Home >> Artigos

"Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida.".

Ir. Maria Aparecida Mendes, mnsg

 Domingo da Páscoa

João 14,1-12

Oração Inicial

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Oração do Espírito Santo:

Vinde, Espírito Santo! Enchei os corações dos Vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai o Vosso Espírito, e tudo será criado. E renovareis a face da Terra. Deus, que instruístes os corações dos Vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da Sua consolação. Por Cristo, Senhor Nosso. Amém.

1º Leitura

O que o texto diz?

Leio e releio o texto de João 14,1-12. 

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1´ Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tende fé em mim também. 2Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fosse, eu vos teria dito. Vou preparar um lugar para vós, 3e quando eu tiver ido preparar-vos um lugar, voltarei e vos levarei comigo, a fim de que onde eu estiver estejais também vós. 4E para onde eu vou, vós conheceis o caminho.´ 5Tomé disse a Jesus: `Senhor, nós não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?´ 6Jesus respondeu: `Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim. 7Se vós me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. E desde agora o conheceis e o vistes.´ 8Disse Felipe: `Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!´ 9Jesus respondeu: `Ha tanto tempo estou convosco, e não me conheces, Felipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes: `Mostra-nos o Pai´? 10Não acreditas que eu estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo, mas é o Pai, que, permanecendo em mim, realiza as suas obras. 11Acreditai-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Acreditai, ao menos, por causa destas mesmas obras. 12Em verdade, em verdade vos digo, quem acredita em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pai.

Palavra da salvação.

2º - Meditação

O Evangelho deste domingo, tempo pascal nos recorda que Jesus ressuscitado está presente em nosso meio, como Caminho, Verdade e vida.  Jesus é a vida, porque, caminhando como Jesus caminhou, estaremos unidos ao Pai e teremos a vida em nós. Para chegar ao Pai, é preciso passar por Jesus, segui-lo no caminho que Ele seguiu, assimilando sua vida e seu modo de ser, até que Ele seja de fato nossa vida plena em Deus. Como podemos conhecer o caminho? É abrir a mente, o coração, em fim todo nosso ser e deixar Deus agir em nós e nos direcionar. Se estivermos no caminho indicado por Jesus, mesmo que as dificuldades e os desafios nos apareçam não podemos perturbar o nosso caroção mas crer e buscar cada dia de nossas vida a força e nos apoiar em Deus.  Quem tem fé tem, por isso mesmo, a garantia firme de estar na verdade ensinada por Jesus. Sigamos, pois confiantes aquele único Caminho que, sendo a Verdade sólida sobre a qual deve estar fundada a nossa vida, pode nos levar à Vida verdadeira, à Vida que Deus já nos concede aqui, enquanto peregrinamos nesta terra e a culminar-se no céu. Jesus lança um desafio aos seus discípulos: Crede em mim. Crer em Jesus significa reconhecê-lo como o caminho para o Pai, ou seja, chega-se ao Pai seguindo o Filho, cuja vida está sintetizada no mandamento do amor.  Crer em Jesus é reconhecê-lo como a verdade que faz enxergar e, por isso, liberta e possibilita caminhar na luz quando conhecemos a sua palavra. Crer em Jesus significa reconhecê-lo como a vida, garantida pelo Espírito que Ele comunica. Crer em Jesus é ser conduzido por Ele ao Pai, fazendo acontecer a sua Páscoa em nós, sendo morada do Filho na terra, para poder estar na morada do Pai no céu.

O que Deus está me falando?

É possível seguir o caminho que é Jesus. Ele é a fonte da vida doada para a salvação do mundo. A vida é um dom, uma dádiva criada por Deus e não por mãos humanas, que precisa ser cuidada, amada e respeitada nas diversas dimensões. Muitos não conhecem o verdadeiro caminho, vivem perdidos, desmotivados andando sem saber a direção. Sendo Ele a verdade, podemos trilhar, sem medo, pelo caminho correto, o caminho em que não há engano ou sombra de dúvida. Ouvindo e acolhendo a Palavra de Deus em nossas vidas, e fazendo a experiência de uma verdadeira conversão e seguido Jesus Caminho, Verdade e Vida chegaremos ao Pai.

3º Oração

O que o texto me faz dizer a Deus?

Obrigado (a) Senhor meu Deus por nos apontar a direção a seguir. Contigo o caminho é seguro, podemos superar nossas inseguranças, medos e dúvidas etc. Que sejamos firmes na fé, no compromisso cristão, na comunidade, em fim onde Deus nos envia. Que nesse tempo de pandemia, buscamos em Ti Senhor a força e o sustento para o caminho. Ajuda-nos Senhor a seguir firmes e fortes na esperança da vida plena e feliz, com ardente desejo de sermos melhores e mais humanos para servir cada irmão e irmã que convivem conosco no dia a dia de nossas vidas.

4º Contemplação

Qual o meu novo olhar a partir da Palavra de Deus?

Quais as dificuldades você encontrou no caminho?

O que a Palavra nos leva a experimentar neste momento? Olhe para dentro de si, para seus sentimentos, e reflita no silencio do seu coração. Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra de Deus? Sintetize em uma palavra ou frase o que você gostaria de levar consigo durante o dia, a semana para que isso ajude a viver melhor.

Refrão Orante: Jesus, tu és a Luz dos olhos meus, Jesus, brilhe esta luz, Nos passos meus, seguindo os teus.

Bênção

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém. Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém

-Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.

- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

 

Ir. Maria Aparecida Mendes, mnsg

 

 



+ Leitura Orante


Instituto Nossa Senhora das Graças

Irmãs Gracianas

Por Maria tudo ao Salvador!

FAÇA SEU PEDIDO DE ORAÇÃO

Copyrights © MMXVI Irmãs Gracianas | Produzido e Hospedado por Actio Comunicação | Template by W3layouts | Acessar webmail