Home >> Artigos

Epifania do Senhor

Ir Luciana Márcia da Silva, mnsg lumnsg@gmail.com

Oração inicial

Que este ambiente virtual nos ajude a experimentar a paz de Deus, nosso Pai, a graça e a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo, no amor e na comunhão do Espírito Santo.

- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!

Refrão: Ó Luz do Senhor que vem sobre a terra, inunda meu ser, permanece em nós.

EVANGELHO - Mt 2,1-12
Tinha Jesus nascido em Belém da Judeia, nos dias do rei Herodes, quando chegaram a Jerusalém uns Magos vindos do Oriente. «Onde está - perguntaram eles - o rei dos judeus que acaba de nascer? Nós vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-l'O». Ao ouvir tal notícia, o rei Herodes ficou perturbado e, com ele, toda a cidade de Jerusalém. Reuniu todos os príncipes dos sacerdotes e escribas do povo e perguntou-lhes onde devia nascer o Messias Eles responderam: «Em Belém da Judeia, porque assim está escrito pelo Profeta: 'Tu, Belém, terra de Judá, não és de modo nenhum a menor entre as principais cidades de Judá, pois de ti sairá um chefe, que será o Pastor de Israel, meu povo'». Então Herodes mandou chamar secretamente os Magos e pediu-lhes informações precisas sobre o tempo em que lhes tinha aparecido a estrela. Depois enviou-os a Belém e disse-lhes: «Ide informar-vos cuidadosamente acerca do Menino; e, quando O encontrardes, avisai-me, para que também eu vá adorá-l'O». Ouvido o rei, puseram-se a caminho. E eis que a estrela que tinham visto no Oriente seguia à sua frente e parou sobre o lugar onde estava o Menino. Ao ver a estrela, sentiram grande alegria. Entraram na casa, viram o Menino com Maria, sua Mãe, e, prostrando-se diante d'Ele, adoraram-no. Depois, abrindo os seus tesouros, ofereceram-Lhe presentes: ouro, incenso e mirra. E, avisados em sonhos para não voltarem à presença de Herodes, regressaram à sua terra por outro caminho.

Ler (e reler pausadamente o texto)
O que o texto me diz? Celebrando hoje a Epifania do Senhor, como Ele se manifesta em minha vida? Deixo-me conduzir pelos seus sinais?
Escolha uma frase ou palavra que ficou forte no texto.

Meditação
A Palavra de Deus é sempre sinal em nossa vida, a partir do momento que deixamo-nos conduzir por ela. Celebramos a poucos dias o Natal, grande acontecimento histórico e acima de tudo cristão, é Deus que se encarna, assume nossa fragilidade humana, vem a nossa terra como sinal, sinal de amor, de vida, de libertação para todos. Esse clima natalino nos ajuda repensar nossa acolhida frente a grandeza de nosso Deus, por amor nos envia seu Filho, por amor Ele caminhará com a humanidade. A liturgia de hoje nos ajuda rezar a Epifania (manifestação do Senhor), Ele se manifesta, dá-se a conhecer, e quer ser conhecido por todos. Jesus não veio só para alguns, um grupo privilegiado de pessoas, Ele veio para toda humanidade criada a imagem e semelhança do Criador. A mensagem da Epifania é clara e convincente, Deus não se manifesta somente a um grupo de pessoas ou a uma religião, Ele não tem limites, não precisa de nosso tempo, é atemporal, perpassa todo nosso ser, perpassa todos os limites geográficos, religiosos, filosóficos, científicos, para manifestar sua mensagem de vida para todos. Celebrar a Epifania é expressar a universalidade do amor de Jesus. A nossa fé nos diz que Ele está próximo de todo ser humano, ainda que este não o reconheça. Vivemos tempos de grande sincretismo religioso, onde cada um defende uma crença, defende valores e valores, e hoje devemos nos conscientizar que o Valor maior é o Cristo, sua ação independe de nós de nossa, sua Boa Nova será sempre bem-vinda, numa sociedade ferida por tantos contra valores. Ele inaugura e anuncia um novo tempo, o tempo do Pai, o Kairós, onde Ele será tudo em todos. Nesse dia de sua manifestação demos graças por toda ação de Deus em nossa vida pelo Filho e no Espírito, formando esta Trindade de amor.
Contemplação
Contemplando a manifestação de Jesus percebemos: Maria, uma mulher aberta a ação do Espírito que deixa-se fecundar pelo amor de Deus, José homem justo que aceita e assume a vontade do Pai, os Magos, apresentados como os "homens dos sinais", que sabem ver na estrela o sinal da chegada da libertação. Contemplando-os vemos neles todos as pessoas que conseguem ver e sentir os sinais de Deus no dia a dia. Todos os que vão ao encontro de Cristo e se prostram diante d´Ele, é a imagem da Igreja, essa família de todas as raças e cores, que acreditam na manifestação de Cristo.

Oração
Deus de luz, erguemos os nossos olhos para Ti, cheios de admiração. Nós Te bendizemos, porque a tua glória ergueu-se sobre nós, arrancaste-nos das trevas e pões-nos de pé, a caminho da nova Jerusalém. Nós Te pedimos pelos povos da terra que estão ainda nas trevas e pelas pessoas que conhecemos e que procuram a saída da escuridão.

Ação
Procuremos ser sinais da presença de Cristo, através da alegria, do serviço e da doação a quem precisa de nós.

Benção final
Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós, Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz, Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo, Amém.




+ Leitura Orante


Instituto Nossa Senhora das Graças

Irmãs Gracianas

Por Maria tudo ao Salvador!

FAÇA SEU PEDIDO DE ORAÇÃO

Copyrights © MMXVI Irmãs Gracianas | Produzido e Hospedado por Actio Comunicação | Template by W3layouts | Acessar webmail