Home >> Artigos

Vinde a mim todos vós que estais cansados.

Irmã Zeli Garcia Dultra

Leitura Orante da Palavra de Deus

Vinde a mim todos vós que estais cansados.

Oração inicial

+ Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo

Peça a graça de aprender de Jesus, a Mansidão e a humildade de coração.

Invoque o Espírito Santo para iluminar sua oração e lhe dar sabedoria para compreender a sua Palavra.

No silêncio do seu interior deixa ressoar um refrão meditativo que vá te conduzindo ao encontro com Aquele que te aguarda desde sempre.

Vá ao encontro da Palavra e saboreie o texto, degustando cada palavra, lendo atentamente. Interaja com os personagens bíblicos.

Leitura - Mateus 11,25-30

O que o texto diz?

Naquele tempo, Jesus pôs-se a dizer: "Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. Tudo me foi entregue por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar.  Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve".

Palavra da Salvação.

Meditação

O que esse texto me diz?

Jesus no evangelho deste Domingo narrado por São Mateus, nos propõe um caminho de confiança, intimidade e gratidão ao Pai. Ele nos revela o rosto humano do Pai, que nos acolhe e manifesta o seu amor de inúmeras formas. Na simplicidade, na mansidão, na humildade e na gratuidade para com o outro estão os sinais visíveis da ação de Deus em nós. Jesus com o seu jeito de ser e de agir nos apresenta um programa de vida "aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração". A mansidão e a humildade são virtudes que pauta a vida de Jesus e que são essenciais para potencializar nossa humanidade ferida pelas nossas fragilidades egocêntricas. A prepotência e a auto suficiência vai na contra mão do Reino, e impede que a pessoa se abra a graça de Deus, deixando-a cega diante manifestação cotidiana do mistério revelado em suas criaturas. Em meio a um sistema que leva a pessoa a centrar-se em si mesma, voltada para o seu ego, Jesus nos convida a voltar-se para o outro. Ajuda-lo a carregar os seus fardos pesados e não ser um fardo a mais. A exemplo de Jesus, a humildade e a mansidão de coração nos tornam pessoas leves e lugar de repouso para o outro. "Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso". Ir ao encontro de Jesus é também ir ao encontro da nossa verdade, da nossa proximidade com o outro e nos despir de tudo que nos faz enxergar o outro como inimigo ou como inferior a nós. Neste tempo difícil de pandemia que estamos vivenciando o evangelho nos apresenta um caminho diferente a ser trilhado: o caminho do amor. Onde o amor se manifesta, o fardo se torna leve, pois Deus é o Amor e caminha conosco.

Como tenho acolhido o convite de Jesus: "aprendei de mim que sou manso e humilde de coração". Através deste texto quais as interpelações Deus me faz? Deixe ressoar um versículo ou palavra que mais lhe chamou a atenção.

No meu agir cotidiano como tenho respondido aos apelos de Deus? Tenho cultivado as virtudes da humildade e mansidão ou deixado se dominar pela soberba, agressividade, pela auto suficiência?

Oração

Conclua com a Oração do Pai Nosso e com a saudação à Virgem Maria.

Durante o dia deixe ressoar em seu coração a jaculatória: "Jesus manso e humilde de coração, fazei o meu coração semelhante ao Vosso".

Contemplação

Contemple as maravilhas que Deus tem realizado em sua vida. Contemple a cena de Jesus louvando e agradecendo a Deus Pai, e faça também a sua oração de gratidão, louvando e agradecendo pelas bênçãos recebidas entoando um canto de ação de graças.

Benção

Que o Deus de ternura te proteja, te guarde e mostre o teu caminho. Amém.

Te ilumine e te conceda sabedoria para compreender a sua Palavra. Amém.

Te mostre   a sua face, te conceda a paz e seja a sua força. Amém.

 Em nome do Pai, do Filho, do Espirito Santo. Amém.




+ Leitura Orante


Instituto Nossa Senhora das Graças

Irmãs Gracianas

Por Maria tudo ao Salvador!

FAÇA SEU PEDIDO DE ORAÇÃO

Copyrights © MMXVI Irmãs Gracianas | Produzido e Hospedado por Actio Comunicação | Template by W3layouts | Acessar webmail