Home >> Artigos

"Como posso merecer que a mãe do meu Senhor venha visitar-me?"

Irmã Ediana de Souza Soares, mnsg

16 a 21/08 - Semana de oração pela vocação à vida consagrada 

Preparando o ambiente interior para a oração. Prepare seu ambiente de oração com uma vela acesa e uma imagem de Nossa Senhora. Contemple as atitudes de fé e entrega de Maria. Peça a Deus a graça de ter um coração acolhedor e humilde como o dela para que a Palavra gere vida em você. Silencie... preste atenção em suas preocupações e as coloque nas mãos de Deus (pausa). Reze ou cante:

Vinde Espírito de Deus,
E enchei os corações dos fiéis com vossos dons,
Acendei neles o amor com um fogo abrasador,
Vos pedimos ó Senhor.

E cantaremos aleluia,
E a nossa terra renovada ficará,
Se o vosso Espírito Senhor nos enviar.

Vós unistes tantas gentes,
Tantas línguas diferentes, numa fé, na unidade,
Prá buscar sempre a verdade
E servir o vosso Reino com a mesma caridade.

E cantaremos aleluia,
E a nossa terra renovada ficará,
Se o vosso Espírito Senhor nos envia.

 Leitura

Leia e releia o Evangelho: Lucas 1,39-56

Naqueles dias, Maria pôs-se a caminho e dirigiu-se apressadamente para a montanha, em direção a uma cidade de Judá.
Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel.
Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, o menino exultou-lhe no seio. Isabel ficou cheia do Espírito Santo e exclamou em alta voz: «Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre.

Donde me é dado que venha ter comigo a Mãe do meu Senhor?
Na verdade, logo que chegou aos meus ouvidos a voz da tua saudação, o menino exultou de alegria no meu seio.
Bem-aventurada aquela que acreditou no cumprimento de tudo quanto lhe foi dito da parte do Senhor».
Maria disse então: e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, porque pôs os olhos na humildade da sua serva: de hoje em diante me chamarão bem-aventurada todas as gerações. O Todo-poderoso fez em mim maravilhas: Santo é o seu nome. A sua misericórdia se estende de geração em geração sobre aqueles que O temem. Manifestou o poder do seu braço e dispersou os soberbos.
Derrubou os poderosos de seus tronos e exaltou os humildes.
Aos famintos encheu de bens e aos ricos despediu de mãos vazias. Acolheu a Israel, seu servo, lembrado da sua misericórdia. Como tinha prometido a nossos pais, a Abraão e à sua descendência para sempre».
Maria ficou junto de Isabel cerca de três meses e depois regressou a sua casa.

O que este evangelho diz: Repita as palavras que mais te chamaram a atenção.

Meditação

O que Deus tem a me falar através desta palavra?

A Solenidade da Assunção de Nossa Senhora é uma celebração tão importante para a nossa fé, que a Igreja transferiu a liturgia do dia 15 de agosto para o 3º domingo do mesmo mês. E por isso, dentro do mês vocacional, este domingo foi instituído como o dia da Vida Religiosa. Nós que ratificamos nossa consagração batismal pelos votos de pobreza, castidade e obediência temos em Maria de Nazaré, o protótipo do seguimento radical e fiel a Jesus Cristo.

No evangelho de hoje, Lucas em tom poético, nos apresenta o mistério salvador de Deus realizado na pequenez e fragilidade humana. Ele enfatiza que a ação do Espírito é que tudo conduz e vivifica. Maria carrega em seu ventre, por obra do Espírito Santo, o Filho de Deus - Jesus! Ao cumprimentar Isabel, ela e o filho, que ainda está no seu ventre, ficam repletos do Espírito, prenúncio do envio do Espírito sobre a Igreja após a ressurreição.

Movida pelo Espírito, Isabel reconhece que Jesus é o Senhor, e seu filho pula de alegria. Senhor, é a profissão de fé das primeiras comunidades ao reconhecer a divindade de Jesus. O Espírito Santo é quem dá vida à Igreja, que nos ajuda a compreender a palavra divina e os ensinamentos de Jesus, que abre nossos olhos para as necessidades e sofrimentos de nosso povo. Ele que nos aponta os caminhos novos para a missão. Se todos nós, permanecêssemos atentos à ação dele em nossa vida, provavelmente em nossa sociedade haveria mais harmonia, paz, alegria, compreensão, empatia, irmandade, doação e serviço. Como você tem acolhido o Espírito Santo? Você tem deixado ser conduzido por Ele? Diariamente, pede-lhe que te ilumine e te inspire em suas ações, no seu trabalho, na sua dedicação pastoral?

Maria, na sua humildade, reconhece a ação salvadora de Deus, e eleva a Ele a sua oração, baseada em salmos e cânticos do antigo testamento. A oração de Maria, o magnificat, tornou-se um cântico litúrgico oficial da Igreja. Nele contemplamos a ação bondosa e misericordiosa de Deus para com os pobres, pequenos e humildes, daqueles que a sociedade opressora negou direitos fundamentais como pão, trabalho, moradia. Hoje, somos convidados a contribuir para que a promessa de Deus continue a realizar-se. O que você tem feito para ajudar que os excluídos e mais pobres tenham seus direitos garantidos?

Oração

O que tenho a dizer a Deus?

 Hoje somos convidados a louvar e agradecer a Deus. Apresente a Ele o seu próprio magnificat. Recorde as ações misericordiosas e bondosas de Deus em sua vida, na vida da Igreja, eleve seu cântico de louvor a Ele (pausa para a oração).

Hoje iniciamos a semana de oração pelas vocações à vida consagrada. Pela primeira vez, celebraremos a semana nacional da vida consagrada. Reze por todos nós religiosas e religiosos, leigos consagrados. Peça ao Senhor que envie muitas e santas vocações para nossos Institutos Religiosos e Seculares (pausa para a oração).

Oração Vocacional

Senhor da Messe e Pastor do rebanho, faze ressoar em nossos ouvidos teu forte e suave convite: "Vem e Segue-me"! Derrama sobre nós o teu Espírito, que Ele nos dê sabedoria para ver o caminho e generosidade para seguir tua voz.

Senhor, que a Messe não se perca por falta de operários.

Desperta nossas comunidades para a Missão. Ensina nossa vida a ser serviço. Fortalece os que desejam dedicar-se ao Reino na diversidade dos ministérios e carismas.

Senhor, que o Rebanho não pereça por falta de Pastores. Sustenta a fidelidade de nossos bispos, padres, diáconos, religiosos, religiosas e ministros leigos e leigas. Dá perseverança a todos os vocacionados. Desperta o coração de nossos jovens para o ministério pastoral em tua Igreja.

Senhor da Messe e Pastor do Rebanho, chama-nos para o serviço de teu povo.

Maria, Mãe da Igreja, modelo dos servidores do Evangelho, ajuda-nos a responder SIM. Amém.

Pai-nosso... Ave Maria....

 


 



+ Leitura Orante


Instituto Nossa Senhora das Graças

Irmãs Gracianas

Por Maria tudo ao Salvador!

FAÇA SEU PEDIDO DE ORAÇÃO

Copyrights © MMXVI Irmãs Gracianas | Produzido e Hospedado por Actio Comunicação | Template by W3layouts | Acessar webmail