Home >> Artigos

Optar-se pelo Reino é buscar encontrar o tesouro escondido em nós...

Irmã Zeli Garcia Dutra, mnsg

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Inicie sua oração invocando a presença do Espírito Santo, luz Divina que aquece seu coração e lhe concede sabedoria para compreender a Palavra.

Leitura

Leia e releia atentamente o texto de Mateus 13,44-52

O que o texto diz

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: "O Reino dos Céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo. O Reino dos Céus também é como um comprador que procura pérolas preciosas. Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquela pérola. O Reino dos Céus é ainda como uma rede lançada ao mar e que apanha peixes de todo tipo. Quando está cheia, os pescadores puxam a rede para a praia, sentam-se e recolhem os peixes bons em cestos e jogam fora os que não prestam.

Assim acontecerá no fim dos tempos: os anjos virão para separar os homens maus dos que são justos, e lançarão os maus na fornalha de fogo. E aí haverá choro e ranger de dentes.

Compreendestes tudo isso?" Eles responderam: "Sim".

Então Jesus acrescentou: "Assim, pois, todo o mestre da Lei, que se torna discípulo do Reino dos Céus, é como um pai de família que tira do seu tesouro coisas novas e velhas".

 

Meditação

O que Deus tem a me falar através desta Palavra?

Mateus mais uma vez nos apresenta Jesus falando do Reino dos céus de forma clara e objetiva. Com suas narrativas ele vai conduzindo a comunidade cristã a entrar em si mesma e descobrir a presença de Jesus, que renova e ensina um novo jeito de viver. Ele apresenta Jesus como o Justo, aquele que veio realizar toda justiça. No evangelho deste domingo o evangelista mostra Jesus ensinando seus discípulos através de comparações; sua didática é simples e clara. Por meio das parábolas Jesus vai ensinando-os a buscar o essencial e deixar para traz o secundário, que os prendem e os deixam cegos diante da plenitude do Reino dos céus. Apegar-se em falsas seguranças é preferir ignorar a justiça do Reino, é preferir largar mão do verdadeiro tesouro em troca de penduricalhos. Fazer a opção pelo Reino exige renúncia, audácia e decisão acertada daqueles que querem ser conduzidos. É desapegar-se das bijuterias e agarrar a Pedra Preciosa. É buscar a cada dia encontrar o tesouro escondido em nós. Optar pelo Reino é aderir ao projeto instaurado por Jesus, que rompe com a injustiça, quebra as barreiras da indiferença, da arrogância e do ódio. É cavar o campo da vida em busca do maior de todos os tesouros, Jesus.  O coração humano esconde um grande tesouro, muitas vezes encoberto por ninharias ou até mesmo entulho que sufoca o que ele tem de mais sagrado.  É preciso desapegar-se das bijuterias para deixar irradiar o brilho da pedra preciosa com a qual Deus adornou o ser humano, criado a sua imagem e semelhança, não para ficar preso as coisas terrenas e passageiras, mas para alçar voo em direção ao infinito, que é o Próprio Deus. O ser humano é uma Pedra rústica que esconde em seu interior uma pedra raríssima que para ter o seu verdadeiro valor precisa se deixar lapidar.  Retirar suas impurezas muitas vezes é um processo doloroso, mas necessário para sua transformação. Jesus é o centro da nossa vida, é o tesouro escondido, a pedra preciosa. Quando O encontramos, nada mais faz sentido, tudo se torna secundário, pois, Ele nos basta. Optar-se pelo Reino não é um caminho fácil de seguir, mas também não é impossível para aqueles que se deixam lapidar pelos ensinamentos e pela pessoa de Jesus.

Aqui fica algumas provocações para refletirmos:

Tenho ocultado o tesouro que há em mim, ou deixado transparecer em minhas atitudes?

Tenho consciência do meu valor ou apego-me as bijuterias e penduricalhos da vida?

Tenho me deixado lapidar pelos ensinamentos e pela pessoa de Jesus, ou continuo pedra bruta?

 

Oração

O tenho a dizer a Deus?

Diante do palavra proclamada elevo a Deus minha oração em resposta as grandes provocações que surgiram a partir da meditação.

Senhor agradeço pela paciência que tens para comigo, pois mesmo diante de minhas asperezas tem me dado a oportunidade   de encontrar o tesouro escondido em meu interior. Tens mostrado-me o verdadeiro sentido da vida e o meu valor. Dai-me a graça de deixar-me ir sempre ao teu encontro, reconhecendo todas as minhas asperezas, fragilidades e assim por tuas mãos ser lapidada e ornada por sua bondade e amor. Amém.

 

Reza com calma e tranquilidade o Salmo 118

- Como eu amo, Senhor, a vossa lei, vossa palavra!

- Como eu amo, Senhor, a vossa lei, vossa palavra!

- É esta a parte que escolhi por minha herança: observar vossas palavras, ó Senhor! A lei de vossa boca, para mim, vale mais do que milhões em ouro e prata.

- Vosso amor seja um consolo para mim, conforme a vosso servo prometestes. Venha a mim o vosso amor e viverei, porque tenho em vossa lei o meu prazer!

- Por isso amo os mandamentos que nos destes, mais que o ouro, muito mais que o ouro fino! Por isso eu sigo bem direito as vossas leis, detesto todos os caminhos da mentira.

- Maravilhosos são os vossos testemunhos, eis por que meu coração os observa! Vossa palavra, ao revelar-se, me ilumina, ela dá sabedoria aos pequeninos.

 

Contemplação

 Qual o meu novo olhar a partir da Palavra de Deus?

Se coloca diante de Jesus neste cenário e deixe que ele te conte novamente estas parábolas, ouça o que Ele quer ensinar. De que tesouro Ele está falando? Qual a mensagem que vou levar para minha vida? De quais apegos preciso me libertar? Quais tesouros, pérolas preciso encontrar? Qual o verdadeiro sentido tenho dado a minha vida?

Conclua sua oração com a oração do Pai Nosso e a saudação a Virgem Maria.

 

Benção Irlandesa

Que a estrada se erga ao encontro do seu caminho

Que o vento esteja sempre às suas costas

Que o sol brilhe quente sobre a sua face

Que a chuva caia suave sobre seus campos

E até que nos encontremos de novo,

Que Deus o guarde na palma da sua mão.

Em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo. Amém.

Ir. Zeli Garcia Dutra, mnsg

zeligarcia@hotmail.com

 




+ Leitura Orante


Instituto Nossa Senhora das Graças

Irmãs Gracianas

Por Maria tudo ao Salvador!

FAÇA SEU PEDIDO DE ORAÇÃO

Copyrights © MMXVI Irmãs Gracianas | Produzido e Hospedado por Actio Comunicação | Template by W3layouts | Acessar webmail