Home >> Artigos

"...Portanto, ficai vigiando, pois não sabeis qual será o dia nem a hora". (Mt 25,13)

Irmã Maria de Lourdes Altera, mnsg

ORAÇÃO INICIAL 

Iniciando o momento de oração pessoal, procure um lugar propício, calmo e silencioso.  Prepare seu altar, onde pode  ser colocado  uma  vela  junto  ao  Crucifixo,  às  imagens  de  Nossa Senhora e dos seus santos de devoção.

Coloque-se na presença de Deus e clame a vinda do Espírito Santo para que seja Ele mesmo a conduzi-lo(la) durante sua oração:

Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém!

 Refrão meditativo: Jesus, tu és a luz dos olhos meus, Jesus brilhe essa luz nos passos meus seguindo os Seus.

 1.  LEITURA

Ler e reler o texto de Mateus 25,1-13

- PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

Glória a vós, Senhor.

 Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos esta parábola: "O Reino dos Céus é como a história das dez jovens que pegaram suas lâmpadas de óleo e saíram ao encontro do noivo. Cinco delas eram imprevidentes e as outras cinco eram previdentes. As imprevidentes pegaram as suas lâmpadas, mas não levaram óleo consigo. As previdentes, porém, levaram vasilhas com óleo junto com as lâmpadas. O noivo estava demorando, e todas elas acabaram cochilando e dormindo. No meio da noite, ouviu-se um grito: `O noivo está chegando. Ide ao seu encontro!´ Então as dez jovens se levantaram e prepararam as lâmpadas.

As imprevidentes disseram às previdentes: `Dai-nos um pouco de óleo, porque nossas lâmpadas estão se apagando´. As previdentes responderam: `De modo nenhum, porque o óleo pode ser insuficiente para nós e para vós. É melhor irdes comprar dos vendedores´. Enquanto elas foram comprar óleo, o noivo chegou, e as que estavam preparadas entraram com ele para a festa de casamento. E a porta se fechou.

Por fim, chegaram também as outras jovens e disseram: `Senhor! Senhor! Abre-nos a porta!´ Ele, porém, respondeu: `Em verdade eu vos digo: Não vos conheço!´ Portanto, ficai vigiando, pois não sabeis qual será o dia nem a hora".

- Palavra da Salvação.

- Glória a vós, Senhor.

 O que o texto diz?  (Falar uma palavra ou frase que ficou mais forte.)

"Ficai vigiando" - "Levaram vasilhas com óleo junto com as lâmpadas" - "Senhor, abre-nos a porta" - "O noivo está chegando".

 2. MEDITAÇÃO

O que o texto diz para mim?

 Ninguém sabe o momento em que o noivo chegará. O tempo pode levar-nos a esmorecer no fervor, deixando-nos despreparados para o encontro com o Senhor. O convite, portanto, é estar vigilante. No final do ano, a liturgia tem sempre esse cuidado de nos ajudar a meditar sobre o nosso destino, nossa morada definitiva com Deus, que para cada pessoa, acontecerá em algum momento da vida terrena.

Então, vivos ainda neste mundo ou já adormecidos em Cristo, no Dia do Senhor, quando o Noivo vier no meio da noite deste mundo, todos nós, em corpo e alma, iremos ao encontro do Senhor, transformados em Glória, isto é, em Espírito Santo, o mesmo no qual o Pai ressuscitou Seu Filho dentre os mortos!

Estar vigilante é saber usar das coisas desse mundo com sabedoria, lembrando sempre da efemeridade da vida.  A vigilância e a oração nos ajudam a estar despertos e preparados, quando chegar a hora de Jesus. Que Ele nos ensine a ser sempre fieis e vigilantes, a sempre rezar e amar, buscar e o encontrar na oração, ate? o dia em que seremos eternamente vigilantes e orantes nas núpcias que não tem fim.

 3. ORAÇÃO

O que a Palavra me leva a falar com Deus? Rezar as dimensões da vida que o levam a confiar mais nas coisas passageiras e se esquecer do excencial.

 Deus de poder e misericórdia, afastai de nós todo obstáculo para que, inteiramente disponíveis, nos dediquemos ao vosso serviço. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

 4. CONTEMPLAÇÃO 

O que a Palavra me leva a experimentar?

Escolher um compromisso para a vida. Nesse dia em que somos convidados a vigilância, que a conformidade com Palavra meditada nos aproxime cada vez mais da nossa meta: a santidade. Que esse compromisso seja experimentado na vivência concreta do amor a Deus e aos irmãos. A santidade consiste em fazer as pequenas coisas da vida cotidiana com muito amor.

BÊNÇÃO FINAL

Deus nos abençoe. Deus nos proteja. Deus nos dê a paz.

Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém!

 



+ Leitura Orante


Instituto Nossa Senhora das Graças

Irmãs Gracianas

Por Maria tudo ao Salvador!

FAÇA SEU PEDIDO DE ORAÇÃO

Copyrights © MMXVI Irmãs Gracianas | Produzido e Hospedado por Actio Comunicação | Template by W3layouts | Acessar webmail