Home >> Artigos

"SE ME AMAIS, GUARDAI OS MEUS MANDAMENTOS"

Ir. Maria Aparecida Mendes, mnsg

 

Leitura Orante - 6º Domingo da Páscoa

João 14,15-21

Oração Inicial

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Oração de invocação do Espírito Santo:

Vinde, Espírito Santo! Enchei os corações dos Vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai o Vosso Espírito, e tudo será criado. E renovareis a face da Terra. Deus, que instruístes os corações dos Vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, façam que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da Sua consolação. Por Cristo, Senhor Nosso. Amém.

Leitura

O que o texto diz?

Leio e releio o texto de Jo 14,15-21. 

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: Se me amais, guardareis os meus mandamentos, e eu rogarei ao Pai, e ele vos dará um outro Defensor, para que permaneça sempre convosco: o Espírito da Verdade, que o mundo não é capaz de receber, porque não o vê nem o conhece. Vós o conheceis, porque ele permanece junto de vós e estará dentro de vós. Não vos deixarei órfãos. Eu virei a vós. Pouco tempo ainda, e o mundo não mais me verá, mas vós me vereis, porque eu vivo e vós vivereis.
Naquele dia sabereis que eu estou no meu Pai e vós em mim e eu em vós. Quem acolheu os meus mandamentos e os observa, esse me ama. Ora, quem me ama, será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele.

Palavra da salvação.

 2º - Meditação

O Evangelho deste domingo nos leva a meditar e tomar consciência do amor vivido e ensinado por Jesus. Sem o autêntico amor, capaz de doação, não haverá verdadeiros cristãos. A missão cristã consiste, portanto, em recriar no mundo esta relação de amor entre nós e com Deus. Jesus é o sinal profundo do amor doação da sua própria vida. Mediante o amor, formamos comunhão de vida com Jesus, com o Pai e com a Comunidade. Jesus foi para junto do Pai e nos prometeu enviar o mesmo Espirito que conduziu a sua vida e sua missão.  Se amamos a Deus, a verdade do Evangelho não pode nos deixar indiferentes a situação que mundialmente estamos enfrentando com essa Pandemia. Quanta dor passando no coração das pessoas. Mesmo no isolamento em nossas casas, ou a onde quer que seja, somos convidados por Jesus a sermos esse sinal profundo do amor terno de Deus. "Quem me ama será amado pelo meu Pai, e eu o amarei". O amor dá a vida a quem não tem. O amor é paciente, é bondoso, é compassivo, não é invejoso nem egoísta, ele suporta tudo. Amar a Jesus é acolher e aderir a seu mandamento de amor. Quando nos sentimos amados, somos mais facilmente impelidos a amar. Quando experimentamos o amor de Deus, somos mais prontos a seguir Aquele que amou os seus discípulos até ao fim (Jo 13, 1), ou seja, até o dom total de si.

O que Deus está me falando?

Que a vida de todos nós seja um sinal fecundo do amor de Deus. Que o Espírito Santo suscite em nós o verdadeiro amor, e renove o nosso coração e todo nosso ser para servimos melhor.

3º Oração

O que o texto me faz dizer a Deus?

Vinde Senhor Deus em nosso auxílio, e nos ajude a viver cada instante de nossas vidas o amor incondicional, o amor que é capaz de dar a vida, de acolher os desafios, e permanecer firmes na Palavra que conduz a verdade e liberta. Que o Espírito Santo nos mantenha firmes no caminho, e nos impulsione com sua força a realizar a vontade de Deus.

 4º Contemplação

Qual o meu novo olhar a partir da Palavra de Deus?

O que estamos fazendo para que a nosso vida seja realmente sinal do amor de Deus? Não estamos órfãos por que Deus está conosco todos os dias, entregou a sua própria vida por nós. Jesus sempre permaneceu com seus discípulos. Como discípulo (a) de Jesus estamos vivendo na gratuidade os dons que recebemos de Deus? Temos procurado enriquecer o lugar onde estamos com as riquezas desses dons? Olhe para dentro de si, para seus sentimentos, e reflita no silêncio do seu coração. Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra de Deus? Sintetize em uma palavra ou frase o que você gostaria de levar consigo durante o dia, a semana para que isso ajude a viver melhor.

Refrão Orante: Quem nos separará quem vai nos separar? Do amor de Cristo, quem nos separará? Se Ele é por nós, quem será quem será contra nós? Quem vai nos separar do amor de Cristo, quem será?

 Bênção

Deus nos abençoe e nos guarde. Amém. Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém

Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.

-Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

 

Ir. Maria Aparecida Mendes, MNSG



+ Leitura Orante


Instituto Nossa Senhora das Graças

Irmãs Gracianas

Por Maria tudo ao Salvador!

FAÇA SEU PEDIDO DE ORAÇÃO

Copyrights © MMXVI Irmãs Gracianas | Produzido e Hospedado por Actio Comunicação | Template by W3layouts | Acessar webmail