Home >> Artigos

"Tu és Pedro e eu te darei as chaves do Reino dos céus"

Irmã Ediana de Souza Soares, mnsg

23 a 28/08: Semana de oração pela vocação laical

Preparando o ambiente interior para a oração.

Silencie, tente afastar de você tudo aquilo que possa te distrair. Acenda uma vela, contemple a chama, sinta o seu calor... Respire profundo, escute o som do seu inspirar e expirar, das batidas de seu coração. Peça a Deus a graça de rezar bem e de compreender a mensagem Dele (pausa). Reze:

Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.
Oremos: Ó Deus que instruíste os corações dos vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos da sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém

 Leitura

Leia e releia o Evangelho: Mateus 16,13-20

13Jesus foi à região de Cesaréia de Filipe e ali perguntou a seus discípulos: 'Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?' 14Eles responderam: 'Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; Outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas.' 15Então Jesus lhes perguntou: 'E vós, quem dizeis que eu sou?' 16Simão Pedro respondeu: 'Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo.' 17Respondendo, Jesus lhe disse: 'Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. 18Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. 19Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus.' 20Jesus, então, ordenou aos discípulos que não dissessem a ninguém que ele era o Messias.

O que este evangelho diz: repita as palavras mais fortes, volte em algum trecho que você não entendeu bem, tente descobrir algo novo, imagine a cena do diálogo de Jesus com seus discípulos.

Meditação

O que Deus tem a me dizer através desta palavra?

Neste domingo do tempo comum, retomamos o evangelho de Mateus. A passagem de hoje é bem conhecida, e poderíamos afirmar, que a maioria de nós até sabe de cor esta perícope, especialmente o versículo 19. Nós visualizamos Jesus conversando com seus discípulos sobre a sua identidade. Saber quem é Jesus significa que a comunidade está compreendendo a sua missão, e isto é fundamental, pois de acordo com os versículos seguintes, a paixão, a morte e ressurreição de Jesus já estão próximas. Jesus "precisa" de uma garantia de que a comunidade continuará a sua missão. Aqueles que apenas ouviam sobre Jesus ou tinham pouco contato com Ele, ainda não tinham clareza da sua identidade. Mas Pedro e os discípulos - aqueles que permaneceram com Ele - conseguiram entender, ainda não totalmente, que Jesus é o Cristo. E esta é a profissão de fé das primeiras comunidades após a ressurreição.

Pedro, já aparecendo como líder, fala em nome de todos os discípulos. Jesus o constitui como fundamento da Igreja e entrega-lhes as chaves do Reino. Se continuarmos a leitura do evangelho, encontraremos em seguida em 18,18 que este poder foi concedido também à comunidade e aos sucessores de Pedro.

Formamos a comunidade Igreja, somos discípulos missionários de Jesus. A nós também é partilhado o ministério de ajudar na edificação da Igreja e apontar o caminho do Reino dos Céus a toda a humanidade. Como você tem vivido a dimensão da missionariedade? Hoje iniciamos a semana de oração pela vocação laical. Como você, leigo(a) tem assumido o serviço de ligar as pessoas de seu convívio familiar, pastoral, profissional ao reino? Chave representa poder. Como você assume a "autoridade" diante das pessoas de seu convívio? A chave tem a função de abrir e fechar... O que você tem feito mais: aberto ou fechado as portas do amor, da promoção humana, da alegria cristã, do evangelho... para os irmãos ou irmãs?

Oração

O que tenho a dizer a Deus?

Converse com Deus sobre os sentimentos que brotaram em você ao escutar e meditar esta Palavra. O que você mais sente necessidade de fazer neste momento: pedir perdão, suplicar, louvar, agradecer? (pausa)

Peça a Deus por sua vocação laical e de todos os seus irmãos e irmãs que assumem em nosso imenso país o protagonismo pastoral na evangelização em todos os setores sendo sal da terra e luz no mundo (cf. Mt 5, 13ss), (pausa). Reze:

Oração Vocacional

Senhor da Messe e Pastor do rebanho, faze ressoar em nossos ouvidos teu forte e suave convite: "Vem e Segue-me"! Derrama sobre nós o teu Espírito, que Ele nos dê sabedoria para ver o caminho e generosidade para seguir tua voz.

Senhor, que a Messe não se perca por falta de operários.

Desperta nossas comunidades para a Missão. Ensina nossa vida a ser serviço. Fortalece os que desejam dedicar-se ao Reino na diversidade dos ministérios e carismas.

Senhor, que o Rebanho não pereça por falta de Pastores. Sustenta a fidelidade de nossos bispos, padres, diáconos, religiosos, religiosas e ministros leigos e leigas. Dá perseverança a todos os vocacionados. Desperta o coração de nossos jovens para o ministério pastoral em tua Igreja.

Senhor da Messe e Pastor do Rebanho, chama-nos para o serviço de teu povo.

Maria, Mãe da Igreja, modelo dos servidores do Evangelho, ajuda-nos a responder SIM. Amém.

Pai-nosso... Ave Maria....

 



+ Leitura Orante


Instituto Nossa Senhora das Graças

Irmãs Gracianas

Por Maria tudo ao Salvador!

FAÇA SEU PEDIDO DE ORAÇÃO

Copyrights © MMXVI Irmãs Gracianas | Produzido e Hospedado por Actio Comunicação | Template by W3layouts | Acessar webmail