Vocacional existe para animar e promover as vocações na Igreja.

leia mais
Nossa Senhora das Graças da Medalha Milagrosa

Nossa Senhora das Graças da Medalha Milagrosa

A Virgem Maria desde a sua concepção é a cheia de graça.

leia mais
Importância da Vivência em Comunidade

Importância da Vivência em Comunidade

Refletir a atuação da comunidade na vida do educando.

leia mais
Um tempo litúrgico a nos preparar para as Alegrias Pascais..Quaresma

Um tempo litúrgico a nos preparar para as Alegrias Pascais..Quaresma

A quaresma é um tempo forte para nossa conversão:

leia mais
Porque você demorou

Porque você demorou

Demoramos a entender que nascemos para amar.

leia mais
São José

São José

A Bíblia pouco nos fala dele, mas é certo que José sempre esteve ao lado de Maria e de Jesus.

leia mais
Maria, mãe da Misericórdia

Maria, mãe da Misericórdia

Papa Francisco nos pede que aumente o nosso amor e confiança à Mãe de misericórdia.

leia mais
Vocação Missionária

Vocação Missionária

A Vocação Missionária tem suas raízes no próprio Batismo.

leia mais
Maria na Vida da Igreja

Maria na Vida da Igreja

Reconhece-se em Maria a Mãe de Jesus, a mãe da Igreja, a toda santa ....

leia mais
Missão ontem e hoje

Missão ontem e hoje

O horizonte da missão é imenso e requer muita audácia e coragem para abraçá-lo.

leia mais
Ser pobre junto aos pobres

Ser pobre junto aos pobres

A missão é exigente, mas é muito gratificante....

leia mais

Instituto Nossa Senhora das Graças

Irmãs Gracianas

Por Maria tudo ao Salvador!

FAÇA SEU PEDIDO DE ORAÇÃO

Copyrights © MMXVI Irmãs Gracianas | Produzido e Hospedado por Actio Comunicação | Template by W3layouts | Acessar webmail