Home >> Artigos

Jesus, luz que se manifesta na humanidade - Jo 1, 29-34

Desconhecido

Mantra: Jesus, tu és a luz dos passos meus. Jesus brilhe esta luz, nos passos meus seguindo os teus.

Invoco a Divina Comunidade, Pai, Filho e Espírito Santo e continuo a oração:
Venha, Espírito de Deus
Sobre o nosso corpo e sobre a nossa mente,
Sobre o nosso coração e o nosso espírito...
Venha, Espírito de Deus
Sobre os nossos sentimentos e desejos
Sobre nossos pensamentos e recordações,
Sobre o nosso passado e nosso futuro...
Venha, Espírito de Deus
Sobre a nossa família e a nossa comunidade,
Sobre os nossos amigos e colegas de trabalho...
Venha, Espírito de Deus
Sobre os nossos sucessos e nossos fracassos,
Sobre a nossa rotina e a nossa novidade,
Sobre o nosso lar e a nossa terra...
Venha, Espírito de Deus
Venha preencher a nossa existência com o seu alento,
Seja a nossa força e o nosso consolo,
Ilumine nosso caminho,
E abrase o nosso coração...
Venha, Espírito de Deus...
Venha, Espírito de Deus...

1 -  Leitura do texto
29No dia seguinte, ele vê Jesus aproximar-se dele e diz: "Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. 30Dele é que eu disse: Depois de mim, vem um homem que passou adiante de mim, porque existia antes de mim. 31Eu não o conhecia, mas, para que ele fosse manifestado a Israel, vim batizar com água". 32E João deu testemunho, dizendo: "Vi o Espírito descer, como uma pomba vinda do céu, e permanecer sobre ele. 33Eu não o conhecia, mas aquele que me enviou para batizar com água, disse-me: `Aquele sobre quem vires o Espírito descer e permanecer é o que batiza com o Espírito Santo´. 34Eu vi e dou testemunho que ele é o Eleito de Deus".

Leio devagar e atentamente. Deixo que as palavras entrem em minha mente e permito que elas desçam ao coração. Repito a palavra ou frase que mais me chama a atenção e depois silencio-me diante dela.

2 - Meditação
Após o silêncio diante do texto sagrado, procuro ver, perceber o que o texto tem a ver com minha vida pessoal, familiar, comunitária, eclesial e profissional. Como cristão (a) o que esta Palavra Sagrada diz?
O evangelista João preocupa em mostrar Jesus, como Aquele que revela a glória do Pai, que manifesta a bondade, o amor, a generosidade divina. E O revela nas situações que precisam de luz, vida, libertação. João, o batista é um instrumento para a manifestação de Jesus. Suas atitudes, suas palavras, seu testemunho de vida é preparação para a manifestação do Projeto de Deus. A minha presença, minhas atitudes, manifestam Jesus, seu projeto? Quando é que deixo ou fecho as portas para a manifestação de Deus.

3 - Oração
Senhor, faço minhas as palavras do salmista (Sl 39 (40)) que reza:
Eis que venho, Senhor, com prazer faço a vossa vontade!
Esperando, esperei no Senhor, e, inclinando-se, ouviu meu clamor. Canto novo ele pôs em meus lábios, um poema em louvor ao senhor!
Sacrifício e oblação não quisestes, mas abristes, Senhor, meus ouvidos; não pedistes ofertas nem vítimas, holocaustos por nossos pecados!
E então eu vos disse: "Eis que venho!" Sobre mim está escrito no livro: "Com prazer faço a vossa vontade, guardo em meu coração vossa lei!"
Boas-novas de vossa justiça anunciei numa grande assembleia; vós sabeis: não fechei os meus lábios!

4 - Contemplação
Imagino o encontro de João com Jesus. A alegria de João por ter sido instrumento para que Jesus se manifestasse. O Reino de Deus sendo implantado, pois o Rei dos reis veio a terra fazer sua morada entre os homens e instaurar um Reino de paz, de amor, de partilha. Um reino redentor, santificador, recriador. Um reino divino. Também faço parte desse reino e contribuo para seu crescimento toda vez que luto contra a injustiça, contra a guerra, contra a ganância. Faço ele crescer quando semeio a paz, quando partilho, quando amo gratuitamente, quando tomo consciência dos mecanismos de morte, e luto para que a liberdade, a vida fique em primeiro lugar na família, na comunidade, na sociedade. O desejo de Deus para cada ser humano é que tenha vida e vida em abundancia (Jo 10, 10).

Bênção
O Senhor nos abençoe e nos guarde
O Senhor nos mostre a sua face e se compadeça de nós
Abençoe -nos Deus misericordioso e amoroso. Amém.



+ Leitura Orante


Instituto Nossa Senhora das Graças

Irmãs Gracianas

Por Maria tudo ao Salvador!

FAÇA SEU PEDIDO DE ORAÇÃO

Copyrights © MMXVI Irmãs Gracianas | Produzido e Hospedado por Actio Comunicação | Template by W3layouts | Acessar webmail