Home >> Artigos

Sagrada Família

Irmã Maria da Consolação Padovani, mnsg.

Iniciemos nosso momento orante invocando a Santíssima Trindade: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Cantemos: " A nós descei divina Luz (bis). E em nossas almas ascendei, o amor, o amor de Jesus (bis) ".

LEITURA

Ler e reler o texto de Lc 2,22-40

O que o texto diz?


Quando se completaram os dias para a purificação deles, segundo a Lei de Moisés, levaram-no a Jerusalém a fim de apresenta-lo ao Senhor, conforme está escrito na Lei do Senhor: Todo primogênito do sexo masculino será consagrado ao Senhor, e para oferecer em sacrifício, como vem dito na Lei do Senhor, um par de rolas ou dois pombinhos. E havia em Jerusalém um homem chamado Simeão que era justo e piedoso: ele esperava a consolação de Israel e o Espírito Santo estava nele. Fora-lhe revelado pelo Espírito Santo que não veria a morte antes de ver o Messias do Senhor. Movido pelo Espírito Santo, ele veio ao Templo, e quando os pais trouxeram o menino Jesus para cumprir as prescrições da Lei a seu respeito, ele tomou nos braços e bendisse a Deus, dizendo: Agora, Senhor, podes deixar teu servo partir em paz, segundo a tua palavra. Porque meus olhos viram a tua salvação que preparaste diante de todos os povos, luz para iluminar as nações e glória de teu povo Israel.

Seu pai e sua mãe estavam admirados como que diziam do menino: " Eis que este menino será causa de queda e reerguimento de muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição. Quanto a você, uma espada vai atravessar sua alma: e assim serão revelados os pensamentos de muitos corações".

Havia também uma profetisa, Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Era já bastante idosa. Tinha casado e vivido com o marido por sete anos. Depois ficou viúva, e assim chegou aos oitenta e quatro anos. Não se afastava do Templo, servindo a Deus com jejuns e orações, noite e dia. Ela chegou nesta mesma hora. Dava graças a Deus e falava do menino a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém. Quando acabaram de cumprir todas as coisas a Lei do Senhor, eles voltaram à Galileia, para sua cidade de Nazaré. E o menino crescia e ficava forte, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre Ele.

Palavra da salvação! Glória a vós Senhor!


MEDITAÇÃO

O que o texto me diz?

Neste domingo em que celebramos a festa da Sagrada Família, a liturgia nos oferece o texto de Lucas que é a narrativa do episódio conhecido como a Apresentação do Menino Jesus no Templo. É um texto que nos mostra que Jesus nasceu e criou-se no seio de uma família, condicionado a costumes e leis daquela época. José e Maria eram fiéis às tradições religiosas do povo, por isso cumpriram o rito da apresentação do filho primogênito. José e Maria ofereceram o próprio Filho de Deus. O Evangelho nos convida a oferecer a Deus o que temos de melhor. O que você pode oferecer a Deus neste dia?

O texto também nos apresenta o velho Simeão e a profetiza Ana. Simeão é movido pelo Espírito Santo e vai ao templo. A história do velho Simeão ensina que a esperança, mesmo demorando um dia realiza, ela não se frustra nem se desfaz, mas a forma de se realizar nem sempre corresponde à nossa maneira como imaginamos. A profetisa Ana, que servia a Deus no Templo, também louvou a Deus por ter visto Jesus o Salvador e pôs-se a anuncia-lo a toda gente. Estou sendo um anunciador (a) como fez a profetiza Ana?

Assim como Simeão e Ana, precisamos estar disponíveis e sintonizados a dar testemunho a todos do grande mistério da encarnação de Deus Salvador. Lembremos também de valorizar os mais velhos pois a velhice é uma etapa da vida com suas limitações e problemas, mas com grandes possibilidades. Somos motivados a não esquecer que a velhice é a etapa que nos leva a coroar a nossa vida.


ORAÇÃO

O que a Palavra me leva a falar com Deus?

A oração é fruto da reflexão e meditação; é o momento de dar uma resposta a Deus. " Ó Deus de bondade, que nos destes a Sagrada Família como exemplo, concedei-nos imitar em nossos lares a suas virtudes, para que, unidos pelos laços do amor, possamos chegar um dia às alegrias da vossa casa".

CONTEMPLAÇÃO

O que a Palavra me leva a experimentar. 

Permita que o Espírito Santo de Deus te conduza neste momento de contemplação. Escolher um compromisso para colocar em prática.

BENÇÃO

Deus nos abençoe e nos guarde. Amém. Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém. Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.

Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

 

 

 

 



+ Leitura Orante


Instituto Nossa Senhora das Graças

Irmãs Gracianas

Por Maria tudo ao Salvador!

FAÇA SEU PEDIDO DE ORAÇÃO

Copyrights © MMXVI Irmãs Gracianas | Produzido e Hospedado por Actio Comunicação | Template by W3layouts | Acessar webmail