Home >> Artigos

Leitura Orante

Ir. Dalva Aparecida Narcísio, mnsg

 

Preparo-me para a Leitura Orante, estando em comunhão com todos os internautas em torno da Palavra de Deus. Rezamos em sintonia com a Santíssima Trindade.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

 Vinde Espírito Santo e abri nossas portas e janelas para que Tu possas entrar com tua luz e iluminar os pontos escuros de nossas vidas, ilumina nossa inteligência para acolhermos a verdade contida na Palavra, ilumina nosso coração para termos os mesmos sentimentos de nosso Senhor Jesus. Que possamos experimentar sempre a alegria da ressurreição a cada manhã e fazermos sempre a passagem da morte para a vida, da escravidão para liberdade. Que possamos buscar a santidade tendo atitudes de amor para com toda a criação de Deus. Vinde Espírito Santo e santificai-nos. Amém.


1 - Leitura (Verdade)


O que a Palavra diz? Com atenção leio, na Bíblia,  o texto do Evangelho de hoje: Mt 21,33-43

Jesus disse:

- Escutem outra parábola: certo agricultor fez uma plantação de uvas e pôs uma cerca em volta dela. Construiu um tanque para pisar as uvas e fazer vinho e construiu uma torre para o vigia. Em seguida, arrendou a plantação para alguns lavradores e foi viajar. Quando chegou o tempo da colheita, o dono mandou alguns empregados a fim de receber a parte dele. Mas os lavradores agarraram os empregados, bateram num, assassinaram outro e mataram ainda outro a pedradas. Aí o dono mandou mais empregados do que da primeira vez. E os lavradores fizeram a mesma coisa. Depois de tudo isso, ele mandou o seu próprio filho, pensando: "O meu filho eles vão respeitar." Mas, quando os lavradores viram o filho, disseram uns aos outros: "Este é o filho do dono; ele vai herdar a plantação. Vamos matá-lo, e a plantação será nossa."

- Então agarraram o filho, e o jogaram para fora da plantação, e o mataram.

Aí Jesus perguntou:

- E agora, quando o dono da plantação voltar, o que é que ele vai fazer com aqueles lavradores?

Eles responderam:

- Com certeza ele vai matar aqueles lavradores maus e vai arrendar a plantação a outros. E estes lhe darão a parte da colheita no tempo certo.

Jesus então perguntou:

- Vocês não leram o que as Escrituras Sagradas dizem?

"A pedra que os construtores rejeitaram

veio a ser a mais importante de todas.

Isso foi feito pelo Senhor

e é uma coisa maravilhosa!"

E Jesus terminou:

- Eu afirmo a vocês que o Reino de Deus será tirado de vocês e será dado para as pessoas que produzem os frutos do Reino.


 Quais verbos, ações, mais chamaram sua atenção? Este Evangelho o(a) faz lembrar-se de algum outro texto?

 

Reflexão:


A parábola não é um retrato da realidade, mas tem por finalidade ajudar a compreender o mistério de Deus, do seu Reino e da vida humana. A vinha é símbolo do povo de Deus, povo que Deus criou e cuida com amor. Há os que são escolhidos para cuidar e proteger o povo, em nome do Senhor, mas o povo pertence a Deus. A parábola de hoje denuncia, em primeiro lugar, aqueles que querem se apossar da vinha (povo) que pertence a Deus, ao invés de produzirem frutos. Em segundo lugar, ela nos faz compreender que a morte de Jesus foi premeditada: "Este é o herdeiro. Vamos matá-lo e tomemos posse de sua herança" A parábola não termina com um juízo condenatório, mas é um alerta a viver em conformidade com o dom de Deus e, por isso, produzir frutos.

 

2 - Meditação (Caminho)

 O que o texto diz para mim, hoje?

Somos livres de aceitar ou não a proposta de salvação que Deus nos faz. Mas ao aceitarmos trabalhar na Sua "vinha", comprometemo-nos com a verdade, com a justiça, com o serviço de construção do Seu Reino.

A meditação atualiza o sentido do texto até ficar claro o que Deus está nos pedindo. O que o Evangelho diz a você? Como você acolhe as palavras e ensinamentos de Jesus em sua vida? Quais sentimentos o texto desperta em seu coração? O meu compromisso com o Reino é sincero e empenhado? Quais são os frutos que eu entrego ao Senhor? Escuto os servos que o Senhor envia à Sua vinha? Como acolho o "Filho" que o "Senhor" enviou ao meu encontro?

A fé, a religião, deve ser uma coisa bonita, gostosa, agradável, que enche o coração da gente. Só isso? Não tem que produzir algum resultado para os outros? Não tem que fazer alguma coisa para melhorar o mundo? Quais serão os resultados que Deus espera de mim hoje?

 

 

3 - Oração (Vida) O que o texto me leva a dizer a Deus?


Oração do Mês Missionário

Pai, Filho e Espírito Santo, fonte transbordante da missão, Ajuda-nos a compreender que a vida é missão, dom e compromisso.
Que Maria, nossa intercessora na cidade, no campo, na Amazônia e em toda parte,
ajude, cada um de nós, a ser testemunhas proféticas do Evangelho, numa Igreja sinodal e em estado permanente de missão.
Eis-me aqui, Senhor, envia-me!

Amém!


4 - Contemplação (Vida/Missão)

 Qual o meu novo olhar a partir da Palavra?

Hoje eu reconheço as minhas fraquezas, o nada que eu sou, o quanto devo crescer. Estou cultivando a humildade, praticando a simplicidade. Quero imitá-lo sempre. Eu tenho uma vinha em minhas mãos (a minha vida) e tudo farei para que dê frutos e em abundância. 


Bênção 

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém. 

-Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém. 

- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém. 

- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém. 




+ Leitura Orante


Instituto Nossa Senhora das Graças

Irmãs Gracianas

Por Maria tudo ao Salvador!

FAÇA SEU PEDIDO DE ORAÇÃO

Copyrights © MMXVI Irmãs Gracianas | Produzido e Hospedado por Actio Comunicação | Template by W3layouts | Acessar webmail