Home >> Artigos

BATISMO DO SENHOR

desconhecido


"Este é o meu Filho amado, no qual eu pus o meu agrado"

Preparação para a Leitura Orante

Canto: Basta que me toques, Senhor./ Minha alma fortalecerá./ Se a noite escura está/ Tua presença me guiará./ Basta que me toques, Senhor.

Basta que me ames... que me unges...

Oração: Deus eterno e todo poderoso, que, sendo Cristo batizado no Jordão e pairando sobre ele o Espírito Santo, o declarastes solenemente vosso Filho, concedei aos vossos filhos adotivos, renascidos da água e do Espírito Santo, perseverar constantemente em vosso amor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

Espírito Santo, vós que descestes sobre Jesus no momento do batismo, e também, viestes morar em mim, fazei que eu possa meditar a Palavra santa e vivê-la intensamente. Amém.

Cantar: A nós descei, divina luz/ A nós descei, divina luz/ Em nossas almas acendei/ O amor, o amor de Jesus/ O amor, o amor de Jesus.

1 - Leitura: Ler e reler a Palavra de Deus.

Evangelho: Mt 3,13-17

Naquele tempo, 13Jesus veio da Galileia para o rio Jordão, a fim de se encontrar com João e ser batizado por ele. 14Mas João protestou, dizendo: "Eu preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim?" 15Jesus, porém, respondeu-lhe: "Por enquanto deixa como está, porque nós devemos cumprir toda a justiça!" E João concordou. 16Depois de ser batizado, Jesus saiu logo da água. Então o céu se abriu e Jesus viu o Espírito de Deus, descendo como pomba e vindo pousar sobre ele. 17E do céu veio uma voz que dizia: "Este é o meu Filho amado, no qual eu pus o meu agrado".

- Palavra da Salvação.

- Glória a vós, Senhor.

 

O que o texto diz? Falar alguma palavra ou frase que mais chamou a atenção.

O texto fala do batismo de Jesus, que sai de sua cidade e se aproxima de João Batista, é batizado e revelado pelo Pai.

Jesus se dá inteiramente a nós, nos salva, nos liberta, nos assume. Cumpre totalmente a vontade do Pai, assumindo com integridade a sua missão.

2 - Meditação: O que o texto me diz?

Com a festa do batismo de Jesus, encerramos o tempo litúrgico do Natal. Jesus vai se manifestando quem Ele é. Com o batismo inicia-se a vida pública de Jesus.

Com o batismo iniciamos a nossa caminhada na fé, o nosso compromisso com a vida da Igreja, abrimos as portas para recebermos os outros sacramentos, nos tornamos templos da Trindade Santa. O Papa Francisco nos lembra a nossa responsabilidade de anunciar Cristo: "Há uma grande responsabilidade para nós, os batizados: anunciar Cristo, levar adiante a Igreja, esta maternidade fecunda da Igreja. Ser cristão não é fazer um curso para ser advogado ou médico cristão, não. Ser cristão é um presente que nos faz avançar com a força do Espírito no anúncio de Jesus Cristo".

Somos convidados a reafirmar a nossa fé, termos convicção e clareza da nossa Igreja, fazer uma experiência profunda com Jesus Cristo e assumir o nosso compromisso de sermos membros ativos da Igreja - este deve ser o propósito do Sacramento do batismo como diz Bento XVI: "seguir o convite para o batismo significa então entrar no lugar do batismo de Jesus e, assim, na sua identificação conosco, receber a nossa identificação com ele".
3 - Contemplação: O que experimento diante da Palavra?

Neste momento, coloco-me numa posição cômoda, fecho meus olhos e imagino a cena.

Observo os personagens: Jesus e João Batista (e a voz). Coloco-me no meio deles e procuro escutar o que Deus vai me falar. Prestar atenção ao que é recado de Deus para mim neste dia.

Diante deste texto experimento a filiação divina e a missão de ser Igreja, que recebi no dia do meu batismo.
4. Oração: O que a Palavra me leva a falar com Deus?

Neste momento quero renovar e professar a fé, recordando o Batismo, sacramento da iniciação cristã, em comunhão com os meus irmãos e com a Igreja do mundo inteiro. Quero renunciar todo tipo de mal e a todo pecado.

Para viver na liberdade dos filhos de Deus, renuncio ao pecado.

Para viver como irmãos, renuncio a tudo o que causa desunião.

Para seguir Jesus Cristo, renuncio ao demônio, autor e princípio do pecado.

Creio em Deus Pai todo poderoso, criador do céu e da terra.

Creio em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que nasceu da Virgem Maria, padeceu e foi sepultado, ressuscitou dos mortos e subiu ao céu.

Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição dos mortos e na vida eterna.

Esta é a fé, que da Igreja recebi  e  sinceramente  professo,  razão de minha alegria em Cristo, nosso Senhor. Amém.

5. Ação: O que a Palavra me leva a viver? Qual o compromisso que vou assumir?
Seria interessante olhar o dia que fui batizado(a) - dia que eu renasci para uma vida nova, vida eclesial, força para assumir os meus compromissos de filho(a) de Deus e membro da Igreja. Vou viver com intensidade a minha filiação divina e o meu compromisso com a minha Comunidade participando sempre da Palavra, da Eucaristia e me comprometendo com alguma pastoral, movimento, com o Grupo de Reflexão. Sinto que sou muito amado(a) por Deus e faço parte da família de Deus. Na Igreja funções são diferentes, mas a dignidade é a mesma - Somos todos irmãos e irmãs - filhos(as) muito queridos(as) e amados(as) de Deus.
Bênção: Na alegria, sinto a paz e a responsabilidade brotadas da Palavra.
- O Senhor nos abençoe e nos guarde. Amém.

- O Senhor nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.

- O Senhor volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.

- O Senhor nos abençoe. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Cantar: Tu anseias, eu bem sei, por salvação,/ tens desejo de banir a escuridão./ Abre, pois, de par em par, teu coração
e deixa a luz do céu entrar.

Deixa a luz do céu entrar! Deixa a luz do céu entrar!
Abre bem as portas do teu coração e deixa a luz do céu entrar.



+ Leitura Orante


Instituto Nossa Senhora das Graças

Irmãs Gracianas

Por Maria tudo ao Salvador!

FAÇA SEU PEDIDO DE ORAÇÃO

Copyrights © MMXVI Irmãs Gracianas | Produzido e Hospedado por Actio Comunicação | Template by W3layouts | Acessar webmail