Home >> Artigos

LEITURA ORANTE

Ir. Dalva Aparecida Narcísio



Preparo-me para a Leitura Orante, estando em comunhão com todos os internautas em torno da Palavra de Deus. Rezamos em sintonia com a Santíssima Trindade.

 

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

 

Vinde Espírito Santo e abri nossas portas e janelas para que Tu possas entrar com tua luz e iluminar os pontos escuros de nossas vidas, ilumina nossa inteligência para acolhermos a verdade contida na Palavra, ilumina nosso coração para termos os mesmos sentimentos de nosso Senhor Jesus. Que possamos experimentar sempre a alegria da ressurreição a cada manhã e fazermos sempre a passagem da morte para a vida, da escravidão para liberdade. Que possamos buscar a santidade tendo atitudes de amor para com toda a criação de Deus. Vinde Espírito Santo e santificai-nos. Amém.

 

1 - Leitura 

 

O que a Palavra diz? Com atenção leio, na Bíblia, o texto do Evangelho de hoje: 

 Mt 22,15-21

 

Naquele tempo, 15os fariseus fizeram um plano para apanhar Jesus em alguma palavra. 16Então mandaram os seus discípulos, junto com alguns do partido de Herodes, para dizerem a Jesus: "Mestre, sabemos que és verdadeiro e que, de fato, ensinas o caminho de Deus. Não te deixas influenciar pela opinião dos outros, pois não julgas um homem pelas aparências. 17Dize-nos, pois, o que pensas: É lícito ou não pagar imposto a César?" 18Jesus percebeu a maldade deles e disse: "Hipócritas! Por que me preparais uma armadilha? 19Mostrai-me a moeda do imposto!" Levaram-lhe então a moeda. 20E Jesus disse: "De quem é a figura e a inscrição desta moeda?" 21Eles responderam: "De César". Jesus então lhes disse: "Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus".

 

2 - Meditação- O que o texto diz para mim, hoje?

 

O que me diz a Palavra? Eu vivo a minha vida de acordo com o mundo? Sou escravo dele? Tiro vantagem do poder opressor? Ou será que digo não ao mundo e me volto para a verdadeira liberdade, aquela que Jesus trouxe para nós? E "devolver a Deus o que é de Deus" quer dizer o que na prática? Hoje o que é que mais precisamos devolver a Deus?

 A questão essencial que o texto aborda é esta: o homem pertence a Deus e deve considerar Deus o seu único Senhor e a sua referência fundamental. No entanto, embriagados pelo turbilhão das liberdades e das novas descobertas, os homens do nosso tempo consideraram que eram capazes de descobrir, por si próprios, os caminhos da vida e da felicidade e que podiam prescindir de Deus. Instalaram-se no orgulho e na autossuficiência e deixaram Deus de fora das suas vidas. É preciso voltarmos a Deus e redescobrirmos a sua centralidade na nossa existência. Deus não atenta contra a nossa identidade e a nossa liberdade. Fomos criados para a comunhão com Deus e só nos sentiremos felizes e realizados quando nos entregarmos confiadamente nas suas mãos e fizermos d´Ele o centro da nossa caminhada.

 3 - Oração (O que o texto me leva a dizer a Deus?)

 Meu Deus, eu sempre fiz parte desse mundo e vivo de acordo com as suas regras, por isso eu peço: ajude-me a encontrar a verdadeira liberdade, eu quero dizer não ao mundo e sim a Deus. 

 

4 - Contemplação (O que a Palavra de Deus me leva a viver?)


Faço parte desse mundo, sou um hipócrita, pois uso os bens do mundo. Entretanto agora eu sei qual é o caminho para chegar até Jesus. Vou ser livre, lutarei contra tudo o que me apega a esse mundo. Esse é o caminho, o desapego.

 Bênção: 

 

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém. 

- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém. 

- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém. 

- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém. 

 

 

 



+ Leitura Orante


Instituto Nossa Senhora das Graças

Irmãs Gracianas

Por Maria tudo ao Salvador!

FAÇA SEU PEDIDO DE ORAÇÃO

Copyrights © MMXVI Irmãs Gracianas | Produzido e Hospedado por Actio Comunicação | Template by W3layouts | Acessar webmail