Home >> Artigos

A disciplina Bíblica e o surpreendente amor de Jesus

Irmã Izabel Cristina de Souza, mnsg

22º Domingo do Tempo Comum

Preparando o ambiente interior para a oração

Refrão Orante:  A palavra do Senhor quando chegou Desinstalou meu coração Ao chegar, desafiou-me a exigir Uma resposta de "sim" ou "não" É fácil dizer sim, é fácil dizer não Mas dói depois do sim, dói depois do não A Palavra do Senhor Depois que ela passou nada mais Será do jeito que já foi. (Padre Zezinho - Quando chegou a Palavra Pe. Zezinho, scj)

Oração Inicial

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Invocação do Espírito Santo: Vinde, Espírito Santo! Enchei os corações dos Vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai o Vosso Espírito, e tudo será criado. E renovareis a face da Terra. Deus, que instruístes os corações dos Vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, façam que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da Sua consolação. Por Cristo, Senhor Nosso. Amém.

LEITURA

Ler e reler o texto de Mateus 18,15-20.

O que o texto diz?

15 "Se seu irmão pecar, vá e corrija-o a sós, somente entre vocês dois. Se ele o ouvir, você terá ganho o seu irmão. 16 Mas se ele não o escutar, tome mais uma ou duas pessoas com você, a fim de que toda palavra se confirme com o testemunho de duas ou três pessoas.17 Se ele não as ouvir, avisa a Igreja. Se também não ouvir a Igreja, trate-o como gentil ou cobrador de impostos. 18 Eu lhes garanto: Tudo o que vocês ligarem na terra será ligado no céu, e tudo que vocês desligarem na terra será desligado no céu. 19 E lhes garanto ainda: Se dois de vocês na terra estiverem de acordo sobre qualquer coisa que pedirem, ela lhes será concedida por meu Pai que está no céus.20 Pois onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, ai estou no meio deles".  Palavra da Salvação. Glória a vós Senhor

(Bíblia Pastoral 22ª impressão: setembro de 2018)

MEDITAÇÃO

O que o texto me diz?

Este belíssimo texto de Mateus é um convite para refletirmos sobre a importância da correção fraterna em nossas famílias e na vida em comunidade Cristã.   Na vida fraterna. Todos nós somos responsáveis uns pelos outros e somente o amor nos possibilitará uma correção fraterna para alcançarmos a essência da vida Cristã.

Dessa forma precisamos viver a humildade, o que nos possibilitará dar e receber o perdão, quando necessário for.  Na comunidade Fraterna somos todos irmãos uns dos outros, o que implica responsabilidades e cuidados recíprocos. Neste texto somos chamados a aprender com Jesus o caminho do amor e da misericórdia.

Quando surgir ofensas ou conflitos pessoais, que nossa primeira iniciativa possa ser o diálogo franco e sincero, tendo em vista a reconciliação.

Que possamos compreende a partir dessa Palavra que a correção particular é um gesto de amor, por isso deve ser feita com discrição, sem exposição nem acusação pública mas com a finalidade de ganhar o irmão. Caso este primeiro passo não surta efeito, Jesus propõe um segundo passo diante de um número mínimo de pessoas.  Se também não surtir efeito Jesus propõe levar a questão a Igreja, ou seja, a comunidade reunida. Caso ele não escute a Igreja (comunidade) que seja tratado como um pagão. Ou seja, alguém que tem a necessidade de conversão. Pois, para Jesus os pagãos e publicanos não são pessoas rejeitadas, mas alguém que necessita de conversão. Jesus sempre com este olhar misericordioso para nos amar perdoar e resgatar.

ORAÇÃO

O que o texto me faz dizer a Deus?

Obrigada Senhor por seu amor e misericórdia para conosco. Pelas pessoas que nos ajudam na caminhada diária. Obrigada porque nos faz perceber que somos muito mais que os atos falhos que as vezes praticamos. E também pelas oportunidades que temos de ajudar nossos irmãos em suas lutas diárias.

CONTEMPLAÇÃO

Qual o meu novo olhar a partir da palavra de Deus...

 Contemplar a presença amorosa de Deus amor e misericórdia e perceber esta presença na pessoa do irmão. Presença refletida em cada gesto de amor de escuta e de perdão.



+ Leitura Orante


Instituto Nossa Senhora das Graças

Irmãs Gracianas

Por Maria tudo ao Salvador!

FAÇA SEU PEDIDO DE ORAÇÃO

Copyrights © MMXVI Irmãs Gracianas | Produzido e Hospedado por Actio Comunicação | Template by W3layouts | Acessar webmail