Home >> Artigos

ANO NOVO: presença visível do Deus da Paz anunciado aos pobres

Irmã Vania Daniele, mnsg

PREPARAR-SE: Faço silêncio interior e exterior. Respiro lentamente, suavemente. Tomo consciência de que estou na presença de Deus. Faço com devoção o sinal da cruz.

Espírito Santo vem! Difunde um raio da tua luz. E esclarece a minha mente. Torna-me santo na tua santidade. Livra-me do mal e orienta ao bem, meus pensamentos, palavras e ações. Enche com tua riqueza a minha pobreza, os meus olhos com tua beleza, para que me ocupe somente dos bens dos céus. Doa-me a paz que não encontro se a procuro longe de ti. Faze com que eu te deseje presença suave que faz esquecer todo cansaço. Culmina-me da tua graça para que eu viva da tua vida. Grava em mim a tua palavra. Conhecendo-a, a ame e amando-a, a viva. Sem ti nada em mim é bom. Orienta o meu coração ao bem. E culmina-me com teus santos dons Espírito de Verdade e Santidade. Ensina-me a viver da tua graça. Peço-te isso como único bem que posso apreciar e procurar. Amém!


LEITURA

Ler e reler o texto de Lc 2,16-21

O que o texto diz?

 Naquele tempo:

16Os pastores foram às pressas a Belém e encontraram Maria e José,
e o recém-nascido, deitado na manjedoura.
17Tendo-o visto, contaram o que lhes fora dito sobre o menino.
18E todos os que ouviram os pastores ficaram maravilhados com aquilo que contavam.
19Quanto a Maria, guardava todos estes fatos e meditava sobre eles em seu coração.
20Os pastores voltaram, glorificando e louvando a Deus por tudo que tinham visto e ouvido, conforme lhes tinha sido dito.
21Quando se completaram os oito dias para a circuncisão do menino,
deram-lhe o nome de Jesus, como fora chamado pelo anjo antes de ser concebido.
Palavra da Salvação.

MEDITAÇÃO

Leio o texto devagar, saboreando as palavras que mais me "tocam". Converso com Deus como um amigo: falo, escuto, peço, louvo, pergunto, silêncio, seguindo os sentimentos experimentados na oração.

O que o texto diz para mim?

É preciso estar atento aos sinais que Deus realiza em minha vida, tomar consciência de que me encontro diante de um momento difícil neste tempo de pandemia e de tanto sofrimento, mas ao mesmo tempo estar aberto para acolher o que os anjos, na noite do Natal, souberam proclamar aos pastores e à toda humanidade: a presença da Paz. Eles revelaram o significado daquela Noite Santa: o céu e a terra se reconciliam, porque Deus faz chegar à paz e a salvação a todos os seres humanos. A Criação inteira celebra a soberana Bondade e o amoroso Coração do Criador, sendo, portanto, uma celebração da alegria e da paz. Qual é a minha capacidade de encantamento pelo mistério do amor de Deus presente no mundo?

Felizes aqueles (as) que, na Gruta de Belém, se mostram sedentos de paz e justiça, e desperta dentro de si uma fome crescente para tornar realidade à igualdade e dignidade de todo ser humano!

Creio na paz do coração e no empenho por deixá-la transparecer no mundo em que vivo, tão carente de pacificadores? Assim como Maria tenho guardado no coração cada instante vivido pela graça de Deus?

ORAÇÃO: Falo com Deus à partir da Palavra meditada. O que o texto Bíblico me leva a falar com Deus? Faço uma prece de louvor, agradecimento, reconhecimento ou pedido de perdão.

REVISAR: Recordo o meu encontro com Deus. Anoto o que foi mais importante na oração: o texto mais significativo (palavras, frases e imagens); os pensamentos predominantes; os sentimentos de consolação ou desolação; se houve apelos e como me senti diante deles.

CONTEMPLAÇÃO

O que a Palavra me leva a viver? 

Que a "entrada" neste Novo Ano me faça descer em direção à minha humanidade. 

Ali, nas grutas de meu interior, recanto de paz, uma infância divina me espera... e me enche de alegria. Ditosa sou se posso saborear e abraçar a paz do coração que o Menino Jesus traz e oferecê-la largamente para que outros possam também receber seu dom: sem defesas, sem preços, sem temores.

Que meu coração, apesar de tudo, continue pulsando em paz, na Paz que tudo cria e transforma!

Que 2021 seja, para todos, um Kairós carregado daquela Paz que brota da Gruta de Belém. Que Jesus o Bom Samaritano da humanidade venha curar nossas feridas, nosso povo sofrido por esta pandemia. E que aprendamos Dele a lição do amor e do cuidado uns para com os outros.

 




+ Leitura Orante


Instituto Nossa Senhora das Graças

Irmãs Gracianas

Por Maria tudo ao Salvador!

FAÇA SEU PEDIDO DE ORAÇÃO

Copyrights © MMXVI Irmãs Gracianas | Produzido e Hospedado por Actio Comunicação | Template by W3layouts | Acessar webmail