Home >> Artigos

LEITURA ORANTE

Irmã Maria de Lourdes Altera, mnsg



ORAÇÃO INICIAL 


Iniciando o momento de oração pessoal, procure um lugar propício, calmo e silencioso.  Prepare seu altar, onde  pode  ser colocado  uma  vela  junto  ao  Crucifixo,  às  imagens  de  Nossa Senhora e dos seus santos de devoção.

Coloque-se na presença de  Deus  e clame  a  vinda  do  Espírito  Santo  para  que  seja  Ele  mesmo a conduzi-lo (la) durante sua oração:

Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém!

 

Refrão meditativo: A nós descei Divina Luz (bis). Em nossas almas acendei. O amor, o amor de Jesus (bis). 

Peça o auxílio da Santíssima  Virgem,  dos  seus  santos  de devoção e do seu anjo da guarda.

 

1.  LEITURA

Ler e reler o texto de Mt 5, 1-12a

-PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se, e Jesus começou a ensiná-los: "Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus. Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados. Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus. Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus! Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e, mentindo, disserem todo tipo de mal contra vós, por causa de mim. Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus".

Palavra da Salvação. Glória a vós, Senhor!

 

O que o texto diz?  (Falar uma palavra ou frase que ficou mais forte.)

"Bem-aventurados" - "Felizes" - "Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus". A alegria consiste em viver as Bem-aventuranças.

 

2. MEDITAÇÃO

O que o texto diz para mim?

 

Celebrar todos os Santos é uma oportunidade que a Igreja nos oferece para refletirmos sobre o processo de santidade a que fomos chamados pelo batismo. Isso é motivo de grande alegria. Fomos marcados por Deus, tanto pela condição de sermos sua imagem e semelhança, quanto pelo privilégio de sermos seus filhos. Nesse Evangelho das bem-aventuranças, Jesus nos apresenta o projeto de vida para alcançarmos a santidade. Projeto que Ele vivenciou primeiro, e que deve nortear a vida de todos os cristãos e cristãs de todos os tempos. Jesus é o modelo de toda santidade, o bem-aventurado do Pai.

Infelizmente, muitas vezes, deixamos sobressair em nós atitudes que não condizem com a santidade, atitudes limitadas de acordo com nossa condição humana. Porém, isso nunca deve nos desanimar, pelo contrário, devemos nos aproximar d´Aquele que, com sua graça, nos sustenta nesse propósito, o próprio Deus. Ninguém é santo com suas próprias forças, só em Cristo somos santificados, pois somente Cristo derrama sobre nós o Espirito de santidade. Cabe a nós a abertura de coração para acolher esse Espírito, deixando-nos guiar por Ele.

 

3. ORAÇÃO

O que a Palavra me leva a falar com Deus? Rezar as dimensões da vida que estão paralisadas, impedindo vivência das bem-aventuranças.

 

RASTROS

Qual será o rastro

que me leve até teu encontro?

Não quero viver errante e vazio

ficando sozinho em teus rastros.

 

Se chamará saúde, ou doença?

Se apresentará com o rosto do êxito,

ou no cansaço golpeado do fracasso?

Será seca como o deserto,

ou transbordante de vida como o oásis?

Brilhará com a transparência do místico,

ou se apagará no despojo do oprimido?

Cairá sobre mim como golpe de chicote,

ou se aproximará como carícia de ternura?

Brotará em comunhão com um povo festivo

ou em minha indizível solidão original?

Será a história brilhante dos livros,

ou o avesso oprimido da trama?

 

Não importa qual seja o caminho

que me conduza até teu encontro.

Não quero apoderar-me de teus rastros

quando são reflexo fascinante de tua glória,

nem quero evadi-los fugitivo

quando são golpe e angústia.

 

Não importa o quanto custe abrir-se

o mistério que te esconde,

e todo rastro teu me anuncia.

 

Toda a minha viagem chega

ao silêncio e à espera

de meu "não saber" mais profundo.

Mas "eu sei" que já estou em ti

quando aguardo diante de tua porta.

 

Benjamin González Buelta, SJ

 

4. CONTEMPLAÇÃO 

O que a Palavra me leva a experimentar?

Escolher um compromisso para a vida. Nesse dia em que celebramos a solenidade de todos os santos, que a conformidade com Palavra meditada nos aproxime cada vez mais da nossa meta: a santidade. Que esse compromisso seja experimentado na vivência concreta do amor a Deus e aos irmãos. A santidade consiste em fazer as pequenas coisas da vida cotidiana com muito amor.

Para refletir: "Não podemos fazer grandes coisas nesta terra. Tudo que podemos fazer são pequenas coisas com muito amor". (Santa Teresa de Calcutá)

 

BÊNÇÃO FINAL

Deus nos abençoe. Deus nos proteja. Deus nos dê a paz.

Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém!

 



+ Leitura Orante


Instituto Nossa Senhora das Graças

Irmãs Gracianas

Por Maria tudo ao Salvador!

FAÇA SEU PEDIDO DE ORAÇÃO

Copyrights © MMXVI Irmãs Gracianas | Produzido e Hospedado por Actio Comunicação | Template by W3layouts | Acessar webmail