Home >> Artigos

"EU SOU A PORTA DAS OVELHAS"

Ir. Maria Aparecida Mendes, mnsg

                              Leitura Orante - 4º domingo da Páscoa

                              João 10,1-10

Oração Inicial

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

 

Senhor meu Deus, eu vos peço neste momento na solenidade do tempo pascal, que a luz do Cristo ressuscitado venha sobre todos nós com as riquezas emanadas do seu imenso amor. Ajuda-me a rezar em sintonia com a Igreja. Neste 4º Domingo da Páscoa que Evangelho de João nos fala de Jesus bom pastor das ovelhas. Colocando todo meu ser em espírito de oração e eu vos peço Senhor meu Deus, sabedoria para bem rezar e meditar a Tua Palavra.

1º Leitura

Leio e releio o texto de João 10,1-10

Naquele tempo, disse Jesus: Em verdade, em verdade vos digo quem não entra no redil das ovelhas pela porta, mas sobe por outro lugar, é ladrão e assaltante. Quem entra pela porta é o pastor das ovelhas. A esse o porteiro abre, e as ovelhas escutam a sua voz; ele chama as ovelhas pelo nome e as conduz para fora. E, depois de fazer sair todas as que são suas, caminha à sua frente, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. Mas não seguem um estranho, antes fogem dele, porque não conhecem a voz dos estranhos. Jesus contou-lhes esta parábola, mas eles não entenderam o que ele queria dizer. Então Jesus continuou: `Em verdade, em verdade vos digo, eu sou a porta das ovelhas. Todos aqueles que vieram antes de mim são ladrões e assaltantes, mas as ovelhas não os escutaram. Eu sou a porta. Quem entrar por mim, será salvo; entrará e sairá e encontrará pastagem. O ladrão só vem para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.

Palavra da salvação

 Depois de ler e reler o texto, fixo por um tempo breve, em uma palavra ou frase do texto que mais me chamou a atenção e medito sobre ela.

 2º Meditação

 O Evangelho desde Domingo nos convida a refletir sobre o bom pastor, vivenciando a solenidade do tempo da Páscoa do Senhor. O bom pastor é aquele que conduz, cuida e  dá à vida por suas ovelhas. Jesus é aquele que trás vida, coloca nos ombros, e nos convida a entrar pela porta que é Ele. Cada momento de nossas vidas somos convidados a ouvir a voz de Jesus e escutar com o coração, porque sem Ele nada somos. Seguir a voz de um estranho causa em nós um desconforto por não conhecermos a sua origem sua identidade. Ao passo que Jesus livremente nos revela sua verdadeira identidade numa entrega total ao Pai com gesto de amor, obediência, ternura, misericórdia, e compaixão por toda a humanidade. A palavra de Deus nos convida a uma verdadeira conversão, a caminhar com Jesus, seguir seus passos, porque é Ele que nos dá acesso a vida em plenitude. Jesus entra pela porta e as ovelhas reconhecem a Sua voz, ao passo que o ladrão e o salteador jamais terão a credibilidade das ovelhas, pois ele as procuram para explorar, zombar e matar. A realidade da vida humana está predominantemente infestada de ladrões e salteadores, que roubam os sonhos, a dignidade das pessoas. O bom pastor é o cuidador por excelência. Age com amor incondicional, e garante a vida eterna.

O carinho de Deus que vai ao encontro da ovelha, e faz o de melhor usando de misericórdia e compaixão. O que quer dizer que cada vez que escutamos uma palavra que liberta, que salva, que reconforta que dá esperança e vida, devemos seguir a voz de quem a profere.

 

O evangelho é um apelo para que cada filho descubra a face misericordiosa de Deus Pai e se entregue de um modo confiante e total nos braços do Dele como filho amado. O pai nos ama independente se nós somos bons ou maus. Ele sabe da nossa fragilidade humana.

4º  Oração 

 O que o texto me leva a falar com Deus?

Obrigado (a) Senhor pela oportunidade de poder experimentar a beleza do seu amor por nós. Obrigado (a) por tantos profissionais da saúde, que tem sido na vida das vítimas da Covid 19 verdadeiros pastores. Sede Vós mesmos para ele o Pastor e companheiro do caminho.

Rezando com refrão: Sou bom pastor ovelhas guardarei. Não tenho outro oficio nem terei. Quantas vidas eu tiver eu lhes darei.

5º Contemplação

A partir da Palavra, qual o meu novo olhar?

O carinho de Deus que vai ao encontro da ovelha, e faz o de melhor usando de misericórdia e compaixão. O que quer dizer que cada vez que escutamos uma palavra que liberta, que salva, que reconforta que dá esperança e vida, devemos seguir a voz de quem a profere.

 Bênção

Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém

Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.

Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

 

Ir. Maria Aparecida Mendes, mnsg

 

 

 

 



+ Leitura Orante


Instituto Nossa Senhora das Graças

Irmãs Gracianas

Por Maria tudo ao Salvador!

FAÇA SEU PEDIDO DE ORAÇÃO

Copyrights © MMXVI Irmãs Gracianas | Produzido e Hospedado por Actio Comunicação | Template by W3layouts | Acessar webmail