Home >> Artigos

LEITURA ORANTE - Mt 5, 1-12 Bem aventuranças

Ir. Luana Macedo dos Santos

Preparo-me para a Leitura Orante, estando em comunhão com todos os internautas em torno da Palavra de Deus. Rezamos em sintonia com a Santíssima Trindade.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

 

Vinde Espírito Santo e abri nossas portas e janelas para que Tu possas entrar com tua luz e iluminar os pontos escuros de nossas vidas, ilumina nossa inteligência para acolhermos a verdade contida na Palavra, ilumina nosso coração para termos os mesmos sentimentos de nosso Senhor Jesus. Que possamos experimentar sempre a alegria da ressurreição a cada manhã e fazermos sempre a passagem da morte para a vida, da escravidão para liberdade. Que possamos buscar a santidade tendo atitudes de amor para com toda a criação de Deus. Vinde Espírito Santo e santificai-nos. Amém.

 

1 - Leitura (Verdade)

O que diz o texto do dia?

Leio atentamente o texto: Lc 10, 1-12

Vendo as multidões, Jesus subiu à montanha, sentou-se, e seus discípulos se aproximaram dele. E, abrindo a boca, ele os ensinava, dizendo: "Felizes os pobres no Espírito, porque deles é o Reino dos Céus. Felizes os que choram, porque serão consolados. Felizes os mansos, porque herdarão a terra. Felizes os que tem fome e sede de justiça, porque serão saciados. Felizes os misericordiosos, porque encontrarão misericórdia. Felizes os puros no coração, porque verão a Deus. Felizes os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. Felizes vocês, quando por minha causa os insultarem, perseguirem e, mentindo, disserem todo tipo de mal contra vocês. Fiquem contentes e alegres, pois grande é a recompensa de vocês nos céus. Porque foi assim que perseguiram aos profetas que vieram antes de vocês".

 

2 - Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim, hoje?

As bem aventuranças é um programa de vida que ativa o potencial humano em fazer o bem, viver na liberdade, sendo feliz ao realizar-se colocando sua essência divina no mundo. A santidade consiste nisto, em fazer o bem sempre. E esse caminho rumo a santidade se faz a partir de nossas fragilidades humanas, no esforço constante do desapego dos bens terrenos, sendo profetas lutando pela justiça e vivendo a misericórdia. Não deve ser um esforço que pareça ser um fardo pesado, pois viver as bem aventuranças é carregar um fardo leve de Jesus. As bem aventuranças liberta a pessoa de seus instintos egoístas, orgulhosos, presunçosos. Remete-nos sempre a além de nós mesmos, em busca constante do bem estar do outro.

- Como está minha sensibilidade para com os injustiçados?

- Do que preciso me desapegar?

- O que está me impedindo de viver misericordiosamente?

- Quais são minhas paralisias que me impedem de viver na dinâmica das bem aventuranças?

 

3 - Oração (Vida)

O que o texto me leva a dizer a Deus?

Rezo pedindo a Deus a graça de estar sempre livre e de coração aberto ao projeto de vida que Jesus nos deixou. Silencio meu ser e peço-lhe o que mais preciso para crescer na santidade. Louvo-o com o salmista que diz:

Salmo 138,

"Sonda-me, ó Deus, e conhece meu coração!

Prova-me, e conhece minhas preocupações!

Vê se não ando por um caminho de desgraça,

E guia-me pelo caminho eterno."

 

4 - Contemplação (Vida/Missão)

Qual meu novo olhar a partir da Palavra?

O meu cotidiano convida a viver estas bem aventuranças e irei a partir do meu dia a dia, no ordinário da vida fazer a diferença, buscando viver a misericórdia.

 

Bênção 

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém. 

- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém. 

- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém. 

- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém. 

 

 

 

 



+ Leitura Orante


Instituto Nossa Senhora das Graças

Irmãs Gracianas

Por Maria tudo ao Salvador!

FAÇA SEU PEDIDO DE ORAÇÃO

Copyrights © MMXVI Irmãs Gracianas | Produzido e Hospedado por Actio Comunicação | Template by W3layouts | Acessar webmail