Home >> Artigos

4º Domingo do Advento

Irmã Maria da Consolação Padovani, mnsg.

ORAÇÃO INICIAL

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Invoquemos a presença do Espírito Santo dizendo:

Inspira-me, Espírito Santo, para que eu pense o que é santo! Impulsiona-me, Espírito Santo, para que eu faça o que é santo! Seduze-me, Espírito Santo, para que eu ame o que é santo! Fortalece-me, Espírito Santo, para que eu guarde o que é santo! Guarda-me, Espírito Santo, para que eu nunca perca o que é santo!

LEITURA

Ler e reler o texto de Lc 1,26-38

O que o texto diz?

No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem que se chamava José, da casa de Davi e o nome da virgem era Maria. Entrando, o anjo disse-lhe: "Alegra-te, cheia de graça, o Senhor é contigo". Perturbou-se ela com essas palavras e pôs-se a pensar no que significaria semelhante saudação.

O anjo disse-lhe: "Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás luz a um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casa de Jacó, e seu reino não terá fim". Maria perguntou ao anjo: "Como se fará isso, pois não conheço homem? " Respondeu-lhe o anjo: "O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra, por isso, o Santo que nascer de ti será chamado de Filho de Deus. Também Isabel, tua parente, concebeu um filho na velhice, e este é o sexto mês para aquela que chamavam de estéril. Para Deus com efeito, nada é impossível. " Disse, então, Maria: "Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra! " E o anjo a deixou.

Dizer uma palavra ou frase que ficou mais forte.

Alegra-te, cheia de graça".... Não temas, Maria...

Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra.

MEDITAÇÃO

O que o texto me diz?

O Evangelho deste 4º Domingo do Advento nos faz um convite, de assim como Maria deu o seu Sim a Deus, possamos também dar nosso sim aos projetos de Deus. Hoje celebramos a Festa da Anunciação do Senhor, através do anúncio do anjo Gabriel e o sim de Maria, Deus assume a natureza humana, para nos elevar à condição de seus filhos e fazer-nos assim participantes da sua natureza divina.

Devemos compreender que a Anunciação não se refere somente a Maria, José e Jesus, mas a cada um de nós e à humanidade inteira. O amor com o qual Deus nos ama é, ao mesmo tempo, um amor voltado a humanidade, um amor que se dirige a cada um em particular, pois foi Deus que nos concedeu o dom da existência. O nosso sim é diário, pois a cada dia Deus nos convoca para algo novo, principalmente, por meio do nosso testemunho de fé na Tua Palavra e nas suas promessas.

Hoje Deus nos pede uma resposta a seu projeto, em um mundo com tanta indiferença, violência, falta de amor ao próximo e a si mesmo, injustiça, mas Deus conta com o sim de cada cristão para a construção de um mundo de paz, justiça, onde todos possam viver com dignidade, unidos em um mesmo objetivo que é o amor.

ORAÇÃO

O que a Palavra me leva a falar com Deus?

Ó Santíssima Virgem Maria, que de modo tão generoso aceitaste a missão de que Deus vos incumbiu, obtende-me de vosso Filho aceitar ser instrumento Dele para que seu amor cada vez mais se propague.

CONTEMPLAÇÃO

O que a Palavra me leva a experimentar. (Qual o compromisso que devo assumir em atenção a Palavra?).

Com minhas atitudes, farei Jesus presente onde eu estiver.

BENÇÃO

Que a benção de Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo, desça sobre vós e permaneça para sempre! Amém!

 

 

 

 

 



+ Leitura Orante


Instituto Nossa Senhora das Graças

Irmãs Gracianas

Por Maria tudo ao Salvador!

FAÇA SEU PEDIDO DE ORAÇÃO

Copyrights © MMXVI Irmãs Gracianas | Produzido e Hospedado por Actio Comunicação | Template by W3layouts | Acessar webmail