Home >> Artigos

"Se alguém quer me seguir renuncie-se a si mesmo"

Irmã Ediana de Souza Soares, mnsg

Dia do catequista e da catequista
Preparando o ambiente interior para a oração.
Aquiete seu coração. Coloque-se diante de Deus com toda a sua realidade. Deixe que Ele te olhe com amor e misericórdia. Faça memória dos momentos em que você se fechou ao verdadeiro seguimento de Jesus. De quando você desejou controlar a ação de Deus em sua vida. Qual foi a experiência diante desta realidade? (pausa) Invoque o Espírito Santo!
Vivei em mim, ó Espirito Santo, para que meus pensamentos sejam todos santos. Atuai em mim, ó Espírito Santo, para que meu trabalho, também, possa ser santo. Dirigi meu coração, ó Espírito Santo, para que eu ame só o que é santo. Fortalecei-me, ó Espírito Santo, para que eu defenda tudo o que é santo. Guardai-me, então, ó Espírito Santo, para que eu sempre possa ser santo.
 Amém. (Santo Agostinho)
 Leitura
Leia e releia o Evangelho: Mateus 16,21-27
 Jesus começou a mostrar a seus discípulos que devia ir à Jerusalém e sofrer muito da parte dos anciãos, dos sumos sacerdotes e dos mestres da Lei, e que devia ser morto e ressuscitar no terceiro dia. Então Pedro tomou Jesus à arte e começou a repreendê-lo, dizendo: 'Deus não permita tal coisa, Senhor! Que isto nunca te aconteça!' Jesus, porém, voltou-se para Pedro, e disse: 'Vai para longe, Satanás! Tu és para mim uma pedra de tropeço, porque não pensas as coisas de Deus, mas sim as coisas dos homens!' Então Jesus disse aos discípulos: 'Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. Pois quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, vai encontrá-la. De fato, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro, mas perder a sua vida? O que poderá alguém dar em troca de sua vida? Porque o Filho do Homem virá na glória do seu Pai, com os seus anjos, e então retribuirá a cada um de acordo com a sua conduta.
O que este evangelho diz: releia o texto, repita palavras ou versículos. Memorize a palavra que foi mais forte para você.
Meditação
O que Deus me diz através desta Palavra?
Depois de ser reconhecido como o Cristo pelos discípulos, e Pedro ser constituído o alicerce da Igreja, Jesus começa a mostrar que sofreria, seria condenado e ressuscitaria. Embora confessasse a fé em Jesus, Pedro ainda demonstra falta de compreensão, ele ainda pensa de forma puramente humana. Jesus sendo o Messias não poderia passar pela cruz. Aquele que foi constituído como pedra fundante da Igreja, agora é chamado de pedra de tropeço por Jesus. Pois Pedro parece querer colocar-se à frente de Jesus, mas Jesus ordena-lhe que se retire para trás. O seguidor de Jesus caminha atrás dele e também participa de sua cruz. E você, em algum momento já quis se impor sobre Deus, exigindo que Ele realizasse a sua vontade? Atualmente, como é sua relação com Ele? Você tem deixado Ele te conduzir? Você consegue discernir qual é a vontade d´Ele e aceitá-la com paciência?
Jesus apresenta aos discípulos a exigência de renunciar a si mesmo e assumir a cruz para segui-lo verdadeiramente.  Mas Ele não força ninguém, deixa as pessoas livres - "se alguém quiser me seguir". Para mim, uma das atitudes mais encantadoras de Jesus é esta liberdade que Ele nos permite. Ele não impõe o seguimento. Somos livres para aderir ao seu projeto, para assumirmos nossa vocação e missão. Porém, ao renunciarmos a nós mesmo e assumirmos a cruz, temos a garantia da verdadeira vida. Vida marcada de sentido e significado, vida que mesmo em meio a provações por causa do reino, é testemunha da alegria e da paz interior, da comunhão com Deus. Comunhão que se plenifica na vida eterna.
A cada novo dia ou em circunstâncias especiais, somos convidados a reafirmar nosso sim a Deus. O que você tem feito para perseverar na vida cristã e na vocação para a qual Deus te chamou? Quais são os desafios diários para você manter-se fiel e perseverante? Você já sentiu medo de renunciar a si mesmo e assumir a cruz? Como você superou este medo?
Oração
O que tenho a dizer a Deus?
Deus te falou. Agora você o responde amorosamente. Quais foram as interpelações de Deus para você? Fale de seus sentimentos, de seus medos, de suas angústias, de suas alegrias (pausa).
Hoje é o Dia do Catequista. Lembre-se das pessoas que foram e ainda são seus catequistas. Agradeça a Deus pela existência e ministério delas. Fale o nome delas para Deus. (Quem sabe, após esta oração, você poderá enviar uma mensagem para elas). Reze também por todos os outros catequistas de sua paróquia, de sua diocese, do Brasil (pausa).
Oração Vocacional
Senhor da Messe e Pastor do rebanho, faze ressoar em nossos ouvidos teu forte e suave convite: "Vem e Segue-me"! Derrama sobre nós o teu Espírito, que Ele nos dê sabedoria para ver o caminho e generosidade para seguir tua voz.
Senhor, que a Messe não se perca por falta de operários.
Desperta nossas comunidades para a Missão. Ensina nossa vida a ser serviço. Fortalece os que desejam dedicar-se ao Reino na diversidade dos ministérios e carismas.
Senhor, que o Rebanho não pereça por falta de Pastores. Sustenta a fidelidade de nossos bispos, padres, diáconos, religiosos, religiosas e ministros leigos e leigas. Dá perseverança a todos os vocacionados. Desperta o coração de nossos jovens para o ministério pastoral em tua Igreja.
Senhor da Messe e Pastor do Rebanho, chama-nos para o serviço de teu povo.
Maria, Mãe da Igreja, modelo dos servidores do Evangelho, ajuda-nos a responder SIM. Amém.
Pai-nosso... Ave Maria....



+ Leitura Orante


Instituto Nossa Senhora das Graças

Irmãs Gracianas

Por Maria tudo ao Salvador!

FAÇA SEU PEDIDO DE ORAÇÃO

Copyrights © MMXVI Irmãs Gracianas | Produzido e Hospedado por Actio Comunicação | Template by W3layouts | Acessar webmail