Home >> Artigos

O semeador saiu para semear..."

Ir. Zeli Garcia Dutra, mnsg

+ Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

 Seguindo os passos da Leitura Orante da Palavra de Deus abra seu coração e peça a Luz Divina invocando o Espírito Santo, Vinde Espirito Santo enchei....

 LEITURA

O que o texto diz?

 Leia e releia atentamente o texto de Mt 13,1-23

Naquele mesmo dia, Jesus saiu de casa e assentou-se à beira-mar. Reuniu-se ao seu redor uma multidão tão grande que, por isso, ele entrou num barco e assentou-se. Ao povo reunido na praia Jesus falou muitas coisas por parábolas, dizendo: "O semeador saiu a semear. Enquanto lançava a semente, parte dela caiu à beira do caminho, e as aves vieram e a comeram. Parte dela caiu em terreno pedregoso, onde não havia muita terra, e logo brotou, porque a terra não era profunda. Mas, quando saiu o sol, as plantas se queimaram e secaram, porque não tinham raiz. Outra parte caiu no meio dos espinhos, que cresceram e sufocaram as plantas. Outra ainda caiu em boa terra, deu boa colheita, a cem, sessenta e trinta por um. Aquele que tem ouvidos para ouvir, ouça!"

Palavra da Salvação.

Glória a vós, Senhor.

 

MEDITAÇÃO

O que o texto me diz?

No evangelho deste domingo o evangelista Mateus nos transmite a mensagem de Jesus através da parábola do semeador. Mateus é bem sucinto e objetivo em seu relato. Ele nos apresenta Jesus que se coloca à disposição das pessoas para ensiná-las e ouvi-las sem pressa. Sem preocupação semeia a Boa Nova do Reino e percorre os corações das pessoas.  Jesus é o semeador por excelência, semeia em todos os tipos de terrenos, não faz distinção, lança a semente sem preocupação da colheita. As sementes caem no meio dos espinhos, do pedregulho, a beira do caminho e em terra boa, onde produziu com abundância.  A parábola, facilita o entendimento dos que estão abertos à acolher não somente a sua mensagem, mas também a pessoa de Jesus, Palavra encarnada. Em meio a tantas situações ilusórias, propostas enganosas e a uma cultura onde tudo se torna descartável e ultrapassado; onde a indiferença fala mais alto que a compaixão, é "normal" esquecer o que essencial para agarrar ao que é supérfluo. Jesus semeia a mensagem do amor, dá esperança aos desanimados, faz as pessoas descobrirem seu valor e sua dignidade. Mostra com sua atitude o caminho da misericórdia, da gratidão, da compaixão e da caridade, caminho que é oferecido a todos sem distinção, mas que é acolhido por poucos. Mas nem todos é "dado o conhecimento do Mistério dos Céus". Muitos se tornaram insensíveis diante dos Sinais de Deus. Não querem ouvir, enxergar, e acolher com o coração. A indiferença tapa os ouvidos e cega o coração das pessoas diante das realidades, não deixando germinar a semente do amor e do perdão, que é o cerne da verdadeira conversão.  A impede de lançar-se nas mãos de Deus e deixar que a colheita seja realizada por Ele. Torna a pessoa insensível à sua graça.

Cabe-nos perguntar: como estou acolhendo a semente da Palavra de Deus em minha vida?   Como está sendo preparado o terreno?

O que pode estar sufocando a mensagem de Jesus em minha vida? O meu coração tem se tornado qual tipo de terreno? Que frutos estão produzindo?

ORAÇÃO

O que o texto me faz dizer a Deus?

Senhor tua Palavra é luz que ilumina meus caminhos, dai-me a sabedoria para ouvi-la com atenção, compreende-la com o coração. Que meu coração seja terra fértil, capaz de germinar a esperança, o amor, a serenidade...na vida das pessoas com as quais convivo e me relaciono. Que eu possa com a tua graça ser sensível aos apelos que me faz a cada dia. Amém.

 CONTEMPLAÇÃO  

Qual o meu novo olhar a partir da Palavra de Deus?

Contemple os passos de Jesus sua atitude diante das multidões e deixe-se guiar por Ele. Vá percebendo como Jesus vai semeando a semente do Reino. Deixe-se questionar por Ele. Faça parte do cenário. Dialoga com Jesus. Deixe ressoar em seu coração o que mais lhe tocou e repita serenamente ao longo do dia e busque vivenciá-la. Veja se sua maneira de agir é coerente com sua oração.

"A semente que caiu em boa terra é aquele que ouve a palavra e a compreende. Esse produz fruto. Um dá cem, outro sessenta e outro trinta".

 Bênção

Deus nos abençoe e nos guarde. Amém. Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém

Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.

Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

zeligarcia@hotmail.com




+ Leitura Orante


Instituto Nossa Senhora das Graças

Irmãs Gracianas

Por Maria tudo ao Salvador!

FAÇA SEU PEDIDO DE ORAÇÃO

Copyrights © MMXVI Irmãs Gracianas | Produzido e Hospedado por Actio Comunicação | Template by W3layouts | Acessar webmail