Home >> Artigos

`Alegrai-vos comigo! Encontrei a minha ovelha que estava perdida!´ (Lc 15,6)

Ir. Zeli Garcia, mnsg

Leitura Orante (Lc 15,1-10)

Peça a luz do Espirito Santo para que abra seu coração à palavra de Deus.

Oração: Senhor abra minha mente e o meu coração para acolher a tua Palavra. Ilumina meu entendimento para que possa compreender a tua vontade e teus ensinamentos. Amém.

Neste primeiro momento da oração orante, convido você a ler e reler o texto até que compreenda bem o que o texto diz.

(Lc 15,1-10) Naquele tempo, os publicanos e pecadores aproximavam-se de Jesus para o escutar. Os fariseus, porém, e os mestres da Lei criticavam Jesus. "Este homem acolhe os pecadores e faz refeição com eles". Então Jesus contou-lhes esta parábola:

Se um de vós tem cem ovelhas e perde uma, não deixa as noventa e nove no deserto, e vai atrás daquela que se perdeu, até encontrá-la? Quando a encontra, coloca-a nos ombros com alegria, e, chegando a casa, reúne os amigos e vizinhos, e diz: `Alegrai-vos comigo! Encontrei a minha ovelha que estava perdida!´

Eu vos digo: Assim haverá no céu mais alegria por um só pecador que se converte, do que por noventa e nove justos que não precisam de conversão.

E se uma mulher tem dez moedas de prata e perde uma, não acende uma lâmpada, varre a casa e a procura cuidadosamente, até encontrá-la? Quando a encontra, reúne as amigas e vizinhas, e diz: `Alegrai-vos comigo! Encontrei a moeda que tinha perdido!´

10

Por isso, eu vos digo, haverá alegria entre os anjos de Deus por um só pecador que se converte".

  O que o texto diz: Jesus está próximo de pessoas que o escutavam para critica-lo: fariseus e doutores da lei e também de pessoas consideradas pecadoras: os publicanos que escutavam Jesus na esperança de mudar de vida. Jesus conhecendo os corações fechados dos os fariseus e doutores da lei, para ensina-los conta a parábola da ovelha perdida e da moeda. Ambas simbolizando a conversão do pecador. Jesus mostra que quando ambas são encontradas, ou seja, quando o pecador se arrepende e muda de vida há mais alegria no céu, por aquele convertido do que pelos muitos justos que não precisam de conversão.

Para refletir: quem nesta vida não precisa de conversão?

O que o Deus me fala, me pede através deste texto?

Neste momento é Deus que me fala. Feche seus olhos e vai ruminando essas palavras do evangelho, deixe-as cair no coração. O que sinto ao aproximar de Jesus? Em que situação me apresento a Ele? Para escutá-lo, para pedir, para agradece-lo...? Há algo na minha vida que não anda muito bem, que precisa de mudar? Diante de minhas atitudes me assemelho mais aos publicanos e pecadores, ou aos fariseus e doutores da lei? No  coração humilde, simples há sempre espaço para Deus se manifestar e para acolher o outro, mas no coração orgulhoso, arrogante não, porque está cheio de si mesmo.

Qual a minha resposta, meu desejo diante da Palavra de Deus?

Faça sua oração apresentando a Deus seu desejo de renovação, a graça de reconhecer o outro como a imagem e semelhança de Deus mesmo diante de suas limitações e misérias. Peça a graça de ter um coração manso, humilde e simples que se coloca na mesma altura dos outros, sem espirito de grandeza e de inferioridade como fez a Virgem Maria, mãe do verbo encarnado. Jesus tinha um coração acolhedor; acolhia a todos independente de sua situação.

Senhor, dai-me a graça de olhar para os que necessitam de ti, com um olhar misericordioso, com o coração aberto para acolher suas misérias e alegrias como Tu acolhestes a todos os que se aproximavam de ti. Um coração sábio para compreender os vossos sinais na pessoa de cada irmão e cada irmã, na realidade em que vivemos, dai-me pés ligeiros para anunciar com a vida o teu santo evangelho. Dai-me a graça de a cada dia ter um coração convertido.

Pode também rezar um salmo de ação de graças ou súplica

O que levarei para a prática no meu dia a dia?

Escolha uma versículo ou uma Palavra do Evangelho que você possa meditar durante o dia. O  que ressoou mais forte em seu coração no momento de sua oração. Não diga nada, agora só contemple, deixe essa mensagem cair no seu coração. Se houver alguma distração cante um refrão meditativo, coloque um fundo musical bem calmo e sereno. Silencie seu coração, não é o momento de pedir e nem agradecer, é o momento de sentir Deus. Imagine você lá no meio próximo de Jesus, sinta a sua presença, o seu olhar, o seu amor por você, sinta ele te acolhendo do jeito que você é. Coloca-se inteiramente nas mãos Dele e deixe que Ele te conduza, Ele é o Bom Pastor que cuida de suas ovelhas.

Termine o momento orante pedindo a graça de levar para vida tudo que experimentou nesta oração. Pode-se cantar um refrão meditativo, rezar  a oração do Pai-Nosso e a Ave Maria.

 

 



+ Leitura Orante


Instituto Nossa Senhora das Graças

Irmãs Gracianas

Por Maria tudo ao Salvador!

FAÇA SEU PEDIDO DE ORAÇÃO

Copyrights © MMXVI Irmãs Gracianas | Produzido e Hospedado por Actio Comunicação | Template by W3layouts | Acessar webmail