Home >> Artigos

LEITURA ORANTE

Irmã Dalva Aparecida Narcísio



Preparo-me para a Leitura Orante, estando em comunhão com todos os internautas em torno da Palavra de Deus. Rezamos em sintonia com a Santíssima Trindade.

 

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

 

Vinde Espírito Santo e abri nossas portas e janelas para que Tu possas entrar com tua luz e iluminar os pontos escuros de nossas vidas, ilumina nossa inteligência para acolhermos a verdade contida na Palavra, ilumina nosso coração para termos os mesmos sentimentos de nosso Senhor Jesus. Que possamos experimentar sempre a alegria da ressurreição a cada manhã e fazermos sempre a passagem da morte para a vida, da escravidão para liberdade. Que possamos buscar a santidade tendo atitudes de amor para com toda a criação de Deus. Vinde Espírito Santo e santificai-nos. Amém.

 

1 - Leitura 

O que a Palavra diz? Com atenção leio, na Bíblia, o texto do Evangelho de hoje: Mateus 22,1-14


Naquele tempo:
Jesus voltou a falar em parábolas aos sumos sacerdotes e aos anciãos do povo, dizendo: 'O Reino dos Céus é como a história do reique preparou a festa de casamento do seu filho. E mandou os seus empregados para chamar os convidados para a festa, mas estes não quiseram vir. O rei mandou outros empregados, dizendo:
Dizei aos convidados: já preparei o banquete, os bois e os animais cevados já foram abatidos e tudo está pronto. Vinde para a festa!'
Mas os convidados não deram a menor atenção:
um foi para o seu campo, outro para os seus negócios, outros agarraram os empregados, bateram neles e os mataram.
O rei ficou indignado e mandou suas tropas para matar aqueles assassinos e incendiar a cidade deles. Em seguida, o rei disse aos empregados: A festa de casamento está pronta, mas os convidados não foram dignos dela. Portanto, ide até às encruzilhadas dos caminhos e convidai para a festa todos os que encontrardes. Então os empregados saíram pelos caminhos e reuniram todos os que encontraram, maus e bons. E a sala da festa ficou cheia de convidados.
Quando o rei entrou para ver os convidados, observou ali um homem que não estava usando traje de festa e perguntou-lhe: Amigo, como entraste aqui sem o traje de festa? Mas o homem nada respondeu.
Então o rei disse aos que serviam:
Amarrai os pés e as mãos desse homem e jogai-o fora, na escuridão!
Ali haverá choro e ranger de dentes'.
Por que muitos são chamados, e poucos são escolhidos.

 

Reflexão: O que diz o texto? Qual comparação Jesus utiliza para falar do Reino dos Céus? Por que a recusa em aceitar participar da festa de casamento? Quem foi convidado para a festa? O que os convidados representam? O que significa comparecer ao casamento com a veste digna?

 

2 - Meditação- O que o texto diz para mim, hoje?


O que o texto diz a você hoje? Qual palavra chamou mais a sua atenção? Em que sentido o texto fortalece a sua caminhada de fé? Como você acolhe as palavras e os ensinamentos de Jesus em sua vida? Quais são os gestos que Jesus o(a) convida a viver? Eu sou um dos convidados para a festa, e qual é a minha resposta? Eu pratico a justiça? Eu faço realizar em minha vida os planos de Deus ou realizo apenas os meus planos, vivo de uma forma egoísta, mesquinha, desumana?

 

3 - Oração O que o texto me leva a dizer a Deus?

 

O que a Palavra me faz dizer a Deus? Pai, não sou digno de receber a sua graça, de ser aceito para participar do seu Reino. Nem sempre estou bem trajado. Eu sei qual é o bem que devo praticar, mas o mal que existe em mim parece ser maior e encobre o bem. Assim, preciso e muito da sua ajuda. Tenha pena dessa (e) pobre serva (a).

 

4 - Contemplação ( O que a Palavra de Deus me leva a viver?)


Quero segui-lo e tudo farei para trilhar esse caminho. Eu sei que o caminho é através da oração perseverante, constante. Não desanimarei por causa dos meus inúmeros tombos, tropeços. Vencerei, com a sua ajuda.

 

Bênção: 

 

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém. 

- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém. 

- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém. 

- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém. 

 

 



+ Leitura Orante


Instituto Nossa Senhora das Graças

Irmãs Gracianas

Por Maria tudo ao Salvador!

FAÇA SEU PEDIDO DE ORAÇÃO

Copyrights © MMXVI Irmãs Gracianas | Produzido e Hospedado por Actio Comunicação | Template by W3layouts | Acessar webmail