Home >> Artigos

Batismo do Senhor

Irmã Vânia Danielle Dias Silva, mnsg

Preparo-me para a Leitura Orante, estando em comunhão com todos os internautas em torno da Palavra de Deus. Rezamos em sintonia com a Santíssima Trindade.

Iniciemos nosso momente: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Cantemos: "Banhados em Cristo, somos uma nova criatura. As coisas antigas já se passaram, somos nascidos de novo. Aleluia! Aleluia! Aleluia! (bis)

 LEITURA

Ler e reler o texto de Macos 1, 7-11

O que o texto diz?

Naquele tempo, João Batista pregava, dizendo: "Depois de mim virá alguém mais forte do que eu. Eu nem sou digno de me abaixar para desamarrar suas sandálias. Eu vos batizei com água, mas ele vos batizará com o Espírito Santo." Naqueles dias, Jesus veio de Nazaré da Galiléia, e foi batizado por João no rio Jordão. E logo, ao sair da água, viu o céu se abrindo, e o Espírito, como pomba, descer sobre ele. E do céu veio uma voz: "Tu és o meu Filho amado, em ti ponho meu bem-querer." Palavra da salvação! Glória a vós Senhor!

MEDITAÇÃO

O que o texto me diz?

Neste domingo em que celebramos a festa do Batismo do Senhor, a liturgia nos oferece o belo cenário de Jesus que vai a João para ser batizado. Quando se encontra em meio a tantas pessoas que buscam o Batista, Jesus passa a ser mais um que deseja reiniciar a vida através de um banho que simbolizava mudança de vida. O Mestre quis sempre compartilhar da nossa condição humana e também nesse momento ele se iguala às pessoas de boa vontade que aceita o discurso regenerador de João Batista.

Quando o vê, João   reconhece -  nele o Messias, o verdadeiro Batista! O mesmo Espírito que o iluminou durante a visita da Virgem Maria, há 30 anos atrás, agora o fez reconhecer naquele homem, não apenas o seu primo, mas o Redentor da Humanidade. Nesse momento, segundo São Marcos, o céu se abriu, ou seja, o Pai voltou a falar não mais através dos profetas, mas por seu Filho unigênito. Deus voltou a se revelar - em Jesus de Nazaré.

A pomba que aparece é sinal da morada de Deus, de sua presença. É o Espírito de Deus que desceu sobre Jesus. Ele é a morada do Pai, é a nova e eterna aliança, é a tenda armada de Deus em nosso meio, é o próprio Deus!

As palavras, que se fazem escutar, vindas do céu, dizem: "Tu és o meu Filho bem-amado; em ti ponho meu bem-querer." Ao celebrarmos a festa do Batismo do Senhor, ocasião propícia para renovarmos nossos compromissos batismais, voltemo-nos para nós mesmos e façamos um exame sobre nossa conduta, sobre nossa presença no meio da sociedade. Até que ponto somos pessoas libertadoras, pessoas que podem ser reconhecidas como abertas à ação de Deus, proclamadores do bem, portadoras de vida, moradas de Deus em meio aos homens?

ORAÇÃO

O que a Palavra me leva a falar com Deus?

A oração é fruto da reflexão e meditação; é o momento de dar uma resposta a Deus. " Ó Senhor Jesus Cristo que encarnaste no seio da Virgem Maria, fazendo-se um de nós, igualando-se à nossa natureza. Vinde em nosso auxílio, ajudai-nos a conservar em nosso coração a luz do Espírito Santo que recebemos no dia do nosso Batismo. Que sejamos verdadeiros cristãos, regenerados nos vosso amor e pratiquemos as mesmas atitudes de misericórdia e compaixão que nos ensinaste com a prática. Amem!"

CONTEMPLAÇÃO

O que a Palavra me leva a experimentar. 

Permita que o Espírito Santo de Deus te conduza neste momento de contemplação. Escolher um compromisso para colocar em prática.

BENÇÃO

O Senhor nos abençoe e nos guarde. Amém. Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém. Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.

Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

 



+ Leitura Orante


Instituto Nossa Senhora das Graças

Irmãs Gracianas

Por Maria tudo ao Salvador!

FAÇA SEU PEDIDO DE ORAÇÃO

Copyrights © MMXVI Irmãs Gracianas | Produzido e Hospedado por Actio Comunicação | Template by W3layouts | Acessar webmail