Home >> Artigos

3º Domingo do Advento

Irmã Maria da Consolação Padovani, mnsg.

1-Oração inicial:

Iniciemos nosso momento de oração pessoal invocando a Santíssima Trindade: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Abra o seu coração, e invoque a luz divina invocando o Espírito Santo: Vinde Espírito Santo! Enchei os corações dos vossos fieis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado/ e renovarei a face da terra. Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo, Senhor nosso. Amém.

2-O que diz o texto.

Ler e reler o texto de Jo 1,6-8. 19-28.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

Glória a vós Senhor!

Houve um homem enviado por Deus. Seu nome era João. Este veio como testemunha, para dar testemunho da luz, a fim de que todos cressem por meio dele. Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz. Este foi o testemunho de João, quando os judeus enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para o interrogar. "Quem és tu? " Ele confessou e não negou; confessou: "Eu não sou o Cristo". Perguntaram-lhe: "Quem és então? És tu Elias? "Ele disse: " Não o sou". _ "És o profeta? " Ele respondeu: "Não". Disseram-lhe, então: " Quem és, para darmos uma resposta aos que nos enviaram? Que dizes de ti mesmo? " Disse ele: "Eu sou a voz que clama no deserto: endireitai o caminho do Senhor, como disse o profeta Isaías". Alguns dos enviados eram fariseus. Perguntaram-lhe ainda: "E por que batizas, se não és o Cristo nem Elias, nem o profeta? " João lhes respondeu: "Eu batizo com água. No meio de vós, está alguém que não conheceis, aquele que vem depois de mim, do qual não sou digno de desatar a correia da sandália". Isso se passava em Betânia, do outro lado do Jordão, onde João batizava. Palavra da salvação! Glória a vós Senhor!

3-Meditação:

O que o texto diz para mim?

Quanta alegria neste dia, o terceiro domingo do Advento é chamado também de Domingo da Alegria. A alegria vem do Espírito do Senhor que está sobre nós. O tempo do Advento é um tempo forte de preparação, tempo de olharmos para dentro e fazer uma revisão de nossa vida, de nossa caminhada como cristãos, de como anda o nosso testemunho diante do anúncio da Palavra de Deus. Hoje o Evangelho mostra o seguir a luz e dar testemunho da luz. E para você: Quem é a luz verdadeira? Existe outra luz em sua vida?

Mais uma vez a Liturgia nos apresenta a figura de João Batista, ele que foi uma grande referência no percurso de preparação para acolher o Messias. João Batista veio anunciar a verdadeira luz do mundo, Jesus Cristo, o enviado de Deus. Ele é a luz que devemos seguir e sermos seus anunciadores.  Quem segue Jesus não caminha no escuro, tem firmeza na fé e é capaz de lutar contra as injustiças existente no mundo.

Também o texto mostra o testemunho de João em relação ao Messias esperado, João declara não ser o Messias, pois ele sabe que é Jesus Cristo o verdadeiro Salvador da humanidade. O testemunho de João não deixa dúvidas de quem é Jesus: a luz verdadeira que vem iluminar todo ser humano. O testemunho de João é de humildade e não de grandeza, ele prepara o caminho para que os homens possam chegar até Jesus. Nosso testemunho deve ser como o de João Batista, um testemunho de humildade, de sinceridade e não de grandeza, devemos dar o testemunho da grandeza de Deus em nossa vida.

4-Oração

Senhor meu Deus, neste dia quero renovar o meu compromisso de ser um (a) anunciador (a) de vossa Palavra, dai-me a sabedoria para transmitir com fidelidade e amor.

5-Contemplação

Qual o compromisso o texto me leva a fazer?

Dar testemunho da Palavra de Deus, enfrentando os desafios que vão surgindo com coragem e amor, sendo fiel no anúncio.

6-Benção final.

Abençoe-nos Deus todo poderoso: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. 



+ Leitura Orante


Instituto Nossa Senhora das Graças

Irmãs Gracianas

Por Maria tudo ao Salvador!

FAÇA SEU PEDIDO DE ORAÇÃO

Copyrights © MMXVI Irmãs Gracianas | Produzido e Hospedado por Actio Comunicação | Template by W3layouts | Acessar webmail