Home >> Artigos

Não tenhais medo dos homens. 12º Domingo do Tempo Comum.

Irmã Izabel Cristina de Souza, mnsg

Refrão Orante: Deus é Amor, arrisquemos viver por amor. Deus é amor Ele afasta o medo (bis).

Oração Inicial

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Invocação do Espírito Santo: Vinde, Espírito Santo!

Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra. Oremos: Ó Deus que instruíste os corações dos vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos da sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém.

1) Leitura

Ler o texto de Mateus 10, 26-33

Naquele tempo, disse Jesus a seus apóstolos: não tenhais medo dos homens, pois nada há de encoberto que não seja revelado, e nada há de escondido que não seja conhecido. O que vos digo na escuridão, dizei-o à luz do dia; o que escutais ao pé do ouvido, proclamai-o sobre os telhados! Não tenhais medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma! Pelo contrário, temei aquele que pode destruir a alma e o corpo no inferno! Não se vendem dois pardais por algumas moedas? No entanto, nenhum deles cai no chão sem o consentimento do vosso Pai. Quanto a vós, até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais. Portanto, todo aquele que se declara a meu favor diante dos homens, também eu me declararei em favor dele diante do meu Pai que está no céus. Aquele, porém, que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante do meu Pai que está nos céus.

Palavra da Salvação

2) Meditação

O que este texto me diz?

Jesus vem nos ensinar que o medo não pode nos impedir de amar, de anunciar. Em meio a tantos sinais de violências, perseguições, pandemia, crise política e outros males que tentam impedir a missão, Jesus nos orienta como proceder com coragem, frente a tudo isso.  Sem temer as consequências da missão. 

Ao exortar os seus discípulos:  não tenham medo de dizer em voz alta, à luz do dia, tudo o que foi dito na escuridão o texto nos questiona: o que foi dito a eles que precisa ser revelado? Entre tantos aspectos recordamos a convivência, Jesus vai se revelando pelas palavras gestos e atitudes. Quem presencia é um pequeno grupo, dos doze que ele escolheu para estar com Ele. Esse pequeno grupo consegue perceber toda a dinâmica do amor de Deus que Jesus revela. Porém isto não deve ser uma exclusividade do grupo mas uma boa semente que eles devem anunciar e revelar. Essa mensagem vai confrontar quem não quer viver o Reino de Deus e sua justiça. Porém o discípulo deve estar atento e corajosos. E que tenhamos sempre a certeza: Deus se importa conosco e está presente em cada acontecimento de nossa vida.

3) Oração

 O que o texto me faz dizer a Deus?

Senhor Assim como os primeiros Apóstolos foram fiéis ao Anúncio e testemunho da Palavra e a pratica da justiça, ajudai-nos a proclamar a novidade do Evangelho vivenciando com ardor o nosso Batismo e sermos corajosos no anúncio... Que o Teu Espírito nos dê sabedoria para compreendermos o quanto o Pai nos ama e a sua presença junto a nós. Dai perseverança a vossa Igreja para que, mesmo em meio ás perseguições e tribulações, jamais apague a chama da fé e da esperança.

Sustentai as nossas comunidades com os vossos dons para nunca perdermos o entusiasmo e a alegria que de vós provem. Amém

4)  Contemplação

Ação

Perceber quais medo tentam impedir minha caminhada missionária ...Deixar que a presença de Deus me faça viver a prática do amor da justiça e do testemunho.

Benção

O Senhor te abençoe e te guarde. O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti. O Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.

 

 



+ Leitura Orante


Instituto Nossa Senhora das Graças

Irmãs Gracianas

Por Maria tudo ao Salvador!

FAÇA SEU PEDIDO DE ORAÇÃO

Copyrights © MMXVI Irmãs Gracianas | Produzido e Hospedado por Actio Comunicação | Template by W3layouts | Acessar webmail