Home >> Artigos

Todos comeram e ficaram satisfeitos

Irmã Ediana Soares, mnsg

18º Domingo Comum 

01 a 07/08 - Semana de oração pelas vocações ao ministério ordenado: Diáconos, Padres e Bispos

Preparando para a oração.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito. Amém!

Peça a Deus a graça de rezar bem. Coloque todas as suas angústias e preocupações diante Dele. Preste atenção na sua respiração, nas batidas de seu coração. Aquieta-te ao olhar de Deus. Silencie por um instante.... Peça a orientação do Espírito Santo para este momento de escuta da Palavra.

O vento do Espírito desafia-nos à mudança. Dá-nos coragem, ó Deus, para responder.

O fogo do Espírito nos chama a ter compaixão pelo Reino: aquece-nos e dá-nos, ó Senhor, a tua energia.

O sopro do Espírito nos oferece vida nova. Permite que possamos receber e viver o Evangelho.

Num mundo cheio de necessidades, de opressão, de violência e alienação: permite, ó Deus, que levemos vida e amor.

Num mundo dominado pelo absurdo e pelo vazio: ajuda-nos, ó Deus, a trazer sentido e esperança.

Num mundo onde existe racismo, ódio e divisão: que possamos, ó Deus, trazer unidade e formar comunidade.

Conduze-nos, ó Espírito de Deus, em alegria e fé, em verdade e em liberdade. Para que possamos te seguir por caminhos conhecidos e desconhecidos, rumo à unidade dos cristãos, conforme teu desejo. Amém!

Leitura

Leia e releia o Evangelho:  Mateus 14,13-21

13Quando soube da morte de João Batista, Jesus partiu e foi de barco para um lugar deserto e afastado. Mas quando as multidões souberam disso, saíram das cidades e o seguiram a pé. 14Ao sair do barco, Jesus viu uma grande multidão. Encheu-se de compaixão por eles e curou os que estavam doentes. 15Ao entardecer, os discípulos aproximaram-se de Jesus e disseram: 'Este lugar é deserto e a hora já está adiantada. Despede as multidões, para que possam ir aos povoados comprar comida!' 16Jesus porém lhes disse: 'Eles não precisam ir embora. Dai-lhes vós mesmos de comer!' 17Os discípulos responderam: 'Só temos aqui cinco pães e dois peixes.' 18Jesus disse: 'Trazei-os aqui.' 19Jesus mandou que as multidões se sentassem na grama. Então pegou os cinco pães e os dois peixes, ergueu os olhos para o céu e pronunciou a bênção. Em seguida partiu os pães, e os deu aos discípulos. Os discípulos os distribuíram às multidões. 20Todos comeram e ficaram satisfeitos, e dos pedaços que sobraram, recolheram ainda doze cestos cheios. 21E os que haviam comido eram mais ou menos cinco mil homens, sem contar mulheres e crianças.

O que este evangelho diz: repita as palavras que soaram mais forte para você, imagine a cena, os gestos dos discípulos, da multidão, de Jesus, as características do local...

Meditação

O que Deus tem a me falar através desta Palavra?

Meu irmão, minha irmã, esta meditação, te convida a prestar atenção em características desta narrativa de Mateus que, normalmente deixamos passar despercebidas, mas que nos provocam profundamente e nos impulsionam a tornar mais radical ainda nosso seguimento a Jesus e a dedicação de maior tempo para estarmos com Ele. Então, vamos lá!

No versículo 13 é narrado que Jesus retirou-se para um lugar deserto e afastado, no versículo 15, os discípulos mencionam que aquele lugar é deserto e, no versículo 19, Jesus mandou que a multidão se sentasse na grama. Como assim? Grama no deserto? O povo bíblico usa a imagem do deserto para falar do local do encontro com Deus. Pois deserto significa despojamento, abertura, vazio; onde nos deparamos com nossa pequenez e reconhecermos que nossa vida se torna plena de sentido quando escutamos Deus e acolhemos a sua Palavra permitindo que ela se torne vida doada a serviço de nossos irmãos e irmãs. Na bíblia temos narrativas de experiências humanas profundas com Deus no deserto. Em nosso coração há sempre um desejo de encontrar Deus. As multidões saíram das cidades e foram para o deserto para encontrar com Jesus. Nós que vivemos no meio urbano sabemos como é restaurador ir ao meio rural: silêncio, apreciação da natureza; situação propícia para encontrarmo-nos conosco mesmo e com Deus. No versículo 15 percebemos que os discípulos ainda não entenderam a proposta do Reino. Eles se preocupam e querem despedir a multidão para os povoados vizinhos para comprar comida. E Jesus sempre surpreende com um novo envio: ela não precisa ir embora, vocês a alimentarão (v. 16) e mandou que todos se sentassem na grama; então pronunciou a benção sobre os cinco pães e os dois peixes e deu-os aos discípulos para que distribuíssem com todos (v.19).

No deserto onde se encontravam pessoas doentes, onde não havia comida, vegetação, lugar para acomodação, tornou-se um lugar de vida a partir do encontro com Jesus. Há saúde, pão com fartura para todos, uma grama para sentar e descansar, saciar-se com prazer da vida que brota de Deus. Jesus não permite que aquelas pessoas voltem vazias, mas cria condições para que elas possam permanecer mais tempo com Ele. É necessário que o deserto se prolongue em nossa vida cristã para que tenhamos uma vida plena em Deus.

E então? Como anda nossa vida de oração? Tenho me saciado da Palavra de Deus? Qual é qualidade do meu encontro com Deus e com os irmãos? Ao acolher a Palavra estou gerando vida para os irmãos mais sofridos e esquecidos de nossa sociedade?

Oração

O tenho a dizer a Deus?

Deus te falou. Agora você é convidado a responder ao apelo Dele. Quais são os sentimentos que esta meditação despertou em você? Louvor, agradecimento, súplica, pedido de perdão... fale a Deus como a um amigo.

Faça também uma prece pelos bispos, padres e diáconos. No próximo dia 04 é celebrado o dia de São João Maria Vianey, o patrono dos presbíteros.

Oração Vocacional

Senhor da Messe e Pastor do rebanho, faze ressoar em nossos ouvidos teu forte e suave convite: "Vem e Segue-me"! Derrama sobre nós o teu Espírito, que Ele nos dê sabedoria para ver o caminho e generosidade para seguir tua voz. Senhor, que a Messe não se perca por falta de operários. Desperta nossas comunidades para a Missão. Ensina nossa vida a ser serviço. Fortalece os que desejam dedicar-se ao Reino na diversidade dos ministérios e carismas.

Senhor, que o Rebanho não pereça por falta de Pastores. Sustenta a fidelidade de nossos bispos, padres, diáconos, religiosos, religiosas e ministros leigos e leigas. Dá perseverança a todos os vocacionados. Desperta o coração de nossos jovens para o ministério pastoral em tua Igreja. Senhor da Messe e Pastor do Rebanho, chama-nos para o serviço de teu povo. Maria, Mãe da Igreja, modelo dos servidores do Evangelho, ajuda-nos a responder SIM. Amém!

Pai-nosso (...)

Ave Maria (...)

 

 

 



+ Leitura Orante


Instituto Nossa Senhora das Graças

Irmãs Gracianas

Por Maria tudo ao Salvador!

FAÇA SEU PEDIDO DE ORAÇÃO

Copyrights © MMXVI Irmãs Gracianas | Produzido e Hospedado por Actio Comunicação | Template by W3layouts | Acessar webmail